Um especialista em energias renováveis é um profissional qualificado que trabalha somente com energias renováveis (solar, eólica, hidráulica, biomassa, geotérmica, maremotriz, hodrogénio). Sem dúvida, numa altura em que o mundo enfrenta um grande desafio ambiental, a evolução destas energias alternativas mostra-se imprescindível para a sustentabilidade.
O setor das energias renováveis está, sem dúvida, em forte crescimento. Muitos dizem, até, que está no seu auge. No entanto, com a preocupação constante com o meio ambiente e a poluição, assim como a gestão efetiva dos recursos da Terra, ainda há muito trabalho pela frente, e ainda temos muito que evoluir nesse sentido.
Sendo assim, o especialista em energias renováveis é cada vez mais importante para toda a Humanidade.
Sem dúvida, este é um emprego com futuro, em todas as suas especialidades, e dá a oportunidade de crescimento e evolução na carreira.
O que faz um Especialista em Energias Renováveis?
Um especialista em energias renováveis trabalha com a otimização de sistemas de energias renováveis, com o intuito de minimizar os impactos no meio ambiente, assim como para garantir a sustentabilidade do planeta.
Além disso, este profissional é responsável pela elaboração do projeto de sistemas de energias renováveis em comércio, indústria e residências, assim como é responsável pela sua instalação e manutenção.
O especialista em energias alternativas também pode trabalhar com pesquisa de outras formas de energia, novos equipamentos e técnicas que sejam capazes de produzir energia renovável.
Este profissional pode ainda trabalhar na elaboração de projetos de sistemas de energias alternativas que sejam viáveis, quer a nível técnico, quer a nível económico.
Poderá também trabalhar com vistoria e perícia dos edifícios com instalações de energias renováveis, assim como proceder à sua avaliação e elaborar um parecer técnico, consoante a sua área de formação.
Quais as suas funções
O especialista em energias renováveis pode ocupar diferentes cargos de acordo com o seu nível de escolaridade.
Sendo assim, encontramos profissionais técnicos, engenheiros e tecnólogos, os quais têm funções diferentes e, obviamente, salários diferentes.
Todas as profissões associadas às energias alternativas de nível técnico precisam da supervisão de engenheiros e tecnólogos. Estes são profissionais que dão todo o suporte nas várias etapas do projeto, como instalação, manutenção e operação dos sistemas de energias alternativas.
Os tecnólogos e engenheiros que estejam a trabalhar com energias renováveis são responsáveis pela liderança de todas as atividades referentes ao projeto. São eles que estudam a viabilidade de um determinado projeto, desenvolvem o projeto, e lideram a instalação, manutenção e operação de todos os equipamentos e sistemas de geração, transmissão e distribuição da energia renovável.
Saídas no mercado de trabalho
Portugal é um dos países da Europa com mais procura de especialistas em energias renováveis, mas não é o único! Sem dúvida, podemos perceber uma concentração de empregabilidade neste setor em alguns países da União Europeia, Brasil, Estados Unidos da América, China e Índia.
Sendo uma área em franca expansão, muito pela necessidade urgente de converter a energia usada por meio de energia não renovável em energia proveniente de fontes renováveis, é uma excelente oportunidade para os jovens conseguirem um emprego com muita saída, com futuro, e com perspectivas de crescimento.
Como existem vários aspectos relacionados às energias renováveis, as saídas profissionais são imensas. Podemos destacar:
- Instaladores e Colaboradores na manutenção de sistemas solares térmicos e voltaicos e sistemas eólicos
- Orçamentistas de sistemas solares
- Técnico em: Hidrologia, Biocombustíveis, Mecânica, Geoprocessamento, Geologia, Sistemas de Energia Renovável, Química, Controlo Ambiental
- Engenheiro: Ambiental, de Software, Civil, Químico, Eletrónico, Eletricista, Mecânico, Sanitário
- Tecnólogo em: Sistemas Elétricos, Energia Renovável, Biocombustíveis
Empregadores
Como pode ver, existe uma série de profissões relacionadas às energias alternativas, e todas elas dizem respeito a especialista em energias renováveis.
Por isso, encontramos empresas de muitos segmentos que procuram contratar estes profissionais.
No entanto, podemos destacar os seguintes como os principais empregadores:
- Órgãos públicos que usam ou regulam energia renovável / alternativa
- Empresas de instalação e manutenção de equipamentos e sistemas de energias renováveis
- Empresas de comercialização e utilização de sistemas e equipamentos de energias renováveis
- Cooperativas de eletrificação
- Prestadores de serviços e concessionárias no setor da transmissão, geração e distribuição de energia renovável
- Indústrias com sistemas de geração de energia renovável própria
- Empresas de desenvolvimento e criação de projetos, assim como empresas de assistência técnica a sistemas de energias alternativas
- Centros de pesquisa de energias renováveis
- Institutos de energias renováveis
- Instituições de ensino com cursos de energias renováveis
Como entrar na carreira de Especialista em Energias Renováveis
Para se tornar um especialista em energias renováveis, é imprescindível ter uma qualificação ao nível do ensino superior.
Existem muitos cursos ligados às energias alternativas e renováveis e estes são destinados a todos aqueles que querem vir a trabalhar com instalação e manutenção de sistemas eólicos, solares térmicos, fotovoltaicos, entre outros.
Além disso, os cursos superiores de energias renováveis são muito úteis também para aqueles profissionais que já estejam a lidar com a tecnologia de energias alternativas e que pretendam adquirir mais conhecimento ou evoluir na carreira.
Onde estudar Energias Renováveis
Portugal:
- Energias Renováveis – IMF – Business School
- Energias Renováveis e Eficiência Energética – IPB
Brasil:
Se quer um emprego com futuro, que realmente tem um impacto positivo no mundo e na Humanidade, então esta é a escolha acertada! Sem dúvida, ser especialista em energias renováveis é algo com que se orgulhar!