A condução de drones é uma atividade cada vez mais procurada por empresas de todas as áreas. Descobre onde há emprego e como ser piloto de drones.
Os drones estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, sendo usados para diversos fins que vão de atividades militares a filmagens de entretenimento. Por isso mesmo, a condução de drones é uma competência que está em alta no mercado de trabalho.
Ser piloto de drone é, assim, uma boa oportunidade de emprego numa área que tem ainda muito para crescer.
Onde é útil um piloto de drones
Um drone é um veículo aéreo não tripulado que é operado por um piloto de forma remota, ou que pode voar de maneira autónoma através de software integrado com sensores e GPS.
São equipamentos que existem em vários tamanhos, desde os mais pequenos usados para efeitos recreativos até aos grandes drones industriais. E podem estar apetrechados com câmaras, sensores de movimento e até instrumentos de medição específicos.
Os avanços tecnológicos e a diversificação crescente das aplicações de drones estão a torná-los cada vez mais sofisticados e mais essenciais em vários setores da economia e da sociedade.
Eis algumas das atividades onde se usam drones com sucesso:
- Fotografia e filmagem aérea para a captura de imagens e vídeos de ângulos difíceis de alcançar em terra, em programas de televisão e eventos desportivos e musicais.
- Inspeções de infraestruturas como pontes, edifícios, instalações industriais, plataformas de petróleo e oleodutos.
- Monitorização de culturas agrícolas.
- Pulverização de pesticidas e mapeamento de terras agrícolas.
- Entrega de produtos.
- Monitorizações de segurança em eventos públicos.
- Vigilância policial de áreas de difícil acesso.
- Inspeção de obras e estruturas de construção civil.
Emprego como condutor de drones
A procura por pilotos de drone está em constante crescimento, como já sublinhámos, com oportunidades em várias áreas.
Há, sobretudo, um mercado emergente para freelancers que, sendo especializados em determinadas áreas, apresentem a condução de drones como competência suplementar.
É que, em certas áreas, não basta ser piloto de drones. Também é preciso dominar conhecimentos específicos do setor de atividade em causa, para se terem noções mínimas do que é preciso filmar ou inspecionar, por exemplo.
Em termos gerais, os setores onde há mais procura de condutores de drones são os seguintes:
- Agricultura
- Segurança Pública
- Construção Civil
- Entretenimento e media
- Indústria de Petróleo e Gás.
Estas áreas têm visto um crescimento significativo na utilização de drones, o que está a criar muitas oportunidades de emprego para pilotos de drones qualificados.
Aproveita para descobrir: Onde vão estar as melhores oportunidades de emprego nos próximos tempos?
Onde estudar para ser piloto de drones?
Para ser um piloto de drones é preciso ter uma formação específica e há várias opções para tirar um curso de condução de drones em Portugal, a começar pela ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil.
Esta entidade disponibiliza cursos, exames e certificados de competências para pilotos de drones. Alguns destes cursos realizam-se online e os exames também podem ser feitos à distância ou presencialmente.
Algumas universidades e instituições técnicas em Portugal, também oferecem cursos de condução de drones como parte dos seus programas de engenharia, tecnologia ou ciências. E há ainda escolas particulares que disponibilizam formação neste âmbito.
Na procura pelo melhor curso de condução de drones, deves pesquisar se inclui uma certificação reconhecida, nomeadamente a nível europeu. Isso pode ser importante para te abrir portas a novas oportunidades de emprego além-fronteiras.
A experiência dos instrutores do curso também é um facto a analisar. Finalmente, verifica se o curso oferece acesso a equipamentos de qualidade e devidamente atualizados.
Registo de operadores de drones
Também precisas de saber que o registo de operadores de drones é obrigatório em determinadas condições, nomeadamente se a aeronave tiver uma câmara fotográfica, vídeo, sensor ou microfone “capaz de capturar dados pessoais”, como explica a ANAC.
Esse registo também deve fazer-se quando o drone tem “uma massa máxima à descolagem igual ou superior a 250g”, ou quando “em caso de impacto possa transferir a uma pessoa uma energia cinética superior a 80 Joules“, salienta também a ANAC, dando como exemplo o “drone racing” (ou seja, os concursos de drones).
Para saber se um drone se encaixa nesta definição, é preciso consultar o manual do fabricante para fazer os devidos cálculos.
O registo de operadores de drones pode fazer-se online na plataforma eletrónica da ANAC.
No site da Autoridade Nacional podes encontrar mais informações sobre o registo de operadores de drones, nomeadamente sobre todas as circunstâncias em que é obrigatório.
Quanto ganha um piloto de drones?
Os salários de um piloto de drones podem variar muito, conforme a sua experiência e o setor envolvido. Além disso, também depende se se trata de um trabalho ocasional, ou de uma tarefa mais continuada.
Contudo, é certamente uma atividade bem paga devido às qualificações técnicas que exige. Um piloto de drones pode ganhar, em média, 1500 a 3000 euros mensais. Mas quanto maior experiência e mais habilidade tiver, mais pode ganhar.
Portanto, fica claro que a condução de drones é uma atividade com um futuro promissor, oferecendo diversas oportunidades de emprego em setores variados.
Com a formação adequada e dedicação, um piloto de drones pode construir uma carreira gratificante e bem paga.