Os cursos de Gestão, Economia, Finanças e Contabilidade estão entre os mais procurados pelos estudantes. E é uma procura que se mantém, mais ou menos estável, há vários anos. Mas porque é que isso acontece? Porque são cursos com futuro.
O mundo dos negócios está em constante mudança e evolução. Os profissionais do setor precisam de estar preparados para enfrentar os desafios e as oportunidades que surgem. É, neste contexto, que há cursos com futuro por oferecerem boas possibilidades de emprego como é o caso de Gestão, Economia, Finanças e Contabilidade.
Estes cursos estão entre as opções mais procuradas pelos estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho com uma formação sólida e versátil. Mas o que justifica, afinal, isso?
Por que são cursos com futuro?
Os quatro fatores principais que ajudam a explicar esta escolha são os seguintes:
- Procura constante do mercado de trabalho por profissionais qualificados nessas áreas;
- Salários competitivos e atrativos;
- Possibilidades de crescimento e progressão na carreira;
- Flexibilidade para atuar em diversos setores e funções.
Mas há outras vantagens que vamos assinalar de seguida para cada área.
Gestão de Empresas
A formação neste âmbito prepara profissionais para gerirem empresas em diversos setores de atividade, o que mantém muitas oportunidades de emprego abertas.
As vagas, nesta área, podem passar por cargos de gestão em pequenas, médias e grandes empresas, mas também pela consultoria e pelo empreendedorismo com a abertura de um negócio próprio.
Quem quiser trabalhar nesta área, deve ter boas competências a nível de visão estratégica, capacidade de análise, comunicação e liderança.
Economia
A frequência de um curso nesta área permite obter uma boa compreensão do mundo através do entendimento de como funciona a economia global e nacional. Os profissionais também desenvolvem capacidades de análise neste domínio.
E, por isso mesmo, desenvolvem competências ao nível da análise de dados, da pesquisa e da comunicação de resultados complexos.
Em termos de oportunidades no mercado de trabalho, as saídas passam por áreas de pesquisa, consultoria, instituições financeiras e órgãos governamentais.
Vê como ser Economista
Finanças
O foco nos cursos de Finanças é a gestão de recursos financeiros de empresas, ou organizações, e de pessoas. A formação permite obter conhecimentos de análise de investimentos, de gestão de riscos e de planeamento financeiro.
Quanto a oportunidades de emprego, estes profissionais podem trabalhar em bancos e em outras instituições financeiras, mas também em empresas de investimento e consultoria.
Contabilidade
Este curso tem como base a aquisição de ferramentas para controlar e registar as transações financeiras de pessoas e/ou empresas.
Portanto, para se ser Contabilista é preciso ter competências ao nível da organização, do rigor e do conhecimento das normas e regras de contabilidade.
Os profissionais formados nesta área podem trabalhar em empresas de todos os tamanhos e atividades, em escritórios de contabilidade e de auditoria.
Atualização e aprendizagem constantes
Mas para estar à altura do desafio, e para manter uma posição no mercado de trabalho, é preciso uma atualização constante.
E isso só é possível através da aprendizagem contínua em várias áreas do conhecimento que são essenciais no mundo dos negócios, nomeadamente:
- Organização e gestão de empresas
- Contabilidade e auditoria
- Gestão financeira
- Marketing e publicidade
- Análise de investimentos e risco.
Profissões com cursos de Gestão, Economia, Finanças e Contabilidade
A aquisição das competências referidas permite aos finalistas destes cursos desempenharem funções variadas e estratégicas em diferentes setores de atividade.
Espreita algumas das profissões que se podem exercer com os cursos de Finanças, Contabilidade, Economia e Gestão.
Diretor Financeiro
O papel de um Diretor Financeiro é planear, controlar e otimizar os recursos financeiros de uma empresa, ou organização. Mas também lhe cabe analisar a sua rentabilidade e sustentabilidade, entre outras funções.
Gestor de Recursos Humanos
No caso do Gestor de Recursos Humanos, trata-se de gerir e desenvolver o capital humano de uma empresa. Assim, o trabalho passa por implementar políticas de recrutamento de novos colaboradores, mas também por organizar a formação contínua.
Além de tudo disso, assume os processos de avaliação e motivação dos colaboradores.
Analista Financeiro
A profissão de Analista Financeiro envolve a avaliação da situação financeira de uma empresa, ou de um projeto.
O trabalho implica, nomeadamente, fazer relatórios e sugerir recomendações sobre as melhores opções de investimento e financiamento a seguir.
Especialista em Marketing
Este profissional especializado em Marketing é responsável por definir e executar estratégias de comunicação e promoção de uma marca, produto, serviço ou empresa.
Também lhe compete estudar o comportamento e as preferências dos consumidores, no sentido de apresentar respostas e soluções para os seus problemas e necessidades.
Consultor de Negócios
O Consultor de Negócios é o profissional que presta assessoria e apoio a empresas ou organizações, em áreas como a gestão, a contabilidade, a fiscalidade, a inovação, entre outras.
Bancário
Esta é outra profissão possível para quem segue estes cursos com futuro. O Bancário é responsável por prestar serviços financeiros a clientes particulares ou empresariais, tais como depósitos, créditos, investimentos, seguros, entre outros.
Gestor de Fundos de Investimento
Um Gestor de Fundos de Investimento trata da gestão e da diversificação do portfólio de investimentos de um cliente, seja ele individual ou uma empresa.
O seu trabalho passa por avaliar os objetivos, o perfil de risco e as expectativas de retorno do investimento para tomar as melhores decisões.
Consultor de Investimentos
A atividade de um Consultor de Investimentos passa por avaliar a viabilidade e o potencial de retorno de um determinado investimento ou de um negócio. Mas também envolve identificar os riscos associados a esse investimento, bem como implementar medidas no sentido de os reduzir.
Agente de Seguros
O Agente de Seguros trata de vender e gerir contratos de seguros. Mas também presta assistência e aconselhamento aos clientes no âmbito das suas apólices.
Estes são apenas alguns exemplos das possibilidades de carreira que os cursos de Gestão, Economia, Finanças e Contabilidade oferecem.
Além disso, estes cursos também permitem continuar os estudos superiores, nomeadamente mestrados, doutoramentos ou pós-graduações, em áreas semelhantes ou complementares. Assim podes aumentar as tuas qualificações e as oportunidades de emprego.
Gestão, Economia, Finanças e Contabilidade são cursos com futuro… Mas são o teu futuro?
Num mercado de trabalho em constante mudança, encontrar cursos com procura estável é crucial para garantir um futuro profissional promissor.
Nesse sentido, as áreas de Gestão de Empresas, Economia, Finanças e Contabilidade destacam-se por oferecerem oportunidades de carreira sólidas e com procura constante.
Além disso, permitem uma formação abrangente e adaptada aos desafios do momento, o que dá mais confiança aos profissionais formados para procurarem oportunidades no mundo dos negócios.
Contudo, apesar de serem cursos com futuro, podem nem ser opções para todas as pessoas. Já avaliaste se tens as competências necessárias para abraçar uma profissão nestas áreas?
Descobre a tua profissão ideal com estes Testes Vocacionais.