O técnico de manutenção de aeronaves, ou técnico superior profissional em reparação e manutenção de aeronaves, é responsável pela segurança de todas as pessoas que viajam em aeronaves, pois é este profissional que faz a manutenção e reparação destes veículos.
Esta é uma profissão muito exigente, até porque é o trabalho deste profissional que garante que todas as aeronaves estão em perfeitas condições para fazerem voos seguros. No entanto, apesar da grande responsabilidade, esta é uma carreira muito gratificante.
Se tens uma paixão por aeronaves, se procuras uma profissão sem rotina e desafiante, então ser técnico de manutenção de aeronaves podes ser exatamente aquilo que tanto procuras.
Continua connosco e descobre o que faz este profissional, as suas funções no dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, assim como outras dicas úteis para entrares nesta carreira com toda a força.
Vamos?
O que faz um Técnico de Manutenção de Aeronaves?
O técnico de manutenção de aeronaves faz a manutenção e reparação destes veículos. Ele tem um conhecimento técnico muito grande, o qual lhe permite perceber possíveis problemas da aeronave, resolvê-los, ou pedir ajuda de outros profissionais para resolver esses mesmos problemas.
Como a tecnologia aeronáutica está em constante evolução, os técnicos de manutenção de aeronaves têm de atualizar sempre os seus conhecimentos, para estarem sempre a par das novas tecnologias incorporadas nas aeronaves.
O grande objetivo deste profissional é realizar uma manutenção preventiva e corretiva, percebendo se existem anomalias ou avarias nas aeronaves antecipadamente. Desta forma, garantem a segurança de todos os passageiros.
Sempre que encontram avarias, ou anomalias, nas aeronaves, tratam da substituição ou reparação de peças, assim como da regulação dos diversos equipamentos e componentes nos diversos sistemas da aeronave (estrutura, elétricos e mecânicos).
Quais as suas funções?
O técnico de manutenção de aeronaves tem como principal função garantir que os veículos se encontram em perfeito estado para voar. Para tal, ele realiza a manutenção de cada uma das aeronaves para perceber possíveis avarias e anomalias e proceder à sua reparação.
Estas manutenções são, regra geral, programadas. No entanto, podem ser necessárias manutenções pontuais, principalmente se surgirem alertas nas aeronaves que necessitem de uma reparação imediata.
É importante que os técnicos consigam identificar rapidamente os problemas da aeronave e que saibam trabalhar com os diferentes sistemas destes veículos. Portanto, eles têm de trabalhar com componentes elétricos, mecânicos e de estrutura.
O dia a dia deste profissional nunca é igual e envolve uma série de tarefas, entre as quais:
- Ler e interpretar documentos técnicos, como registos técnicos de bordo, cadernetas, manuais técnicos, protocolos de inspeção, entre outros
- Inspecionar e avaliar os sistemas, componentes e motores das aeronaves
- Fazer a manutenção preventiva das aeronaves
- Proceder a reparações nos diversos sistemas da aeronave
- Preparar as aeronaves para os voos (inclui-se aqui a verificação dos equipamentos de segurança dos tripulantes e passageiros)
- Supervisionar atividades de manutenção
- Assegurar o cumprimento da regulamentação e padrões de segurança e qualidade
Além destas tarefas, o técnico também executa tarefas de controlo de qualidade, desde que tenha certificado e qualificações para essa tarefa, prestando apoio técnico a outros profissionais.
Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!
Saídas no Mercado de Trabalho
Em Portugal, assim como no Brasil, existe uma grande oferta profissional para os técnicos de manutenção de aeronaves, até porque há falta de profissionais qualificados na área e a quantidade de veículos é cada vez maior.
Estes profissionais podem atuar em diferentes setores, nomeadamente como:
- Técnicos de manutenção de componentes aeronáuticos
- Técnicos de preparação de ações de manutenção aeronáutica
- Técnicos auxiliares de manutenção de aeronaves
- Agentes de mudança de melhoria contínua
- Técnicos de logística de manutenção aeronáutica
Podes encontrar emprego em companhias aéreas, mas também em fabricantes de aeronaves, fabricantes de componentes e partes de aeronaves, empresas de aviação executiva, centros de manutenção de aeronaves, empresas de helicópteros, empresas de manutenção de helicópteros e nas Forças Armadas.
Como entrar na carreira de Técnico de Manutenção de Aeronaves?
Para seguires a profissão de técnico de manutenção de aeronaves tens de ter o 12º ano completo e fazer um curso técnico profissionalizante nesta área. O ideal é procurares um curso que te ofereça a possibilidade de fazer um estágio profissional, de forma a desenvolveres todas as habilidades da profissão.
É fundamental que tenhas bons conhecimentos de inglês, tanto escrito, como oral, assim como conhecimentos de informática.
São valorizadas, ainda, algumas características pessoais, como proatividade, flexibilidade, assertividade e responsabilidade.
Onde estudar para Técnico de Manutenção de Aeronaves?
Como vimos anteriormente, não precisas de fazer um curso superior universitário para te tornares técnico de manutenção de aeronaves. No entanto, precisas tirar um curso profissional em manutenção aeronáutica.
Para te ajudarmos, deixamos-te aqui algumas opções de cursos interessantes.
Portugal:
- CTESP em Reparação e Manutenção de Aeronaves – ISEC
- Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves – CENFORTEC
Brasil:
- Curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica – AeroTD
- Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves – Aviônicos – SESI-SENAI
Gostas de mecânica e és um apaixonado por aeronaves? A profissão de técnico de manutenção de aeronaves fascinou-te? Então procura uma boa formação e entra nesta carreira gratificante e desafiadora. Sucesso!