O analista de private equity é um profissional da área do mercado de capitais, o qual está em expansão em todo o mundo, tornando-se, portanto, uma carreira aliciante para todos os apaixonados por finanças e economia.
A proliferação de gestoras de fundos de private equity é tal que detêm grande parte das grandes empresas em Portugal e no Brasil. Assim, as profissões associadas a este mercado têm um futuro promissor.
Se esta é uma área profissional que te cativa e interessa, continua connosco e descobre o que faz o analista de private equity, quais as tarefas que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras dicas úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.
Vamos?
O que faz um Analista de Private Equity?
O analista de private equity trabalha com investimento em empresas de capital fechado, ou seja, património privado. Assim, ele encontra empresas maduras que precisem de expandir, consolidar ou reestruturar no mercado, ficando a gestora de private equity com os direitos de uma parte da empresa.
A gestora lucra, depois, quando vende a sua parte na sociedade, já depois da empresa ter valorizado e apresentado resultados.
Assim sendo, os gestores e investidores trabalham em conjunto para que o negócio valorize, partilhando, inclusive, os riscos.
Vale lembrar que os fundos de private equity investem em empresas consolidadas no mercado, tendencialmente. Já os fundos de venture capital estão mais focados nos investimentos em pequenas e médias empresas (por esta razão são de risco acrescido).
O analista, em particular, faz a análise dos dados das empresas alvo de investimento, auditores e outros paceiros externos, assim como faz a estruturação desses dados. É ele, também, que avalia oportunidades de investimento.
Sendo este um negócio que implica riscos elevados, o analista trabalha com outros profissionais da área de investimentos, discutindo e ajudando na tomada de decisão de investidores.
Também auxiliam na construção de contratos de operações de M&A (operações de fusão e aquisição).
Conhece também a profissão de Analista Sell-Side
Quais as suas funções?
O analista de private equity geralmente trabalha com um setor do mercado, ou indústria, específico, permitindo especializar-se e obter, consequentemente, melhores resultados. Assim, o seu olhar é focado numa parcela do mercado, o qual:
- Identifica investimentos possíveis
- Analisa e contabiliza riscos
Assim, o seu dia a dia é marcado pelo desenvolvimento de modelos financeiros capazes de prever qual o retorno possível de potenciais investimentos, assim como pelo controlo dos resultados dos investimentos já feitos.
Ele também tem como uma das tuas responsabilidades realizar due diligence, ou seja, realizar uma investigação dos vários fatores da empresa a investir, sempre com o objetivo de minimizar os riscos.
Descobre ainda a carreira de Analista Buy-Side
Saídas no Mercado de Trabalho
O analista de private equity trabalha para gestoras de fundos de private equity. Regra geral, ele tem um salário base, mas a maior parte da remuneração vem de bónus pelos retornos dos fundos investidos.
Sabendo que o mercado de investimentos privados tem crescido muito nos últimos anos, e como há falta de profissionais altamente qualificados nesta área, é uma excelente oportunidade para quem quer ingressar nesta carreira.
Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!
Como entrar na carreira de Analista de Private Equity?
Para seguires a profissão de analista de private equity tens de ter uma formação superior numa das seguintes áreas: Economia, Contabilidade (ou Ciências Contábeis no Brasil), Administração ou Engenharia.
Além da formação académica, é fundamental que tenhas muitos conhecimentos em finanças e contabilidade, assim como conhecimento e domínio de técnicas de valuation.
As empresas também costumam pedir experiência anterior na área de investimentos, nomeadamente Investiment Baking, M&A e Venture Capital, por exemplo.
Também é imprescindível que tenhas alguns diplomas e certificados reconhecimentos mundialmente, como um MBA em investimentos, ou similar, em entidades de ensino consagradas, e no Brasil as certificações CGE Anbima e CFA (Chartered Financial Analyst).
Onde estudar para Analista de Private Equity?
Como vimos, além de uma formação universitária em Economia, Finanças e similares, é importante que tenhas certificações na área de private equity. Para te ajudarmos, deixamos-te aqui algumas instituições onde podes obtê-las online.
- Certificação CFA – CFA Society Brasil
- CGE Anbima – Anbima
- Alternative Investments e Specialization in Finance and Accounting – Harvard Business School
Se gostavas de te tornar analista de private equity, então não deixes de procurar sempre mais e melhores conhecimentos nesta área do mercado de capitais. Lembra-te que o teu sucesso depende sempre da constante aprendizagem.