As pessoas preocupam-se, cada vez mais, com o equilíbrio entre as suas vidas pessoal e profissional. Por isso, há mudanças na forma como encaram as suas profissões e há uma nova tendência de busca de empregos menos stressantes para mudar de vida.
Isto verifica-se em vários setores de atividade, com pessoas à procura de ambientes de trabalho mais tranquilos, onde consigam ter uma melhor qualidade de vida.
E há até quem aposte em mudanças imprevisíveis, com Engenheiros, Arquitetos e Advogados a investirem tempo e dinheiro em cursos de pizzas, na expetativa de uma mudança de carreira.
É isso mesmo que conta ao Guia das Profissões o mestre Pizzaiolo italiano Cristiano Garbarino que tem uma escola em Roma, a Percorsi di Pizza, onde recebe alunos de vários países do mundo, incluindo de Portugal.
“Estudantes de diferentes empregos” têm chegado à sua escola, onde ensina a fazer pizzas tipicamente romanas, como nota. “Tive Engenheiros, Arquitetos, Advogados, muitas pessoas que têm uma vida stressada, muito stressada, e que procuram algo para mudar”, revela.
Mudar de vida: da engenharia na Amazon a fazer pizzas
“Não é fácil mudar para um emprego diferente, mas a chave é esta: querem mudar uma parte da sua vida”, acrescenta, contando um caso particular de um Engenheiro que era diretor na Amazon, uma das maiores empresas de e-commerce e de tecnologia do mundo.
“Era muito jovem, com cerca de 35 anos, falava cinco línguas, mas vivia muito stressado”, refere Cristiano Garbarino em entrevista ao Guia das Profissões.
“Disse-me que queria mudar de vida porque não tinha tempo para estar com o filho, nem com a esposa, ou com a família e amigos”, acrescenta, frisando que este jovem Engenheiro “estava à procura de um novo negócio onde pudesse libertar o stress” e ter mais tempo para os seus entes queridos.
Apesar de a área da restauração também ser bastante stressante, Garbarino nota que é “um stress diferente”.
Tendo como referência uma empresa do tamanho da Amazon, o mestre Pizzaiolo destaca que os salários podem até ser bastante apelativos, mas isso também significa que as chefias vão “esperar muito” de um trabalhador. “Então, o stress torna-se muito alto”, conclui.
O problema de ter “dois pés no mesmo sapato”
Porém, o caso deste Engenheiro da Amazon não foi de sucesso. Ele conseguiu abrir uma pizzaria em Barcelona, depois de ter feito o curso de pizza de Garbarino em Roma. “Mas a covid-19 foi um problema para ele”, revela o mestre Pizzaiolo.
“Não foi um período fácil em lado nenhum”, salienta, explicando que o engenheiro “não conseguiu mudar de vida na perfeição porque tinha “dois pés no mesmo sapato””, o que significa que não chegou a deixar o trabalho na Amazon.
Portanto, manteve os dois trabalhos em paralelo e as coisas não deram certo.
Mas Garbarino dá outro exemplo de sucesso de um aluno que conseguiu mudar de vida depois de ter aprendido a fazer pizzas na sua escola. Trata-se de um antigo Motorista que abriu o seu negócio há cinco ou seis anos em Loulé, no distrito de Faro.
Razões para mudar de vida
Além do stress e do desejo de conciliar a vida profissional com a vida pessoal, há profissionais que decidem mudar de vida por outras questões.
Uma das razões pode ser também a satisfação pessoal. Há quem abrace oportunidades de emprego que, depois, não são suficientemente interessantes quando se investe nelas grande parte do dia.
Importância da satisfação pessoal
A satisfação pessoal no trabalho pode estar relacionada com diferentes fatores, tais como o ambiente de trabalho, as tarefas desempenhadas, as relações com colegas e superiores, mas também as oportunidades de crescimento e progressão na carreira.
Atualmente, os colaboradores das empresas precisam muito de se sentirem valorizados e reconhecidos pelo trabalho que realizam. E isso pode incluir elogios, promoções, aumentos salariais, mas também outro tipo de recompensas.
Mas a flexibilidade no trabalho também se tornou um aspeto fundamental para os trabalhadores. Horários flexíveis, trabalho remoto e a capacidade de auto-gestão do próprio tempo são valores de que muitos profissionais não querem abdicar.
O que fazer para mudar de vida?
Não há uma fórmula perfeita para quem esteja a pensar em mudar de vida no campo profissional. Na verdade, cada pessoa deve encontrar a sua “equação” ideal.
Contudo, há alguns passos que podem ser dados com o intuito de mudar de vida, nomeadamente explorar novas áreas de interesse.
Assim, trata de pesquisar onde é que te podes encaixar melhor, considerando os teus interesses e competências, para encontrares uma nova carreira.
Neste sentido, também é importante desenvolver novas habilidades, investindo em formação para adquirir competências relevantes para a nova profissão que desejas abraçar.
Depois, só tens de investir tempo e dedicação para que mudar de vida melhore mesmo o teu bem-estar e a tua felicidade.
Aproveita para descobrir as 10 melhores profissões para mudar de carreira em 2024.