O bancário é a pessoa que trabalha num banco ou numa instituição financeira. É ele o responsável por realizar as transações financeiras e administrar as contas bancárias dos seus clientes.
Muitas pessoas são atraídas pela profissão de bancário, principalmente pelos altos salários e regalias oferecidas a estes trabalhadores. De facto, são profissionais que ganham acima da média, mas nos últimos anos, com a digitalização dos serviços bancários, o número de postos de trabalho tem diminuído.
Apesar disso, esta continua a ser uma carreira atrativa e pode ser uma ótima escolha para quem é atraído pela área das finanças e economia.
Se esse é o teu caso, continua connosco e descobre o que faz um bancário, quais as suas funções no dia a dia de trabalho, as saídas profissionais possíveis, assim como outras dicas úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.
Vamos?
O que faz um Bancário?
O bancário realiza transações financeiras e faz a gestão de contas bancárias. Além disso, este profissional vende produtos financeiros aos seus clientes e faz a gestão dos mesmos. Assim sendo, podemos afirmar que este profissional pode fazer de tudo um pouco dentro de um banco ou instituição financeira.
Os bancários têm, portanto, uma série de responsabilidades no seu dia a dia de trabalho, as quais envolvem, por exemplo:
- Abrir e fechar contas bancárias
- Processar transferências bancárias e outros pagamentos
- Emitir extratos
- Emitir cheques
- Prestar serviços de investimento
- Cobrar juros e outras taxas
- Receber e processar pedidos de empréstimos
- Prestar orientação financeira
É fundamental que todas estas ações sejam desenvolvidas de acordo com os regulamentos internos e do país, assim como das leis em vigor. Assim, os bancários têm de ter conhecimentos reais sobre a legislação atual no que concerne à atuação bancária.
Diferença entre Bancário e Banqueiro
Muitas pessoas confundem os termos bancário e banqueiro, usando-os como sinónimos. No entanto, estes dois termos referem-se a dois cargos distintos. Enquanto o bancário é aquele que trabalha num banco/instituição financeira, o banqueiro é o dono/sócio de um banco.
Assim, os bancários trabalham para os banqueiros, sendo que os primeiros são apenas empregados e não têm participação alguma nos lucros ou posição de decisão dentro da instituição financeira.
Conhece também a profissão de Trader Financeiro
Quais as suas funções?
O bancário tem como principal função fazer uma boa gestão das contas bancárias dos seus clientes. No entanto, o seu dia a dia envolve muitas outras tarefas, incluindo a prestação de serviços de atendimento ao público.
Assim sendo, ele auxilia os clientes na realização de transações bancárias, presta orientações sobre serviços financeiros e bancários, auxilia no processo de empréstimos e financiamentos, não só a pessoas singulares, mas também a empresas.
Os bancários também têm como função vender produtos financeiros, como seguros e cartões de crédito, por exemplo. Assim, mais do que um profissional que trabalha num banco, este é um prestador de serviços bancários como um todo.
O bancário também deve trabalhar seguindo uma atitude de segurança, especialmente agora que todo o sistema é informatizado. Manter todas as informações seguras é fundamental no dia a dia de uma instituição financeira.
Saídas no Mercado de Trabalho
O bancário pode trabalhar em qualquer banco ou instituição financeira, como operadoras de crédito, por exemplo. Os salários são altamente atrativos, pois estes profissionais, além de terem um rendimento acima da média, têm muitas outras regalias (como reformas mais altas e antecipadas, sem prejuízo de valor).
Apesar disso, devemos referir que, com o avanço tecnológico e a digitalização dos serviços bancários, a oferta de emprego não é tão elevada, principalmente quando falamos de bancos.
Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!
Como entrar na carreira de Bancário?
Se queres seguir a profissão de bancário em Portugal precisas ter, pelo menos, uma licenciatura, preferencialmente na área das Finanças ou Economia. Além de conhecimentos nestas áreas, precisas ter excelentes conhecimentos das regulamentações e das leis referentes ao direito bancário.
Como terás de realizar atendimento ao público, assim como vendas diretas, é importante que sejas uma pessoa comunicativa e com espírito de liderança.
É também importante que tenhas bons conhecimentos de Matemática e de sistemas informáticos, uma vez que todos os processos atualmente são digitais. Conhecimentos de Marketing, Contabilidade e Administração também são valorizados.
No Brasil, para seguires a profissão de bancário, regra geral, é exigida uma formação superior. No entanto, para cargos de atendimento ao público e caixa, geralmente apenas é exigido o segundo grau completo.
Onde estudar para Bancário?
Como vimos, para te tornares bancário, deves concluir um curso universitário, preferencialmente na área das Finanças, Economia, Gestão ou similares. Aqui encontras alguns cursos que te podem interessar.
Portugal:
- Mestrado Integrado em Economia – Universidade de Coimbra; Faculdade de Economia do Porto; Universidade do Minho
- Licenciatura em Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria – Universidade Lusófona
- Pós-graduação em Contabilidade e Fiscalidade – Universidade de Lisboa
Brasil:
Se a profissão de bancário te interessa e é aquilo que realmente queres seguir como carreira, então dedica-te bastante nos estudos. Lembra-te que o conhecimento é fundamental para o sucesso. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo a que te propuseres.