A profissão de sushiman é, atualmente, muito valorizada em Portugal, assim como no Brasil. O cozinheiro de sushi prepara esta iguaria da culinária japonesa, mas também outros pratos tradicionais.
Se és um amante de culinária e és um apaixonado por cozinha japonesa, esta pode ser a profissão que tanto procuravas. Com o teu desempenho, não só vais proporcionar uma boa refeição aos teus clientes como também lhes vais oferecer uma “viagem” ao Japão, sem que para isso tenham de sair do país.
Apesar dos grandes desafios, esta carreira dá-te boas perspetivas no mercado de trabalho, uma vez que a procura por restaurantes asiáticos tem crescido bastante.
Continua connosco e descobre o que faz um sushiman, quais as tarefas que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como o que precisas de fazer para entrar nesta belíssima carreira.
Vamos?
O que faz um Sushiman?
O sushiman, ou mestre de sushi, é o chefe de cozinha especializado em pratos típicos japoneses. Além de preparar os alimentos, é ele o responsável pela administração dos peixes usados nos pratos.
Por ser o chefe, é ele que limpa e organiza os frutos do mar e assegura que todos os ingredientes são armazenados da forma correta.
É um verdadeiro especialista em culinária japonesa, sendo um mestre em cozinhar:
- Sushi — bolo de arroz, enrolado com alga marinha, com recheios diferentes (peixes, frutos do mar, vegetais, frutas);
- Sashimi — tiras de peixe cru (geralmente de salmão e atum), frango ou carne vermelha, acompanhadas de alga e molhos shoyo e wasabi;
- Temaki — cone de algas com diferentes recheios (pepino, atum, salmão cru, entre outros);
- Niguiri — bolinho de arroz prensado com salmão cru;
- Tempurá — pedaços de marisco e vegetais envolvidos em massa de farinha de trigo;
- Sunomono — aperitivo de pepino japonês e semente de sésamo;
- Gohan — arroz japonês;
- Guioza — em formato de pequenos pastéis, a massa é recheada com carne ou vegetais e cozinhada na grelha ou a vapor;
- Hot roll — prato quente que inclui arroz para sushi, alga e salmão;
- Harumaki — massa crocante, em forma de rolinho, recheada com queijo e legumes, chocolate, entre outros;
- Missoshiru — sopa com caldo de peixe e pasta de soja (pode conter legumes).
Quais as suas funções?
O sushiman tem uma rotina de trabalho agitada, como qualquer chefe de cozinha. Entre as principais tarefas destacam-se:
- Comprar ingredientes necessários para a preparação dos pratos
- Preparar peixes, frutos do mar, legumes, entre outros
- Preparar e montar os pratos
- Interagir com os clientes
- Liderar a equipa de cozinha
A rotina de trabalho é muito exigente fisicamente, pois terás de passar muitas horas em pé e várias das tarefas são repetitivas, mas que exigem um grau alto de precisão.
Embora seja muito exigente, esta carreira dá-te a oportunidade de criar pratos deliciosos e que atraem os olhares de todos os clientes. Além disso, se fores bom no que fazes, verás o teu trabalho reconhecido e vais ganhar reputação na área.
Saídas no Mercado de Trabalho
Seguindo a carreira de chefe de sushi, vais poder trabalhar em restaurantes japoneses e asiáticos, hotéis, ou até em empresas de catering que participem em eventos voltados para a gastronomia japonesa, por exemplo.
Podes, igualmente, abrir o teu próprio restaurante, principalmente se já tens um nome no mercado e o teu trabalho é reconhecido.
O salário de um mestre de sushi pode variar conforme o tipo de estabelecimento no qual trabalha, a localização do mesmo e a experiência que tem. Quanto mais experiência tiveres, mais vais ganhar.
Como entrar na carreira de Sushiman?
Se queres seguir a profissão de sushiman, a melhor opção é frequentares uma escola de culinária especializada em cozinha japonesa. Existem vários cursos profissionais nesta área, os quais podem variar de alguns meses a alguns anos.
Também é possível aprenderes a arte da culinária japonesa trabalhando como ajudante em restaurantes. No entanto, frisamos que este é um caminho longo, de vários anos, que vai exigir de ti muito empenho e dedicação.
Para te destacares na carreira é fundamental que desenvolvas determinadas habilidades, entre as quais:
- Técnicas de corte de peixes e frutos do mar
- Preparação do arroz de sushi
- Conhecer aprofundadamente os diferentes tipos de peixes, mariscos e outros ingredientes usados na culinária japonesa
- Habilidade artística para apresentação de pratos
É comum que comeces a carreira como auxiliar de sushiman ou segundo sushiman. Vais ajudar o chefe de culinária japonesa a limpar os peixes, receber os pedidos de pratos, controlar o stock e receber e tratar as mercadorias.
Onde estudar para Sushiman?
Como dissemos, para te tornares sushiman deves procurar um curso profissional voltado para a gastronomia asiática/japonesa. Aqui deixamos-te alguns cursos que te podem interessar.
Portugal:
Brasil:
Gostavas de te tornar um sushiman? Então investe numa boa formação e não desistas. Pode ser um longo caminho, mas vai valer a pena todo o teu esforço e dedicação. Sucesso!