O empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem para desenvolver o seu próprio negócio. Existem vários tipos de empreendedorismo e de empreendedor, sendo que cada indivíduo se identifica mais com um, ou outro, tipo. Saber que tipo de empreendedor és é fundamental para o sucesso de um negócio.
Ser empreendedor é ter a capacidade de desenvolver e montar um negócio que seja rentável e bem-sucedido. No entanto, para que um empreendimento tenha sucesso, é fundamental que o estilo de empreendimento seja adaptado às habilidades de cada um.
Assim, se queres empreender e obter sucesso com o teu empreendimento, deves conhecer bem quais os tipos de empreendedorismo em Portugal e qual o mais adequado à tua personalidade.
Tipos de empreendedorismo em Portugal
Existem diferentes tipos de empreendedorismo em Portugal e no mundo, embora alguns tipos sejam mais comuns na sociedade. Saber identificar qual o tipo mais adequado à tua personalidade vai permitir-te ter melhores resultados, além de estares mais confortável na gestão do negócio.
Vejamos aqui quais os tipos de empreendedorismo existem e quais as características que lhe estão associadas.
Empreendedorismo comum
O empreendedor comum é aquele que estuda muito sobre o produto/serviço que vende, assim como o mercado em que está inserido, de forma que os riscos que corre sejam minimizados.
Estes empreendedores têm uma visão mais alargada, geralmente de longo prazo, o que torna o risco maior. No entanto, a probabilidade de gerar maiores lucros também é maior.
Empreendedorismo social
O empreendedor social é aquele que desenvolve projetos com objetivos ligados à ecologia, comunidade e/ou educação. Ele trabalha muito em prol do outro e do bem-estar comum. Neste caso, o lucro é um fator visto como secundário e não primordial. Mais do que isso, qualquer lucro obtido é usado para reinvestir no projeto e para mantê-lo ativo.
Assim, o empreendedorismo social é aquele em que os negócios oferecem produtos e/ou serviços que tenham intuito e caráter social, como o combate à desigualdade, à pobreza, ou que incentivem a inclusão social.
Empreendedorismo corporativo
Os empreendedores corporativos têm ideias claras que lhes permitem implementar medidas de crescimento da empresa. Geralmente, este tipo de empreendedorismo é levado a cabo por pessoas que fazem parte de uma organização, mas não o dono da mesma.
No entanto, para que as suas ideias implementadas, é necessário que seja alguém que esteja numa posição que tenha algum tipo de poder de decisão.
Este empreendedor, embora não tenha participações no lucro, é muito bem pago para dar ideias que gerem valor e crescimento à empresa.
Franchising / Empreendedorismo franqueado
O franchising permite desenvolver um negócio sem grandes riscos, uma vez que se trata de uma marca já existente e implementada no mercado. Desta forma, se és alguém que quer investir, mas não gostas de correr riscos, este é o tipo de empreendimento mais adequado.
Trata-se da compra de uma franquia de uma marca, a qual já tem uma campanha de marketing montada, modo de trabalho, assim como outros detalhes do funcionamento de um negócio.
Empreendedorismo do conhecimento
O empreendedor do conhecimento tem formação e conhecimentos para investir num nicho específico, como desporto, gestão, artes, entre outros. Uma das características principais deste tipo de empreendimento é a procura pela realização pessoal através do trabalho/carreira.
Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!
Tipos de empreendedor
Tal como o empreendedorismo, existem diversos tipos de empreendedor. Conhecermo-nos é fundamental para que a nossa atuação seja otimizada, na medida em que, num negócio, a nossa forma de lidar com investimento, gestão financeira e de recursos humanos, vai determinar a melhor forma de agir perante o empreendimento e os funcionários.
Assim, se souberes qual o teu tipo de empreendedor, vais conhecer mais sobre as tuas características-chave num negócio e como pode tirar partido delas.
Inovador
Com um sentido de liderança muito grande, o empreendedor inovador está sempre à procura de novas formas de rentabilizar o negócio, com novos serviços e produtos, por exemplo.
Imitador
Ao contrário do empreendedor inovador, que é muito criativo, o imitador é perito em construir num nicho já ocupado. Ele é excelente a fazer pesquisas e sabe como se evidenciar num negócio já existente.
Lobo
Este é um empreendedor muito focado e que dá grande relevância ao trabalho em rede, aos contactos e conhecimentos dentro do meio. Apesar de saber a importância dos contactos para o sucesso de um negócio, ele é capaz de criar as suas próprias oportunidades e não se detém pelo medo de arriscar.
Prodígio
Não são muitos os empreendedores prodígios, mas também os há. Elon Musk é um exemplo claro deste tipo de empreendedor: inteligentes, com excelente instinto para o negócio e grande estabilidade emocional.
Investigador
O investigador é aquele empreendedor que sabe como resolver problemas, visionário, mas altamente perfecionista. Este tem um pensamento crítico aguçado, o que pode levar a algumas reticências na hora de agir, mas a certeza de que todos os passos dados são os corretos.
Flash-peneur
Este empreendedor é aquele que procura ganhar dinheiro rápido, comprando ou montando um negócio, fazendo-o crescer rapidamente e depois vendê-lo por uma boa quantia.
Comprador
Este é o tipo de empreendedor que já tem dinheiro e usa-o para investir. O comprador é alguém que procura sempre saber mais sobre um dado assunto, mas também é criativo e, portanto, procura sempre ideias originais.
Rebelde
O empreendedor rebelde é aquele que desafia a concorrência com a sua capacidade gigantesca de questionar a forma como as coisas são feitas, com o seu trabalho-árduo e com a sua tenacidade.
Como podes ver, existem vários tipos de empreendedorismo e de empreendedor. Conheceres qual o teu tipo, o que se adequa mais à tua forma de ver o negócio e de agir em liderança, é fundamental para que tenhas sucesso.