Há alguma confusão entre o que se faz nas áreas de TI, Telecomunicações e Engenharia Informática. Mas, afinal, é tudo o mesmo? Vem conhecer as diferenças entre cada uma.
O setor tecnológico continua a ser um dos mais promissores, em termos de oportunidades de emprego e de valores salariais. Ainda há falta de profissionais na área, até porque o investimento neste domínio continua, uma vez que muitas empresas precisam de se adaptar à transformação digital.
Perante os desafios atuais da sociedade da informação, profissionais de Tecnologias de Informação (TI), de Telecomunicações e de Engenharia Informática são muito necessários. E se achas que é tudo o mesmo, vem entender as diferenças e o que se faz em cada uma destas profissões.
Diferenças entre TI, Telecomunicações e Engenharia Informática
Antes de mais, temos de entender o que cada uma destas áreas profissionais significa – no fundo, o que cada uma faz e qual a sua importância para o funcionamento de empresas e organizações. Vamos, então, começar por aí.
Que é isso de Tecnologias da Informação (TI)?
Quando falamos em Tecnologias da Informação ou TI estamos a referir-nos ao processamento da informação, o que inclui o armazenamento, a transmissão e a recuperação de dados.
Esta área está focada em serviços como o E-commerce e o E-business, ou ainda em serviços governamentais. Portanto, o papel dos profissionais de TI é garantir que os computadores e as redes que suportam estes serviços funcionem sem problemas.
O trabalho consiste em construir e administrar redes de comunicação e bancos de dados. Um dos aspetos a ter em conta passa pela segurança destes dados, o que exige preocupações e conhecimentos de Segurança da Informação.
Mas também é preciso dominar especialidades como governança de TI, Business Intelligence, gestão de projeto e cloud computing, entre outras.
O que é a Engenharia de Telecomunicações?
Houve tempos em que falar de Telecomunicações era falar de telefones! Atualmente, é um pouco mais complexo do que isso, pois as comunicações evoluíram muito e incluem também os computadores.
Assim, conceitos como LAN (rede de área local), WAN (rede de longa distância) e Internet fazem parte do dia a dia dos profissionais de Telecomunicações.
Mas também lidam com sistemas VoIP que usam tecnologias baseadas em cloud (ou nuvem) para que as empresas se mantenham sempre conectadas, independentemente de onde as pessoas estejam.
Portanto, a comunicação e os seus problemas estão no centro do trabalho dos Engenheiros de Telecomunicações.
Vê o que faz um Engenheiro de Telecomunicações
TI vs Telecomunicações
Como pudeste confirmar, as áreas de TI e de Telecomunicações estão intimamente ligadas – e dependem uma da outra para que tudo corra bem.
As Telecomunicações não podem funcionar sem TI e as TI precisam das Telecomunicações em pleno.
Mas, em termos simplistas, podemos dizer que os profissionais de TI lidam com as tecnologias que facilitam a comunicação e a transmissão de informação. Já os de Telecomunicações concentram-se nas transmissões dos sinais que contêm essa informação.
Portanto, podemos dizer que estes últimos trabalham mais com o hardware e com a infraestrutura de tecnologia que é fundamental para as TI funcionarem.
E o que é a Engenharia Informática?
A Engenharia Informática, ou Engenharia de Computação, envolve a análise e o desenvolvimento de sistemas de hardware e de software de computadores.
Portanto, foca-se mais no produto em si do que nos serviços, lidando com especialidades das áreas da Engenharia Elétrica e das Ciências da Computação.
O Engenheiro Informático trabalha com o equipamento, com o que faz o computador funcionar, tal como os microchips, o router e a placa de circuito. Mas também acaba por lidar com componentes do software que são determinantes para que os computadores funcionem como desejamos.
Descobre como seguir Engenharia Informática
TI vs Engenharia Informática
Podemos dividir a Engenharia Informática em duas vertentes distintas: Engenharia de Hardware e Engenharia de Software. Assim, o profissional lida com componentes eletrónicos e elétricos, mas também com sistemas de circuitos e com o desenvolvimento de software.
Ora, a área de TI está mais focada no uso da tecnologia, nos serviços relativos à informação, do que no seu desenvolvimento. Portanto, aborda mais o negócio em si e o que é preciso para que funcione na perfeição no que às questões de redes e de comunicações diz respeito.
Deste modo, no caso da Engenharia Informática, é essencial dominar temáticas como matemática e algoritmos. Já o profissional de TI precisa também de ter soft skills particulares, pois lida diretamente com clientes.
Engenharia Informática vs Telecomunicações
Há muitas coisas em comum no trabalho de Engenheiros Informáticos e de Engenheiros de Telecomunicações. Ambas as profissões lidam com computadores e com componentes eletrónicos.
Mas se os informáticos estão mais focados no hardware e no desenvolvimento de computadores e de outros equipamentos de computação, os engenheiros de telecomunicações concentram-se mais nas redes de comunicação.
Portanto, estes lidam sobretudo com protocolos IP de Internet, sistemas Bluetooth e WiFi, antenas e telefones.
O exemplo de um smartphone
Imaginemos, como exemplo, um smartphone. O principal trabalho do Engenheiro Informático será projetar o hardware e todos os circuitos que assegurem o seu funcionamento. Também terá de cuidar do sistema operacional, seja ele IOS ou Android.
O Engenheiro de Telecomunicações, por seu lado, tratará da componente das comunicações e da transmissão de dados e, nomeadamente, de garantir que será possível fazer e receber chamadas.
Na área das Telecomunicações, será preciso lidar com temas como eletrónica digital e analógica, sistemas de comunicações móveis e óticos, processamento de sinal digital, bem como engenharia de televisão e vídeo.
Em Informática, predominam áreas como o desenvolvimento de software, circuitos lógicos digitais, algoritmos, sistemas operacionais e de computador, ou ainda redes e circuitos elétricos.
Entre TI, Telecomunicações e Engenharia Informática, qual escolher?
Não há uma resposta certa a essa pergunta, uma vez que tudo depende daquilo que mais gostas de fazer.
Há sempre a questão do dinheiro e do emprego. Mas, neste caso, estamos perante profissões muito equiparáveis e com boas oportunidades no mercado de trabalho. A Engenharia Informática está mesmo entre as profissões com mais saída.
Em todo o caso, se estás na dúvida sobre o que escolher entre TI vs Telecomunicações vs Engenharia Informática, aproveita para fazer Testes Vocacionais para descobrir qual é a profissão ideal para ti!
Ainda não sabes qual é a melhor profissão para ti? Tira dúvidas com estes Testes Vocacionais