O porteiro (de edifícios) garante a segurança e a ordem de um condomínio / prédio / estabelecimento. É a primeira pessoa que vemos quando entramos num prédio e, por isso, ele é a imagem que passa para o exterior.
Quando falamos de um condomínio, ele é a pessoa em quem os moradores depositam toda a confiança, até porque é ele que faz a manutenção do local, cuida da correspondência, e controla as entradas e saídas do prédio.
Sem dúvida, esta é uma profissão de muita responsabilidade. É preciso estar sempre alguém na portaria, porque é um risco deixar a entrada sem ninguém. Além disso, é preciso estar sempre atento a tudo o que acontece, como avarias, por exemplo.
Embora não seja uma profissão muito valorizada, é de grande importância para a segurança e para a ordem dos edifícios.
Se gostas de estar à frente de um edifício, se gostas de ter responsabilidade no teu trabalho, esta pode, com toda a certeza, ser a profissão certa para ti!
Então continua connosco e sabe tudo o precisas para ser porteiro de edifícios!
O que faz um Porteiro?
O porteiro é a pessoa que controla a portaria de um condomínio / prédio, ou a entrada de qualquer edifício. Ele é quem dá a cara num primeiro momento, por isso tem de ter muita atenção com a postura e com os comportamentos.
Se trabalhares num condomínio, tens de respeitar o regulamento interno, e tens de manter o sigilo e a discrição sobre a rotina dos moradores. Além disso, tens de estar sempre a par de tudo o que acontece, como avarias, problemas com moradores do prédio, com vizinhos, ou outras situações que precisem de intervenção do condomínio.
O porteiro tem como objetivo manter a segurança do prédio. Por isso, enquanto estiveres em funções, não podes ausentar-te do teu posto durante muito tempo. Sendo assim, é importante esclareceres logo as tuas funções aos moradores para evitar que te chamem para outras coisas.
A maioria dos porteiros trabalha em edifícios grandes e movimentados. Quanto maior e mais movimentado for o prédio, maior é a responsabilidade. Neste caso, a portaria é o local onde andam muitas pessoas, desde moradores, visitantes, ou prestadores de serviços.
Hoje em dia, os porteiros têm de saber usar as tecnologias. Os avanços dos últimos anos fez com que várias profissões tivessem de se atualizar. Com a portaria dos edifícios não foi diferente! Nos dias de hoje têm de saber mexer com câmaras de vigilância, “Walkie Talkies”, entre outros equipamentos que fazem parte da rotina.
Quais as suas funções
A função de um porteiro é garantir a segurança e a ordem do edifício. Para isso, ele precisa de:
- Estar sempre na portaria / entrada
- Garantir a limpeza do local
- Receber correspondência quando o morador não está
- Entregar o correio a quem de direito
- Registar entradas e saídas do prédio
Controlar quem entra e quem sai do prédio faz parte das funções do porteiro. Não só controla a entrada e saída de moradores, como de visitantes. Assim, consegue garantir a segurança de todos e responsabilizar as pessoas certas em caso de problemas.
Sempre que houver um serviço no prédio, tem de ser avisado. Todos os profissionais têm de fazer o registo de entrada e saída.
Quando um morador não está, tem de receber o correio e depois entregar a quem de direito. Para evitar a entrada de estranhos, costuma receber tudo à porta. Em casos de entregas de comidas, ou algo do género, o porteiro entra em contacto com o morador para saber se autoriza a subida do entregador, ou se ele vem receber a encomenda à porta.
Os porteiros têm sempre um livro de ocorrências. Todos os problemas com vizinhos, prestadores de serviços, empregados, na estrutura do condomínio, são escritos nesse livro.
Sempre que alguém escrever nesse livro, tem de ser comunicado ao responsável pelo condomínio.
Competências:
Para fazeres um bom trabalho, então tens de ser uma pessoa:
- Gentil
- Educada
- Comunicativa
Além disso, é importante seres uma pessoa firme. Assim, consegues evitar muitos problemas com os moradores e visitantes do prédio.
Também tens de saber como agir em casos de emergência, como, por exemplo, em incêndios, assaltos, ou até quando alguém fica preso no elevador.
Saídas no Mercado de Trabalho
O porteiro pode trabalhar em todo o tipo de edifícios. No entanto, existem alguns que são obrigados a ter porteiros, como:
- Edifícios de escritórios, consultórios, ou similares
- Prédios de habitação com mais de 10 fogos
Também podes trabalhar em estabelecimentos comerciais. No entanto, é mais comum contratarem seguranças.
Como entrar na carreira de Porteiro
Embora não seja preciso ter uma formação, é bom fazeres um curso de formação de Segurança / Porteiro. Não só vais ter mais oportunidades de emprego, assim como vais ter mais competências a desempenhar o teu trabalho.
Para fazeres este curso precisas de ter, no mínimo, 18 anos.
Ao longo do curso vais aprender sobre, por exemplo:
- Regime de estabelecimentos de restauração e bebidas
- Direito de acesso e identificação de comportamentos de risco
- Sistemas de segurança
- Controlos de acesso e segurança
- Técnicas de vigilância
- Intervenção de alarmes
- Revistas
- Registos de incidentes
- Defesa pessoal
- Videovigilância
Onde estudar para Porteiro
Portugal:
- Do it Better
- Densisfor
Brasil:
Se queres ser porteiro, então é bom teres um curso profissional que te dê conhecimentos sobre a profissão de forma prática. Investe o teu tempo porque vai valer a pena!