O gerente de compliance é o profissional que assegura que as empresas estão em conformidade com os requisitos e as diretrizes legais. Assim, ele é o responsável por garantir que a empresa não viola os regulamentos legais em nenhuma das suas ações.
Esta é uma profissão que envolve conhecimentos em áreas diversas, mas principalmente em Direito, Contabilidade e Administração. Portanto, se estas te interessam, esta pode ser uma carreira fantástica para ti.
Continua connosco e descobre o que faz um gerente de compliance, quais as tarefas que tem no seu dia a dia de trabalho, as possíveis saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar no mercado de trabalho.
Vamos?
O que faz um Gerente de Compliance?
O gerente de compliance assegura que as empresas estão em conformidade com os requisitos e as diretrizes legais em todas as suas ações. Nesse sentido, os gerentes de compliance são indispensáveis para que as empresas estejam sempre dentro da lei e cumpram com os regulamentos legais.
São eles que garantem que a empresa cumpre com os padrões legais e éticos e também são os grandes responsáveis por assegurar que os trabalhadores seguem a política da empresa.
Este profissional tem conhecimentos e habilidades necessários para perceber se os processos dentro da empresa estão em cumprimento com os regulamentos oficiais. Assim, ele faz serviços de supervisão, auditoria e classificação dos processos para assegurar que os regulamentos oficiais estão a ser cumpridos (gestão de compliance).
Este trabalho tem de ser feito de forma contínua, até porque o ambiente regulatório está em constante mudança. Além disso, o gestor de compliance tem de ajustar os processos ao crescimento do próprio negócio (incluindo o alargamento do alcance geográfico).
Estes profissionais também fazem a gestão do fluxo de informações dentro da empresa para garantir que os funcionários cumprem com as políticas e os requisitos legais. Realizam relatórios sobre vários procedimentos e operações dentro das empresas.
Quais as suas funções?
A principal função do gerente de compliance é garantir que a empresa e todos os seus processos estão em conformidade com os requisitos e as diretrizes legais. No entanto, ele tem outras tarefas a seu cargo dentro de uma empresa, como, por exemplo:
- Fazer a gestão do fluxo de informações na empresa
- Supervisionar os sistemas de controlo (CMS)
- Fazer a gestão dos CMS
- Identificar riscos
- Documentar objetivos e controlar se todos são cumpridos
- Desenvolver estratégias que permitam o cumprimento das normas legais e das políticas internas da empresa
- Criar e aprimorar políticas de negócios competitivas
É importante que este profissional esteja sempre em contacto estreito com o departamento de recursos humanos da empresa, colaborando também com este para que todos os processos estejam em cumprimento com as diretrizes legais.
Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!
Saídas no Mercado de Trabalho
O gerente de compliance pode atuar em qualquer empresa, mas a verdade é que nem todas as organizações têm gerentes de compliance nos seus quadros de funcionários. No entanto, qualquer grande empresa sabe da importância destes profissionais e preferem contratá-los para que estejam sempre em conformidade com as diretrizes legais.
Em Portugal, o gerente de compliance tem um rendimento anual de, em média, €40000. Já no Brasil, o rendimento médio é de R$ 140000 por ano.
Podes ainda optar por uma carreira freelancer. Neste caso, os profissionais ganham, em média, $103 por hora.
Obviamente que a experiência demonstrada aqui tem muito influência. Um freelancer com pouca experiência cobra menos, enquanto um profissional com muita experiência pode cobrar mais um pouco. No entanto, podemos dizer que a maioria dos profissionais freelancers cobra entre $66 e $130 por hora.
Como entrar na carreira de Gerente de Compliance?
Se queres seguir a profissão de gerente de compliance, antes de mais nada tens de procurar uma formação nas áreas de gestão e administração de empresas ou em Direito. Conhecimentos destas áreas são fundamentais para que possas entrar nesta carreira. Conhecimentos de gestão de recursos humanos também são importantes.
Assim, o primeiro passo é concluíres o curso superior de Direito, Administração, Economia ou Contabilidade, uma vez que estes diplomas são os mais valorizados para esta profissão.
Além do curso superior, podes também procurar pós-graduações, formações e certificações voltadas para a gestão de compliance.
Onde estudar para Gerente de Compliance?
Como dissemos, para te tornares gerente de compliance deves ter um dos seguintes cursos superiores: Direito, Economia, Administração ou Contabilidade. Assim, para te ajudarmos, deixamos aqui algumas instituições de ensino que oferecem estas formações para que possas começar a tua pesquisa.
Portugal:
- Economia – Universidade de Coimbra; Faculdade de Economia do Porto; Universidade do Minho
- Direito – Universidade Católica; Universidade Lusófona; FDUP; FDUC
- Administração – ISAG; ISCSP; CLSBE
- Contabilidade – Universidade Lusófona; Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa; Universidade de Lisboa; Universidade do Algarve
Brasil:
- Economia – USP; UNICAMP; FGV-SP
- Direito – USP; UFMG; UNB; UFRJ
- Administração – Fundação Getulio Vargas; Insper; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
- Contabilidade – Anhanguera; UNIFRAN; UFMG; UnB
Se o teu sonho é seres gerente de compliance, então investe na tua formação. Vai fazer toda a diferença no teu futuro profissional e vai abrir-te muitas portas no mercado de trabalho. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes tudo aquilo que desejas. Sucesso!