O animador é um verdadeiro artista. Ele dá vida às imagens que cria, tornando-as num filme, desenho animado, anúncios publicitários ou até videojogos. Sem dúvida, uma profissão onde reina a criatividade e que oferece muita magia a quem assiste ao resultado final.
Se, há uns anos, a carreira em animação não tinha muitas saídas profissionais, hoje, com o avanço da tecnologia, o cenário mudou. Sem dúvida, se houve uma carreira que evoluiu muito nos últimos anos, essa é a de animação.
Em constante inovação, hoje conseguimos olhar para a animação como um mundo a desbravar, cheio de encantos, magia e, com toda a certeza, muitas oportunidades.
Com toda a certeza, esta profissão é perfeita para quem gosta de desenhar. Mas também é indicada para os amantes de “bonecos”. Sem dúvida, é uma profissão perfeita para quem combina estas duas paixões!
Se sempre gostaste de animação e adoravas trabalhar na área, então vem connosco descobrir a profissão de animador. Aqui vamos mostrar-te o que faz um animador, quais as funções tem no seu dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.
Curioso para saber mais?
Então vem connosco!
O que faz um Animador?
O animador cria imagens (chamadas de quadros) que, quando são passadas rapidamente, dão a ilusão de movimento, contando uma história, a qual está escrita num roteiro. Seguindo as orientações dadas pelo diretor de animação, ele cria os modelos das personagens e layouts de cena.
Os animadores são artistas e, assim sendo, trabalham com a criatividade. Não existe uma regra a ser seguida na criação dos quadros, até porque os métodos de criação podem ser tão diversos quanto o estilo artístico e a imaginação do animador.
Tratando-se, muitas vezes, de um trabalho complexo, os animadores podem trabalhar com outros profissionais da área da animação, como, por exemplo, artistas de:
- Storyboard (desenvolvem os desenhos dos painéis de ação)
- Layout (trabalham no design dos cenários, ângulos de câmaras, entre outros)
- Cenários
Mas não trabalham apenas com pessoal do departamento de animação. Podem trabalhar também com:
Vamos ver agora algumas das funções do animador.
Quais as suas funções
O animador tem como função desenvolver as imagens (quadros) para animações, podendo estas ser para o cinema, televisão, publicidade, entre outros.
Existem animadores de personagem e animadores de efeitos especiais. Os primeiros trabalham com o movimento de personagens, atuação e diálogo, por exemplo, enquanto os segundos focam no movimento de tudo o que não é personagem, como veículos, objetos ou fenómenos naturais, por exemplo.
Podes ainda trabalhar com animação 2D ou 3D. A tua função passará por projetar, desenvolver e produzir as animação, seguindo as orientações do projeto em causa, assim como o estilo artístico que foi definido anteriormente.
Saídas no Mercado de Trabalho
Sem dúvida, o animador encontra hoje um mercado de trabalho bem mais favorável. Os avanços tecnológicos vieram transformar a área da animação, a qual está em constante inovação.
Hoje em dia, existem mais vagas de trabalho para os animadores, o que mostra bem a importância que eles têm no mercado da animação.
São vários os tipos de trabalho a serem desempenhados, como, por exemplo:
- Filmes
- Séries
- Vídeos
- Curtas-metragens
- GIFs
- Anúncios publicitários
- Videojogos
Como tal, poderás trabalhar em diversos locais, como, por exemplo:
- Produtores para a internet
- Emissoras de televisão
- Estúdios de jogos
- Estúdios de animação
- Agências de publicidade
- Empresas da área da educação e governo
Podes também fazer uma carreira como freelancer, oferecendo os teus serviços a empresas, assim como a clientes particulares, que queiram realizar algum projeto.
Como entrar na carreira de Animador?
Se queres seguir a profissão de animador, então o melhor é procurares uma formação onde aprendas os principais conceitos de animação. Existem cursos profissionais, mais práticos, que te apresentam o mundo da animação 2D e 3D, online, assim como na modalidade presencial.
Podes ainda escolher uma licenciatura em animação digital. Esta é, sem dúvida, a escolha certa se quiseres progredir na carreira com bases mais sólidas. Além de teres conhecimentos maiores sobre animação, é sempre bom teres um curso superior no teu currículo.
Vejamos alguns desses cursos.
Onde estudar Animação?
Portugal:
Brasil:
- Universidade Federal de Minas Gerais
- Faculdade Méliès
- Escola de Comunicação e Design Digital (Instituto INFNET)
O teu sonho é tornares-te animador? Adoras desenho e és apaixonado por histórias contadas com “bonecos” em movimento? Então não desistas do teu sonho e investe na tua formação. Acredita, porque vai valer a pena todo o esforço. Seguir um sonho é sempre a melhor escolha. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que tenhas um futuro brilhante!