As previsões para os próximos anos podem até ser pessimistas em certa medida, mas há boas notícias para quem quiser encontrar emprego em cinco áreas específicas. Descobre onde vão estar as melhores oportunidades de emprego nos tempos vindouros.
As notícias económicas têm andado sombrias, com a inflação e as taxas de juro a subirem sem parar. Com os receios da crise à porta e tudo cada vez mais caro, as previsões podem parecer assustadoras.
Contudo, nem tudo são más notícias. Para quem está a procurar emprego, ou pensa em mudar de carreira, há alguns setores de atividade que serão ideais para encontrar as melhores oportunidades. Vamos já revelar-te quais são!
5 setores vão ter as melhores oportunidades de emprego
No campo das previsões, o melhor a fazer é ouvir quem percebe do assunto que queremos antecipar. E foi isso que fomos fazer!
Assim, deixamos aqui as expetativas do profissional de coaching Tim Madden, especialista em acelerar carreiras, que, num artigo para a Forbes, aponta os cinco setores de atividade mais promissores para estes ano.
1. e-Commerce
O mundo das compras online tem crescido todos os anos, mas tem ainda manobra para crescer mais, sobretudo em África, na América Latina e na Europa Ocidental.
Assim, vão faltar trabalhadores nos próximos tempos, incluindo em países como Portugal e Brasil, para conseguir tirar o melhor partido possível das oportunidades que surgirem.
Portanto, as vagas de emprego não vão faltar. É só preciso ter as competências digitais certas para as agarrar.
Vê como ser Especialista em e-Commerce
2. Cloud Computing
A área da informática e das tecnologias de informação vai continuar a crescer como nos últimos anos. As empresas que ainda não estavam convencidas têm de dar passos rumo à transformação digital e isso abre diversas oportunidades de emprego neste campo.
O Cloud Computing, ou computação em nuvem na tradução literal para português, é essencial para permitir que o trabalho remoto e a automação funcionem. Sendo estes processos fundamentais no mercado de trabalho atual, tornam-se uma prioridade.
É através deste processo de computação que a colaboração online pode ser eficaz, pois permite sincronizar informações e dados entre diversos dispositivos de forma instantânea.
Portanto, há muita procura por profissionais desta área, seja no âmbito da Gestão da Transformação Digital, seja no caso de especialistas em Segurança da Informação, ou, claro está, de profissionais de Engenharia Informática e de Software.
3. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) continua em alta e vai sofrer novos e importantes desenvolvimentos nos anos vindouros.
Cada vez mais empresas estão a adotar ferramentas de IA em diversos setores das suas atividades, incluindo robôs no auxílio de procedimentos de automação essenciais para as operações rotineiras.
A aplicação da IA já faz parte do dia a dia de áreas como o Data Analytics e o Marketing. Mas aliada às vertentes do cloud computing e da Internet das Coisas, também está a ajudar as empresas a monitorizarem processos, para descobrirem problemas e implementarem melhorias.
Há ainda muita margem de manobra para crescer e estão a surgir muitas empresas novas neste setor. Assim, vão também aparecer mais vagas de emprego para diferentes departamentos.
4. Cuidados de Saúde
A pandemia de covid-19 já lá vai, mas o setor dos cuidados de saúde vai manter-se no topo das áreas onde vão fazer mais falta novos profissionais. Os empregos em saúde estão entre os mais promissores quando olhamos para o horizonte.
Não estamos apenas a falar de Médicos e Enfermeiros, mas também de outros operacionais importantes, como, por exemplo, Auxiliares de Saúde e de Limpeza Hospitalar.
Além disso, também haverá procura em termos de Administradores e de Engenheiros Hospitalares, entre outros cargos.
5. Hospitalidade
A área da hospitalidade foi uma das que mais se ressentiu com a pandemia, com restaurantes, hotéis e outros espaços de lazer e de eventos muito afetados com os confinamentos obrigatórios. Mas, logo depois da abertura de portas no pós pandemia, estas áreas começaram a florescer e é preciso mão-de-obra para preencher as vagas existentes.
Há muitas pessoas que, por força das circunstâncias ou porque decidiram mudar de vida, saíram deste setor, procurando novas oportunidades. Assim, há uma crise de pessoal – ainda no último verão, foi notícia que o turismo precisa (com urgência) de trabalhadores.
Estas vagas não são apenas para funções como Empregado de Mesa, Barman/Barmaid ou Empregada de Limpeza. Também estão em causa funções mais administrativas ou de gestão, como, por exemplo, Gestor de Reservas de Hotel, Gerente de Restaurante ou Gestor Hoteleiro.
Preparado para agarrar as melhores oportunidades de emprego?
Como deu para reparar neste texto, há várias e interessantes oportunidades para aproveitar. Apesar de vivermos tempos complicados a vários níveis, há uma “luz ao fundo do túnel”.
Assim, não te deixes ensombrar pelo negativismo. Traça o teu plano de futuro, definindo para onde queres ir e prepara-te para agarrar as melhores oportunidades de emprego que te surgirem pela frente. Mas não é só sonhar com isso – começa já a agir para chegares lá!
Aproveita o pack de 8 e-books e prepara-te para encontrar o emprego que tanto desejas!