A Quiropraxia ou Quiroprática, ou ainda Quiropatia, pertence à área da Medicina Alternativa, mas dedica-se apenas ao diagnóstico e tratamento de problemas músculo-esqueléticos com enfoque na coluna vertebral.
De acordo com a quiroprática, as condições que afetam o sistema músculo-esquelético têm uma influência direta com o estado geral de saúde. Os quiropatas usam terapias manuais, especialmente na área da coluna, articulações e tecidos moles.
Esta prática tem uma implantação relevante em determinados países desenvolvidos e é, a maior parte das vezes, feita em conjunto com outras técnicas, como a terapia física e a osteopatia.
Se você se interessa por esta área de conhecimento e está a pensar seguir esta profissão, então continue a ler este artigo e saiba tudo sobre esta carreira! Confira!
O que faz um Quiropata, Quiroprático ou Quiropraxista?
O Quiropata, ou Quiroprático, ou ainda quiropraxista, é um profissional que atua na área da Medicina Alternativa. Como temos vindo a observar, esta medicina tem vindo a crescer bastante nos últimos anos, e a Medicina Tradicional já tem vindo a reconhecer vários benefícios na conjugação com as alternativas.
Obviamente que uma não implica deixar a outra, mas as duas, juntas, podem trazer inúmeras vantagens para os pacientes, que veem melhorias mais rapidamente.
Estas Medicinas Alternativas evitam o uso de medicamentos e intervenções cirúrgicas, optando por usar produtos naturais e, no caso do quiropata, usar a terapia manual para melhorar as condições físicas dos seus pacientes.
No que diz respeito ao profissional de quiropraxia, este diagnostica e trata condições do sistema músculo-esquelético, sendo que maioria das pessoas procura este profissional para tratar lombalgias, crónicas e agudas. No entanto, ele pode atuar noutras condições, como por exemplo:
- Hérnia de disco
- Dor ciática
- Dores musculares
- Tensões musculares
- Dores no pescoço
- Movimentos restritos
- Dores nas articulações, em especial ombros, joelhos e tornozelos
- Dores de cabeça (Cefaleias)
Além de tratar estas condições, os quiropraxistas previnem o aparecimento destas doenças, assim como doenças do sistema nervoso. Estes profissionais também atuam na correção de postura e no alongamentos dos músculos.
Tendo em conta que eles olham para o organismo como um todo, e não como partes, é comum que, ao mesmo tempo que faz a terapia manual, aconselhe uma mudança alimentar, comportamental, exercícios físicos e, claro, uma melhoria da qualidade de vida geral, diminuindo os níveis de ansiedade e stress.
Quais as suas funções?
A principal função do profissional de quiropraxia é tratar condições do sistema neuro-músculo-esquelético, como: hérnias de disco, má postura, má posição das articulações, lombalgias, entre outros.
Esta prática também tenta recuperar a capacidade que os impulsos do sistema nervoso central têm para fazerem a transmissão aos tecidos de todo o organismo.
O tratamento reside em reeducação postural, exercícios físicos, assim como terapia manual.
Saídas no mercado de trabalho
Em Portugal, a quiropraxia é uma profissão da área da saúde desde outubro de 2014. No entanto, não existe uma formação superior nesta área no país. Apesar de um leve crescimento, ainda é uma prática “desconhecida” da maioria da população, o que torna o mercado de trabalho ainda diminuto.
No Brasil, esta prática tem vindo a ser adicionada aos atendimentos de saúde tradicionais, mas esta é uma profissão que ainda não está regulamentada. No país, a quiroprática é vista como uma subespecialidade da fisioterapia, muito embora a ABQ (Associação Brasileira da Quiropraxia) queira destacar esta técnica como uma profissão independente.
O mercado ainda é pequeno, mas cada vez maior nos últimos anos.
Poderá trabalhar em consultórios e clínicas de empresas já instaladas, mas também poderá montar o seu próprio consultório, trabalhando como independente. Outra hipótese é fazer atendimentos domiciliares.
Existem também algumas empresas que chamam estes profissionais para programas de prevenção de doenças ocupacionais, as quais têm origem em posturas erradas no trabalho, assim como movimentos repetitivos.
Ginásios (academias e clubes) poderão requerer o serviço destes profissionais para tratar possíveis lesões desportivas.
Como entrar na carreira de Quiropraxia?
Em Portugal, não existe nenhum curso superior de Quiropraxia. No entanto, existem vários cursos profissionalizantes, os quais conferem um diploma certificado no final.
No Brasil, encontra, igualmente, cursos de especialização livres, cujas especializações são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Mas também já tem, atualmente, dois cursos universitários, os quais são reconhecidos pelo Ministério da Educação, um em São Paulo (Faculdade Anhembi Morumbi) e outro em Novo Hamburgo (Feevale).
Tendo em conta que no Brasil a profissão não é reconhecida, estes profissionais deverão trabalhar com fisioterapeutas e, caso apareçam pessoas com casos complexos, deverão encaminhá-los para outros profissionais de saúde, como neurologistas, ortopedistas ou reumatologistas.
Onde estudar Quiropraxia?
Como já foi dito, em Portugal não existe um curso universitário e no Brasil apenas há dois cursos universitários disponíveis. No entanto, existe a possibilidade de se tirar cursos profissionalizantes e de especialização, disponíveis nos dois países.
No caso do Brasil, em particular, é comum o profissional optar por tirar o curso de fisioterapia e, mais tarde, tirar um curso de especialização para se tornar Quiropraxista.
Vejamos, então, as várias opções disponíveis.
Onde estudar Quiropraxia/Quiropatia em Portugal?
- Associação Portuguesa dos Quiropráticos (curso de 5 anos + 1, equivalente a Mestrado Integrado pós-Bolonha)
- Chinarte (Lisboa e Viana do Castelo)
Brasil:
Quer ser um Quiropata? Então não desista e inscreva-se num bom curso de Quiropraxia. Esta é uma profissão interessante, que melhora a qualidade de vida das pessoas, e a tendência é que as oportunidades de emprego cresçam ao longo dos próximos anos, assim como qualquer outra Medicina Alternativa.
14 comentários em “Quiropraxia (Quiroprática)”
Gustaria de tirar o curso de quiropraxia,
Como posso fazer.
Olá Marco António.
Antes de mais, agradecemos o teu feedback. É muito útil conhecer as dúvidas e preocupações dos nossos visitantes.
Quanto ao Curso de Quiropraxia, sugerimos que consultes as sugestões de Onde Estudar que incluímos neste artigo sobre a profissão de Quiropraxia. O ideal será procurar a informação diretamente nas instituições de ensino que indicamos, nomeadamente para ficar a conhecer datas de cursos e condições de acesso.
Esperamos que encontres a melhor opção para o teu caso e desejamos-te muito sucesso!
Bom dia. Como acima citado, a Chinarte tem o curso de quiropraxia. Esse curso é válido na Europa também? Ou só em território nacional?
Cumprimentos
Olá Alexandre,
Desde já agradecemos o teu testemunho. É sempre importante saber o que os nossos leitores acharam do conteúdo publicado e quais as dúvidas que têm.
Quanto à tua questão, não temos uma resposta direta para te oferecer, pois a quiropraxia é vista como uma ciência da saúde em alguns países, mas noutros não. Sendo assim, deverás perceber como é olhada a quiropraxia no país europeu em que pretendes trabalhar e saber quais as qualificações que eles pedem.
Lamentamos não poder ajudar-te mais, mas esperamos que consigas conquistar tudo aquilo que desejas.
Sucesso!
Olá!eu gostava de tirares o curso de quiropraxia,porém só tenho o 9 ano de escolaridade.sera possível no meu caso? muito obrigada..
Olá Eduardo.
Obrigado pelo testemunho. Gostamos sempre de conhecer a opinião e as dúvidas dos nossos visitantes.
Quanto à pergunta, em Portugal, é possível fazer formação em Quiropraxia através de um Curso Profissional e estes destinam-se a quem complete o 9º ano de escolaridade. Assim, sendo esse o teu caso, poderás certamente estudar nessa área.
Esperamos que consigas cumprir o teu sonho. Desejamos-te muito sucesso!
Necessita ser profissional de saúde, para tirar o curso de quiropraxia?
Após o termino do curso, pode-se trabalhar na área em Portugal?
Olá Emilianno.
Na verdade, não é obrigatório ser profissional de saúde para tirar o curso de Quiropraxia. Para entrar no mercado de trabalho em Portugal, só precisas de fazer um curso nessa área, e há opções no Ensino Profissional para isso.
Esperamos ter-te ajudado e desejamos-te todo o sucesso!
Bom dia sou licenciado em Educação Física, na licenciatura Pre-bolonha (5anos). O que tenho de fazer para poder exercer quiriopatia. Obrigado
Olá Eduardo.
Para exercer a profissão de Quiropata, precisas de tirar um curso de Quiropraxia. Há várias opções de formações que podes seguir no Ensino Profissional.
Esperamos que encontres a melhor para o teu perfil e que tenhas muito sucesso!
Olá, sou fisioterapeuta e quiropraxista no Brasil, posso exercer quiropraxia em Portugal?
Olá Aline.
Desde já agradecemos o teu feedback. Em Portugal, atualmente não existe um curso específico para quiropraxia. Nesse sentido, se tens essa formação no Brasil, é possível atuar como quiropaxista em Portugal. Alertamos, ainda, que este cenário pode alterar-se de um ano para o outro, dependendo das atualizações da legislação quanto à profissão em questão. Por isso, o mais adequado será sempre manteres-te informada e poderás obter informações mais específicas junto da Associação Portuguesa dos Quiropráticos.
Esperamos ter ajudado. Sucesso!
Boa tarde, obrigada pela matéria!
Fiquei em dúvida sobre a atuação desse profissional, após curso é necessária a presença de um fisioterapeuta durante consulta ou apenas acompanhamento? Visto que no caso o fisio seria capaz de tratar a queixa do cliente. Posso atuar como quiroprata somente com curso de Auxiliar de fisioterapia e técnica manual?
Obrigada novamente, a matéria foi de grande ajuda e esclarecedora, sucesso para a equipe!
Olá Debora.
A profissão de Quiroprata é uma das profissões de terapêuticas não convencionais que se encontra regulamentada. Assim, existem critérios que é preciso seguir para trabalhar nesta área. E ter um curso de Quiropraxia é importante para poder fazer o trabalho dentro das melhores práticas do setor.
Esperamos ter ajudado e desejamos-te muito sucesso!