O produtor publicitário, ou publicitário, como o próprio nome indica, trabalha na área da publicidade. Ele é um profissional que está sempre a par das últimas tecnologias, as quais são fundamentais para criar os seus anúncios de publicidade, mas também para trabalhar na internet.
As tecnologias de informação estão em constante mudança, o que significa que estes profissionais terão de manter-se atualizados e em constante formação. É um enorme desafio, mas também uma vantagem para eles, tendo em conta que se mostram fundamentais para as empresas manterem a sua posição no mercado.
Além disso, com a expansão da internet, e o seu uso por parte do consumidor, obrigou a que as empresas acompanhassem essa modernização e incluíssem nos seus planos os anúncios nesta plataforma digital. Falamos, aqui, de sites, mas também de redes sociais.
Por isso, as empresas sabem hoje que o produtor publicitário é de grande importância para conseguirem anunciar os seus produtos e serviços com qualidade, fazendo com que o seu valor seja maior.
Os produtores publicitários trabalham, então, com a produção de materiais de publicidade, assim como trabalham na área da gestão da marca, na área de campanhas e marketing, e na área de gestão de pessoas.
Se está interessado nesta profissão, então continue a ler este artigo e saiba o que faz um produtor publicitário, quais as funções que desempenha no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho que tem disponíveis, e o que precisa fazer para entrar nesta carreira. Confira!
O que faz um Produtor Publicitário?
O produtor publicitário fica encarregue da criação e da produção de peças publicitárias. Sendo assim, ele cria anúncios, jingles, spots publicitários, anúncios na internet, entre outros. Esses anúncios podem ser divulgados na televisão, na rádio, na internet, em jornais e revistas, e também no cinema.
Para trabalhar no desenvolvimento dessas peças publicitárias audiovisuais, o profissional faz uso de várias ferramentas, como ilustrações, ou fotografias.
Para o seu trabalho, este profissional usa várias ferramentas de informática, programas e softwares específicos para a área. Por isso, é fundamental que os produtores publicitários tenham conhecimentos de informática, e tenham à vontade para trabalhar com esses programas e softwares.
Deve também ser uma pessoa criativa, pois faz parte do seu trabalho tentar encontrar soluções fora da caixa para os seus anúncios publicitários.
Este profissional faz também a gestão do marketing da empresa, assim como trata de todos os serviços de comunicação da mesma.
Além disso, ele trata da criação e da arte da empresa, assim como da criação de arte multimédia, produção gráfica, e de rtv.
Os conteúdos e animações são também da sua responsabilidade. Sendo assim, ele é também produtor, editor, e roteirista.
Quais as suas funções
Este profissional tem como principal função produzir peças publicitárias, as quais foram desenhadas pela equipa(e) de criação.
É também responsável por fazer os orçamentos das campanhas publicitárias, garantindo a eficiência de custos.
O produtor publicitário pode também trabalhar com o atendimento ao cliente, olhando para sugestões e reclamações.
Poderá também ficar encarregue de elaborar programas para a execução dos trabalhos.
Atuando na área da criação, ele fica responsável por produzir campanhas de divulgação, peças publicitárias e artes.
Atuando na área do marketing, o profissional ajuda na criação de estratégias de publicidade digitais, assim como no serviço de relacionamento com o público, e na divulgação de eventos.
Trabalhando na área da média (mídia), ele é responsável por determinar qual o melhor meio de comunicação para cada uma das campanhas publicitárias serem divulgadas.
É também o produtor publicitário que desenvolve a comunicação institucional, seja em empresas públicas ou privadas.
Saídas no Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o produtor publicitário está, sem dúvida, em grande expansão. Sendo assim, esta é uma excelente oportunidade para aqueles que gostam de trabalhar na área da publicidade, e também aqueles que têm um gosto particular pela área das vendas.
As empresas sabem da necessidade de contratar um produtor publicitário, muito pela explosão das novas tecnologias. A internet veio abrir novas oportunidades para os produtores publicitários, mas o seu trabalho não se restringe ao mundo online.
Podem trabalhar em agências de publicidade, elaborando campanhas publicitárias para jornais, rádios, televisões, entre outros.
Além disso, ele poderá atuar em empresas de promoção, empresas de eventos, e nos departamentos de marketing, tanto de empresas públicas, como de empresas privadas. Empresas produtoras de spots, jingles, e anúncios publicitários (comerciais), são também saídas possíveis no mercado de trabalho.
Como entrar na carreira de Produtor Publicitário
Para se tornar produtor publicitário, é essencial ter o curso universitário de publicidade e marketing (Portugal) ou o curso de produção publicitária (Brasil).
Este curso dá as ferramentas necessárias aos estudantes para que eles consigam desenvolver propagandas institucionais, publicidades, peças publicitárias e anúncios para a internet, ou fora dela.
Ao longo dos anos de estudo, terá a oportunidade de adquirir conhecimentos de criação publicitária, planeamento (planejamento) na mídia social, criação de roteiros, fotografia, produção publicitária para internet, jornais, televisão, entre outras mídias.
Em Portugal, a licenciatura tem uma duração de três anos, mas pode seguir os seus estudos universitários para evoluir na carreira. No Brasil, como é um curso de tecnólogo, tem a duração de apenas 2 anos.
Onde estudar Produção Publicitária
Portugal:
Brasil:
Se quer ser produtor publicitário, se é uma pessoa criativa, que sabe escrever bem, tem gosto pela área das novas tecnologias e tem pensamentos fora da caixa, então não podia ter feito melhor escolha! Sem dúvida, o seu futuro profissional será brilhante!