A área da Engenharia continua a ser das que mais emprega profissionais qualificados, a par da Saúde, Gestão, Finanças e Contabilidade. No entanto, nem todos os cursos de Engenharia oferecem boas perspetivas de emprego, como a Engenharia Civil, por exemplo, que já se encontra muito sobrecarregada de profissionais.
Nesse sentido, aqui trazemos-te uma lista com os cursos de Engenharia com mais empregabilidade atualmente, incluindo as Universidades pertencentes a cada um deles.
Nota que o fator empregabilidade é apenas um dos que deves ter em conta na hora de escolher o curso que vais fazer. Lembra-te que o mais importante, sempre, é fazeres algo que gostas e que te revês no futuro.
Cursos de Engenharia com mais empregabilidade em Portugal
Existem cinco áreas dentro da Engenharia que se destacam pela sua alta empregabilidade. No entanto, a que mais de destaca é, sem sombra de dúvidas, a de Engenharia Informática.
Vê abaixo todos os detalhes.
Engenharia Informática
O curso de Engenharia Informática da Universidade Europeia é aquele que oferece maior empregabilidade a nível nacional dentro da área da Engenharia, seguindo-se os cursos de Engenharia:
- Informática e de Computadores, do Instituto Politécnico de Lisboa (4º lugar)
- Informática, do Instituto Politécnico de Coimbra (5º lugar)
- Eletrónica e Informática, da Universidade Lusíada no Porto (6º lugar)
- Telecomunicações e Informática, da Universidade de Lisboa (7º lugar)
- Informática e de Computadores, da Universidade de Lisboa (8º lugar)
- Redes e Sistemas Informáticos, da Universidade do Porto (11º lugar)
- Telecomunicações e Informática, da Universidade do Minho (12º lugar)
Como podes perceber, são várias as Universidades que oferecem o curso de Engenharia Informática a surgirem entre as que têm mais empregabilidade em Portugal.
Não é difícil perceber a razão, até porque o mundo está cada vez mais digital e as necessidades de profissionais qualificados é crescente (e a tendência é aumentar nos próximos anos).
Engenharia de Segurança do Trabalho
O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho do ISEC Lisboa aparece em segundo lugar dos cursos de Engenharia com maior empregabilidade. O engenheiro de segurança do trabalho trabalha na área da prevenção de riscos no trabalho, tanto riscos com os trabalhadores, como com o meio ambiente e o consumidor.
Como a segurança no trabalho tem vindo a ser uma preocupação crescente e constante nos últimos anos, este é um curso que te pode oferecer boas perspetivas de emprego, até porque estes engenheiros estão a ser mais requisitados.
Engenharia de Produção Industrial
No pódio, em terceiro lugar dos cursos com mais empregabilidade na área da Engenharia, encontramos o curso de Engenharia de Produção Industrial do Instituto Superior de Entre Douro e Vouga.
Este curso, em particular, destina-se à formação de profissionais competentes na gestão e na eficiência da produção industrial, estando aptos a desempenharem funções como:
- Engenheiro de produção
- Engenheiro de manutenção
- Técnico de investigação física e química do fabrico industrial
- Engenheiro técnico mecânico-conceção e produção
- Engenheiro projetista
- Técnico de modelação numérica de sistemas e componentes
Engenharia Naval e Oceânia
O curso de Engenharia Naval e Oceânica da Universidade de Lisboa está na nona posição entre os cursos de Engenharia com maior empregabilidade. Tendo Portugal uma história antiga no que concerne à indústria naval, este é um curso que se vale pela grande qualidade.
Os alunos terminam a formação com conhecimentos profundos em conceção, construção e gestão da operação dos sistemas relacionados à exploração marítima.
Engenharia Física Tecnológica
A fechar o top 10 temos o curso de Engenharia Física Tecnológica da Universidade de Lisboa. A formação nesta área permite que os profissionais participem no desenvolvimento científico, aplicando novos conhecimentos que unem ciência, engenharia e tecnologia.
Sabendo dos grandes desafios do século XXI, apontados no Fórum Económico Mundial para a Educação (The Future of Jobs, World Economic Forum), esta formação tem como intuito preparar os alunos para estes darem respostas eficientes a esses desafios científicos, tecnológicos e societais.
Como podes perceber, a área da Engenharia é muito abrangente e existem algumas especialidades que se encontram no top dos cursos com mais empregabilidade em Portugal, sendo que os acima descritos tendem a manter-se em alta nos próximos anos.