O profissional especialista em Engenharia Multimédia é responsável por desenvolver sistemas multimédia, aplicações multimédia para a internet, conteúdos de e-learning interativos, entre outros. Este também é aquele que concebe e implementa sistemas de comércio eletrónico, publicidade virtual e portais de informação.
Para aqueles que gostam de multimédia e procuram uma profissão com futuro, o curso de Engenharia Multimédia pode ser uma excelente opção.
Queres saber mais? Continua connosco e descobre o que faz um profissional de Engenharia Multimédia, quais as tarefas que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas profissionais e o que precisas de saber para entrar nesta carreira.
Vamos?
O que faz um profissional de Engenharia Multimédia?
Um profissional de Engenharia Multimédia é especialista em tecnologias computacionais multimédia. É o responsável por desenvolver sistemas e aplicações multimédia, conteúdo e-learning interativos, assim como é ele que concebe e desenvolve sistemas de comércio eletrónico, publicidade virtual e portais de informação.
Apesar de estar muito voltado para a Engenharia Informática, este profissional é mais especializado em tudo o que se refere a multimédia. Sabendo que estamos, cada vez mais, a criar conteúdos nesse sentido, esta é uma carreira promissora e que oferece excelentes oportunidades de trabalho.
Quais as suas funções?
Um engenheiro multimédia tem como função principal tratar de tudo o que se refere a tecnologias computacionais multimédia. Assim, o seu dia a dia de trabalho envolve diferentes tarefas, entre as quais se destacam:
- Desenvolver sistemas multimédia;
- Programar aplicações para a web;
- Desenvolver conteúdos interativos para e-learning;
- Conceber e desenvolver sistemas web, como e-learning management systems e comércio eletrónico;
- Desenvolver aplicações em animação gráfica 2D e 3D;
- Desenvolver interfaces gráficos para videojogos;
- Criar interfaces gráficos para aplicações na área de animação gráfica 2D e 3D;
- Desenvolver aplicações para dispositivos móveis.
É comum trabalharem com outros profissionais, como engenheiros informáticos e técnicos multimédia. Portanto, é fundamental saber trabalhar em equipa, ouvir outras opiniões e ajustar o trabalho durante a fase de desenvolvimento, sempre que se justificar.
Saídas no Mercado de Trabalho
Os profissionais formados em Engenharia Multimédia podem atuar em diferentes setores, até porque muitas são as empresas que investem neste tipo de conteúdo. Se tiveres esta formação, podes trabalhar como:
- Engenheiro de projetos – vais desenvolver, também, softwares e sistemas de informação multimédia, redes, jogos, realidade virtual, serviços multimédia e aplicações multimédia interativas;
- Engenheiro de produção – podes atuar na produção de modelos e animações 3D para audiovisual e entretenimento, assim como na produção de conteúdos multimédia para ser distribuído pela internet e/ou outros suportes digitais;
- Engenheiro de desenvolvimento de aplicações, como aquelas de suporte ao ensino a distância e comércio eletrónico, assim como engenheiro de desenvolvimento, instalação e configuração de vídeo, TV e som;
- Consultor em tecnologia de informação (TI).
De acordo com o IEFP (Instituto do Emprego e Formação de Portugal) e com o RAIDES, DGEEC (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência), a taxa de empregabilidade para quem termina a formação em Engenharia Multimédia é de 90,4%, demonstrando bem a tendência crescente do investimento que se tem feito nesta área.
Assim, podemos afirmar que esta é uma carreira com futuro, a qual oferece boas oportunidades de emprego.
Como entrar na carreira de Engenharia Multimédia?
Para entrares nesta carreira em Portugal tens de concluir, pelo menos, a licenciatura em Engenharia Multimédia (3 anos, 6 semestres). A maioria das universidades exige o exame de Matemática A (635) ou Matemática B (735) como prova de ingresso.
O ideal é que prossigas os estudos e concluas o mestrado na área. No entanto, a licenciatura já te permite trabalhar como engenheiro multimédia.
Para seguires esta carreira no Brasil deves fazer a graduação em Engenharia Multimídia.
Onde estudar Engenharia Multimédia?
Como vimos, para seguires a profissão de engenheiro multimédia tens de fazer a licenciatura/graduação em Engenharia Multimédia. Deixamos-te aqui algumas opções:
Portugal:
Brasil:
Se gostas de Engenharia Multimédia, procura uma boa formação na área e investe na carreira. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te o maior sucesso.