O agricultor é a pessoa que cultiva a terra, trata dela, e cuida dos animais, como galinhas, vacas, porcos, entre outros. É uma pessoa que gosta do campo, dos animais e da natureza, e gosta de viver em ambientes mais calmos e longe da poluição das grandes cidades.
Esta é uma profissão que é alvo, ainda, de muito preconceito. As pessoas ainda olham para os agricultores como pobres e sofredores, que se sacrificam numa vida de esforço físico para ganhar pouco.
Sem dúvida, esta era uma realidade há alguns anos, mas hoje em dia o panorama mudou. Hoje não basta ser-se agricultor. É preciso ser um empresário da agricultura.
Ou seja, é preciso bem mais do que saber plantar, colher e cuidar de animais. Atualmente, os agricultores têm de saber de marketing e de gestão, para poder aproveitar os vários mercados, incluindo o mercado externo.
Sem dúvida, quando o mercado do agricultor era mais local, o trabalho era mais fácil. Hoje, os agricultores têm de ter uma produção maior para obter rendimentos e bons resultados. Por isso, é normal que eles se associem a outros agricultores e recorram a aconselhamento técnico.
Como vemos, não é uma vida assim tão fácil, nem é um negócio fácil de começar. A concorrência é grande, e é essencial ter produtos diferenciados que possam realmente fazer a diferença no mercado de produção.
Se esta é uma carreira que gostas e se estás decidido em seguir, então continua connosco e vê tudo o que precisas saber para ser bem-sucedido.
O que faz um Agricultor?
O agricultor cuida da terra, cultiva os campos, colhe os bens produzidos, e cuida dos animais (se tiver). Ele pode trabalhar sozinho, caso seja um terreno pequeno, ou pode trabalhar com outros agricultores, quando a produção é maior.
Além disso, pode ser um empresário por conta própria, tendo os próprios terrenos e produções, ou pode trabalhar para outra pessoa, recebendo um salário pelo trabalho e serviços prestados.
Atualmente, o governo tem dado apoios a jovens agricultores que queiram começar o seu negócio próprio. Este é um incentivo para o setor primário, e para que os jovens voltem a trabalhar na produção alimentar, não só para garantir a subsistência do país, como para entrar no mercado da exportação.
Tendo em conta que Portugal é o país europeu com menor percentual de jovens agricultores, a tendência é que esses apoios continuem e que cresçam também. Além disso, é essencial que os jovens que queiram entrar neste mercado tenham formação profissional.
A agricultura é fundamental para qualquer sociedade. Sem os agricultores, as pessoas não têm como se alimentar, porque deixam de haver pessoas a cultivar os campos e a colher aquilo que plantam. Por isso, podemos dizer que o agricultor está na base da sociedade, e é imprescindível para se manter!
Agora que sabemos um pouco mais sobre esta profissão, vamos ver quais as funções que este profissional tem!
Quais as suas funções
O agricultor trata de tudo o que se faz nos terrenos que lhe pertencem, ou nos terrenos do seu empregador. Sendo assim, ele pode:
- Tratar de animais (dar de comer e beber)
- Ordenha vacas
- Apanha ovos das galinhas
- Limpar as instalações dos animais
- Tratar das plantas
- Tratar da lavoura
- Semear
- Plantar
- Adubar
- Regar
- Sachar
- Cavar
- Podar
- Ceifar
- Debulhar
- Comercializar produtos agrícolas
Ele faz tudo o que é preciso nos campos, ou manualmente, ou com a ajuda de um trator, dependendo da função. Se quiseres seguir esta carreira, tens de saber como se trabalha a terra e como se trata dos animais. Além disso, como se trata de um trabalho muito braçal, tens de ter força e gostar de atividade física.
Acordar cedo não pode ser um problema, porque vais ter de te “levantar com os galos”, como costumam dizer os mais velhos.
Saídas no Mercado de Trabalho
O agricultor trabalha no setor agrícola, ou seja, em campos, terrenos, onde se fazem plantações e se cuidam de animais. Por isso, podem trabalhar em grandes herdades ou em quintas.
A maioria dos agricultores são donos do próprio terreno onde trabalham. Sendo assim, são empresários da agricultura, além de agricultores.
Como entrar na carreira de Agricultor
A melhor forma de entrar nesta carreira com o pé direito é tendo uma formação na área. Hoje em dia existem vários cursos profissionalizantes em agricultura que podem, sim, fazer toda a diferença na hora de colocar o negócio em prática.
Nestes cursos, vais adquirir conhecimentos técnicos que te permitem lidar com os vários aspetos da rotina do trabalho na agricultura. Entre eles podemos falar de:
- Pragas
- Mudanças climáticas
- Melhor altura para semear / colher
Além destes conhecimentos, tens de ser uma pessoa atenta e com sensibilidade para os pequenos detalhes da vida no campo. Além disso, também tens de ser uma pessoa com aptidão para as tecnologias, porque surgem sempre máquinas novas que ajudam muito na atividade.
O curso superior de agronomia também pode ser interessante, mas é claro que isso implica mais investimento, tanto de dinheiro, como de tempo.
Onde estudar para Agricultor
Embora não seja obrigatório ter uma formação, como já vimos antes, é sempre bom ter conhecimentos técnicos que nos permitam manter a competitividade num mercado global.
Sendo assim, dá uma olhadela a estes cursos e pondera fazer um. Vai fazer toda a diferença, acredita!
Portugal:
- Confederação dos Agricultores de Portugal
- Associação de Jovens Agricultores de Portugal
- Training House
Brasil:
Se queres ser agricultor, então investe na tua formação técnica. Vai valer a pena mais esse esforço!