O produtor executivo é a pessoa que consegue o dinheiro necessário para uma produção audiovisual. Qualquer produção audiovisual, desde um filme para o cinema, uma série, uma novela, ou até mesmo um vídeo para publicar na internet, precisa de dinheiro para ser produzida. Conseguir esse dinheiro é função dos produtores executivos.
O mundo do cinema, das artes do espetáculo, é muito difícil. Os apoios à cultura são poucos e é preciso um trabalho hercúleo para conseguir meios para levar uma produção avante.
Por isso é que os produtores executivos são peças essenciais em qualquer produção audiovisual. Sem eles, seria impossível criar e realizar qualquer projeto.
Se gostas da sétima arte, de produções audiovisuais, mas também gostas da área logística e administrativa, então esta pode ser a profissão que estavas à procura.
Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira e tudo o que precisas fazer para entrar no mercado de trabalho com toda a força.
Vamos?
O que faz um Produtor Executivo?
O produtor executivo é a pessoa que consegue os recursos que são precisos para levar a cabo um projeto audiovisual.
Basicamente é aquele que põe a “mão na massa”, que sabe o que é preciso e aquilo que realmente se consegue fazer com os recursos que existem.
É este profissional que sabe quais os recursos que uma produção audiovisual tem disponíveis, assim como tudo o que é preciso fazer em termos estratégicos, logísticos e administrativos para que o resultado seja aquele que o realizador (diretor) pretende.
Muitas pessoas confundem o produtor executivo com o produtor de um filme. No entanto, e embora os nomes sejam parecidos, têm funções bem diferentes.
O produtor é a pessoa que investe num filme, ou em qualquer outra produção audiovisual. O objetivo do produtor é ter o retorno do seu investimento com lucro. Embora possa ser uma pessoa, normalmente é uma empresa, com mais capital, capaz de suportar as despesas de uma grande produção.
Sendo assim, os produtores são aqueles que têm os direitos da obra, tanto na exibição como na distribuição. Por isso, eles são aqueles que mais poder têm numa produção audiovisual.
O produtor executivo não tem nenhum direito sobre a obra, ele apenas faz a gestão do projeto para que o resultado seja aquele que o realizador quer.
Muitas vezes, este profissional fica responsável por fazer o projeto do filme. Por isso, ele tem o roteiro em mãos ao mesmo tempo que o realizador e os dois discutem a possibilidade de se colocar em prática, ou não, determinadas ideias.
Quais as suas funções
O produtor executivo, como dissemos, tem a seu cargo a gestão do projeto de realização do produto audiovisual. Por isso, de entre as várias tarefas que tem em mãos, podemos destacar aqui, por exemplo:
- Fazer cálculos para orçamentos
- Registar todos os movimentos em documentos excel, ou outro programa idêntico
- Elaborar cronogramas
- Apresentar todos os comprovativos de compras e recebimentos
- Negociar localizações para as filmagens
- Comprar / negociar objetos a serem usados em cena
- Determinar a quantidade de pessoas que podem estar envolvidas no projeto
- Comprar ou alugar equipamentos e outros materiais, como, por exemplo, câmaras, maquilhagem, acessórios, drones, microfones, figurinos
Como ele vê a parte prática do projeto, é capaz de dizer o que é possível colocar em prática, e o que não é. Muitas vezes, os roteiristas, dramaturgos, realizadores, têm ideias muito boas, mas que são impossíveis de levar a cabo por falta de recursos.
O produtor executivo é a pessoa que traz à produção a dura realidade dos números, mas também oferece soluções alternativas que caibam no orçamento.
Saídas no Mercado de Trabalho
O produtor executivo pode trabalhar em qualquer projeto audiovisual que necessite de alguém para fazer a gestão do projeto. Normalmente, este profissional é mais requisitado em cinema e televisão, até porque os orçamentos para estes projetos são maiores.
No entanto, é possível encontrar trabalho no teatro e até na internet (com a febre dos vídeos online, muitos artistas têm investido bastante em fazer arte apenas para meios digitais).
Embora as saídas profissionais sejam ainda algumas, a verdade é que não existe assim tanta oferta de trabalho. Isso acontece precisamente pela falta de recursos na área artística e cultural, fazendo com que o número de produções não seja tão elevada quanto aquela que gostaríamos.
Como entrar na carreira de Produtor Executivo?
Se queres seguir a carreira de produtor executivo, então tens de ter conhecimentos na área da contabilidade, mas também da área da produção audiovisual. Como é uma área com poucas ofertas de trabalho, quanto mais formação tiveres, melhor.
No Brasil existem já cursos específicos para a produção executiva, o que é uma vantagem na hora de conseguir emprego. Afinal de contas, é o nosso currículo que vai fazer a diferença.
Independentemente disso, frequentar um curso na área da produção cinematográfica vai ser de grande ajuda. Conhecer pessoas que já estão no meio é muito importante. Tratando-se de um meio muito fechado, também pela grande concorrência, muitas contratações são feitas por meio de indicações.
Portanto, ao frequentares um curso, vais conhecer pessoas que já estão a trabalhar na área e que podem indicar-te para um trabalho.
O estágio é também uma boa opção. Ter em mãos já uma experiência de trabalho antes de começares a trabalhar de verdade é sempre uma mais-valia.
Onde estudar para Produtor Executivo?
Portugal:
Brasil:
Gostavas de ter uma carreira sólida como produtor executivo? Então não desistas dos teus sonhos, estuda muito, porque vai valer a pena todo o esforço. Lembra-te que não há nada maior do que os teus sonhos.
2 comentários em “Produtor Executivo (Audiovisual)”
Boa noite!
Descobri-me como Produtor Executivo, quando fui fazer assistência de produção da peça ” Júlio Céasar, de Shakespeare ,no Rio de Janeiro, 1995. Sem qualquer experiência na área, comecei a fechar apoios para a peça, porquê eu via que nada andava e só escutava reclamações das pessoas pela dificuldade e pelo pouco dinheiro, que tinha. E na peça tinham vários famosos da época, como Dolabela, Harrisson Capri,Ariel Coelho e Paulo Reis. A partir dai, produzi vários projetos no teatro. Desafio- me assumir a produção executiva de um projeto de audiovisual, que nunca trabalhei. Lecionei muito tempo Produção Executiva em projetos de ONGS e amo dar aulas. Nesta Pandemia, estava como Professor de Artes em Escolas de Minas, por meio remoto e agora, estou aguardando trabalhos em minha áreas no Rio de Janeiro.
Abraços,
Olá Frederico.
Obrigada pelo testemunho. É um ótimo relato profissional sobre esta área que só enriquece a informação do Guia das Profissões.
Estamos certos de que conseguirás encontrar boas oportunidades com esse teu percurso tão interessante.
Ficamos a torcer pelo teu sucesso!