O setor dos animais de estimação tem uma série de profissões novas. Uma delas é o Dog Walker, em português, “passeador de cães”. Como o próprio nome indica, ele passeia com os cães de pessoas que não têm tempo para passear com eles.
Com a “humanização” dos animais de estimação, conhecidos também como pets, as pessoas têm uma preocupação maior com a qualidade de vida que oferecem aos seus companheiros de quatro patas.
Com toda a certeza, os nossos animais são seres super inteligentes e cheios de amor para dar, e nós queremos que eles vivam o máximo de tempo possível, mas que tenham uma vida de qualidade.
Uma das grandes necessidades dos nossos cães é o exercício físico. Além de ser bom para a saúde dos nossos peludos, também é excelente para a saúde mental, porque eles precisam respirar ar livre e espairecer, tal como nós!
Ao mesmo tempo que ganhamos consciência das necessidades dos nossos patudos, o nosso dia a dia torna-se cada vez mais corrido. É o trabalho, a casa, os filhos, as compras, o médico, e quando vemos não temos tempo nem para assistir um filme na televisão.
Ora, para que os nossos cães não fiquem sem o seu passeio, temos de encontrar uma solução! E essa solução chama-se Dog Walker!
Se estás à procura de uma profissão ligada a animais, ou se estás à procura de um part-time, então continua a ler este artigo e descobre tudo o que precisas saber!
O que é Dog Walker?
Dog Walker significa passeador de cães. Trata-se de um profissional que é pago para passear e conviver com os cães de outras pessoas (dog walking) que, por falta de tempo ou por não terem treinamento para tal (ou disposição), optam por contratar esse serviço.
Este é um profissional autónomo e, como tal, consegue fazer o seu próprio horário e organizar os roteiros de passeios da forma que mais lhe convém.
Uma das grandes vantagens deste trabalho é que não precisas andar de fato e gravata! Basta vestires o teu fato de treino, calçar umas sapatilhas e estás pronto para enfrentar mais um dia de trabalho.
A profissão de Dog Walker vai-te permitir ganhar dinheiro enquanto fazes exercício (porque passear cães não é fácil e vais ter de andar várias horas por dia) e recebes todo o amor dos animais (e sabemos o quão amorosos eles conseguem ser, não é mesmo?).
Para saberes mais sobre o dia a dia deste profissional, segue connosco!
O que faz um Dog Walker?
O Dog Walker passeia os cães quando os seus donos não têm tempo para o fazer. Se quiseres seguir esta profissão, tens de gostar muito de animais, mas também tens de saber lidar com eles. É normal passear com vários cães ao mesmo tempo. Então, tens de saber lidar com vários tipos de situações.
Alguns cães simplesmente não gostam de outros animais, ou não sabem passear na rua. Tu tens de ter conhecimentos que te permitam ultrapassar esses desafios. E acredita que não são fáceis de lidar!
Basta um cão mal treinado para todos os outros cães agirem como não devem. E tu vais ter de saber dar a volta à situação! E agora imagina que há um cão mais violento, ou que não suporta outros animais! Vais ter de passear com ele sozinho (e deixas de ganhar dinheiro com todos os outros), ou então vais mesmo ter de o educar, e isso exige conhecimentos de educação e treinamento canino.
Por isso, esta é uma profissão que não é assim tão fácil quanto possa parecer ao início, nem é para toda a gente. Tens mesmo de ter uma aptidão natural para animais, e vais ter de dedicar-te a estudar sobre o adestramento de cães.
Estás curioso para saber mais sobre esta profissão? Então continua a ler!
Quais as suas funções
A função de um Dog Walker é passear os cães que, de outra forma, não poderiam sair à rua. Além de passear os cães, também tens de limpar as necessidades que os peludinhos fazem durante o passeio, até porque esta é a oportunidade que estes animais têm de fazer as suas necessidades fora de casa.
Embora esta não seja uma profissão muito conhecida em Portugal e no Brasil, em muitos países da Europa, e nos Estados Unidos, esta é já uma rotina para muitas famílias. A falta de tempo faz com que os animais de estimação acabem por sofrer as consequências.
A verdade é que o pouco tempo que sobra é para descansar, e o passeio do cão acaba por se adiar. Adiamos hoje, amanhã, depois, e acabamos por arrastar o passeio do nosso patudo eternamente.
A solução é mesmo o Dog Walker! E se tu gostas de cães e adoras andar a pé, esta é a oportunidade de ganhares dinheiro, ao mesmo tempo que ajudas estas pessoas a dar alguma qualidade de vida aos seus cães.
No entanto, devemos dizer que nem tudo é um sonho. Se, por um lado, permite-te trabalhar ao ar livre e conviver com muitos cães, por outro lado, quando o tempo está chuvoso ou quando está frio, não é assim tão fácil. Além de teres de andar à chuva e ao frio, vais ter de secar sempre os cães antes de entregá-los. Os patudos têm de ser entregues tal qual como eles estavam.
Saídas no Mercado de Trabalho
Como dissemos, a profissão de Dog Walker ainda é muito recente, tanto em Portugal, como no Brasil. Se, por um lado, isso significa um desconhecimento destes profissionais por parte da sociedade em geral, por outro lado a concorrência é muito pequena.
A vantagem de entrar numa carreira nova é que acabas por entrar antes de qualquer pessoa, e consegues uma maior reputação no mercado no médio e longo prazo.
Ou seja, imagina que existem 100 Dog Walkers no país. Eles vão trabalhando e adquirindo clientes e experiência. Daqui a 5 anos, quando surgirem mais profissionais na área, já vais ter um nome no mercado. Então, tu vais ser uma “referência” no mercado, enquanto que os profissionais que vêm depois são apenas “mais um”.
Por isso, esta é, sim, uma profissão de futuro, e podes trabalhar para formar uma empresa tua, para depois contratares outros passeadores de cães! As oportunidades estão aí! Basta procurar!
Quais os Preços de Dog Walker?
Os preços cobrados pelo serviço de Dog Walker variam de acordo com vários fatores. No entanto, em Portugal, o preço médio para o passeio de um cão durante 30 minutos ronda os 8€.
Na hora de fazeres um orçamento, tens de levar em consideração:
- Tempo do passeio – quanto mais tempo durar o passeio, mais caro será.
- Raça e idade do cão – a raça do animal muitas vezes influencia a sua personalidade e algumas delas exigem maior esforço da nossa parte. Além disso, a idade também influencia no preço cobrado pelo serviço de dog walking. Se é um cão novinho, será mais difícil (pois não está habituado a passeios e foge da sua rotina).
- Quantidade de cães – Se um cliente pede para passear mais do que um cão, o preço também é mais caro do que se pedisse apenas para passear um (mas não o dobro do valor, pois consegues poupar na deslocação).
- Deslocação necessária – O local onde terás de ir buscar os cães também influencia. Quanto mais longe, mais caro. Além disso, devemos levar em consideração que em grandes cidades existe maior oferta destes serviços e, por isso, o preço praticado deve ser mais baixo do que em localidades mais pequenas, com pouca oferta de Dog Walkers.
- Cuidados especiais – Alguns cães podem precisar de cuidados especiais. Assim, ao definir o valor, deves ter em conta quais cuidados um cão precisa (brinquedos, alimentação especial, biscoitos, etc.).
Como entrar na carreira de Dog Walker?
Para seguires a carreira de Dog Walker é importante teres um curso de treinamento e adestramento de cães. Hoje, encontras também vários cursos de Dog Walker online, o que também pode ser bom para começares a trabalhar e enriquecer o teu currículo.
Como dissemos, passear vários cães ao mesmo tempo é um desafio muito grande. Além de ser uma confusão danada de patas, vais ter de lidar com vários temperamentos caninos. Então, precisas estar preparado para lidar com todos eles!
Já existem vários cursos de treinamento canino. Basta encontrares um bom, que te dê os conhecimentos que procuras.
Vê agora algumas escolas que te podem dar uma ajuda nesse sentido!
Onde estudar para Dog Walker?
Portugal:
Brasil:
Ficaste interessado em ser um Dog Walker? Então não percas mais tempo e procura já o melhor curso para ti!Um futuro brilhante espera por ti!
3 comentários em “Dog Walker”
Venho das áreas de atendimento ao público, administrativo, e serviços gerais (em clínica veterinária e odontológica – humana). Depois da experiência em clinica veterinária ainda insisti na área de serviços gerais (humana), mas cheguei a conclusão de que o meu caminho é no mundo Pet (Dog Walker).
A leitura deste texto sobre a profissão (Dog Walker) só aumentou o meu desejo e disposição para me empenhar e me desenvolver nessa área.
Bom dia !
Adorei o texto também e embora tenha uma gata em casa , gosto de cães também!
Nos últimos meses tenho pensado em investir neste negócio, embora sem qualquer experiência, acho que é uma boa ideia de negócio e que tem relativamente pouca oferta pelo que vi.
Trabalho em um hotel à 10 anos em Lisboa mas sempre sonhei ter um negócio meu , também tem a mesma opinião?
Ou será esta área so um “part time ” ?
Cumprimentos
Eu comecei como Dog Walker, foi a melhor coisa que fiz na minha vida!