O produtor de base é um dos muitos profissionais das produções audiovisuais. Ele fica na retaguarda, apoiando a restante equipa de produção, a partir de um escritório (regra geral).
Quando vemos um filme, série, ou telenovela, não imaginamos a quantidade de pessoas que estão envolvidas. A verdade é que o grande público só pensa em atores, realizadores (diretores de cinema, no Brasil), e os operadores de câmara. No entanto, para que uma produção seja feita, são precisas dezenas de profissionais com funções distintas.
A equipa de produção, por exemplo, é composta por mais elementos além do produtor audiovisual. Temos, também, o produtor de set, o produtor de platô, o produtor executivo e o produtor de base.
Se gostas da área da produção, então este artigo pode ser interessante para ti. Aqui, vamos dar-te a conhecer o dia a dia dos produtores de base, assim como as suas responsabilidades, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.
Vens connosco?
O que faz um Produtor de Base?
O produtor de base é um dos elementos da equipa de produção audiovisual, o qual é responsável por dar suporte aos restantes produtores. Normalmente fica no escritório, onde tem telefone e internet, o que lhe permite resolver várias questões.
São os produtores de base que dão assistência à coordenação cinematográfica. Eles são pessoas que estão a par de tudo o que ocorre no set de filmagem, o que lhes permite ajudar os produtores no set a tomarem decisões acertadas.
Além disso, sempre que surjam alterações nos planos de filmagem, é este produtor que fica encarregue de avisar a equipa.
Como as produções audiovisuais podem envolver a gravação de cenas em locais distintos, com equipas diferentes, é o produtor de base que faz a ponte entre elas.
Quais as suas funções
A principal função do produtor de base é dar assistência à equipa de produção, principalmente o diretor de produção e o produtor de platô. Como dissemos, ele fica na retaguarda, normalmente num escritório, onde tem internet e telefone, o que lhe permite obter informações rápidas que possam auxiliar os produtores que estão no set de filmagem.
Eles sabem de tudo o que se passa na produção e estão a par de tudo o que acontece nos sets de filmagens. De entre as informações que estão em seu poder, e que servem de apoio à equipa que está fora, podemos destacar, por exemplo:
- Endereços de locações (locais de filmagem), restaurantes e hotéis
- Horários e cronograma de trabalho
- Telefones de restaurantes, hotéis, outros profissionais, etc.
Além destas tarefas, ele também tem de informar as equipas sempre que surjam algumas alterações e mudanças nos planos de filmagens. Sempre que existam diferentes equipas em locais distintos, é ele, também, o responsável por fazer a ponte entre elas.
Também são os produtores de base que resolvem alguns problemas no set de filmagens, como, por exemplo:
- Falta e atrasos de atores
- Falhas no figurino
- Falta de equipamentos e outros materiais no set de filmagem
Saídas no Mercado de Trabalho
Qualquer produção audiovisual que exija a gravação de cenas externas, ou seja, fora de um estúdio, precisa de um produtor de base. Afinal de contas, não podemos correr o risco de estar numa locação e termos de parar os trabalhos porque o produtor tem de ir ao escritório resolver um problema.
Sendo assim, podes encontrar trabalho no cinema, televisão, publicidade e, atualmente, em produções para a internet.
Em Portugal, são poucas as produções na área do cinema. De facto, não existem muitos apoios na área da cultura, o que se traduz em poucas produções e produções de baixo orçamento. Por isso, as ofertas de trabalho na 7ª arte são raras.
No Brasil, a área do cinema é um pouco melhor do que em Portugal, mas, ainda assim, não são suficientes.
Sendo assim, a televisão e a publicidade oferecem as melhores oportunidades de trabalho. Existem mais, e melhores, ofertas.
O mercado digital veio trazer um novo fôlego às produções audiovisuais. Hoje, encontras várias plataformas online que oferecem vários conteúdos audiovisuais, desde vídeos curtos a filmes e séries. Essas produções são profissionais e carecem de produtores de base.
Como entrar na carreira de Produtor de Base?
Para seguires a profissão de produtor de base não precisas ter uma formação ou um curso. Sem dúvida, valorizam-se mais algumas características pessoais do que um excelente currículo académico.
Por isso, se queres entrar nesta carreira, tens de desenvolver a tua capacidade de organização e gestão, assim como de comunicação. Tens, também, de ser uma pessoa capaz de trabalhar sob pressão e grande stress.
Embora se valorizem muito estas características, se conseguires aliá-las a uma formação em produção audiovisual, vais ter mais hipóteses no mercado de trabalho.
Como sabemos, existe uma tendência para termos cada vez mais profissionais qualificados. Por isso, se quiseres ter um futuro brilhante, uma formação pode fazer toda a diferença.
Além disso, se tiveres um curso de produção, poderás progredir na carreira e ocupar outros cargos na equipa de produção (caso seja o teu desejo).
Onde estudar para Produtor de Base?
Como dissemos no ponto anterior, não exigem um curso para os produtores de base. No entanto, sabemos que quem tem uma formação em produção audiovisual tem melhores oportunidades de trabalho, além de te permitir crescer na profissão.
Por isso, reunimos aqui alguns cursos que podem ser de teu interesse. Ora vê!
Portugal:
Brasil:
Queres seguir a profissão de produtor de base? O teu sonho é crescer numa equipa de produção? Então não deixes de estudar, pois vai fazer a diferença no teu futuro profissional. Lembra-te que o futuro está nas tuas mãos e só depende de ti. Nós desejamos que consigas tudo aquilo que desejas. Sucesso!