A falta de experiência pode ser um grande entrave quando se termina uma formação, seja ela superior ou não. Na busca por um novo emprego, muitos empregadores vão colocar-te essa pergunta: que experiência tens? Se não tiveres nada para apresentar, podes acabar rejeitado.
Mas, na verdade, como podes ter experiência se acabaste de te formar e não consegues um emprego? É esse o dilema que parece difícil de ultrapassar. Mas não precisa de ser – afinal, para tudo há uma solução.
Deste modo, vamos sugerir-te algumas alternativas de como conseguir experiência profissional após a tua formação. Começa a tomar notas!
8 Dicas de como conseguir experiência profissional
Na hora de agarrar uma oferta de emprego, todos os fatores contam. Até podes ter a melhor formação, numa escola prestigiada, com as melhores notas da turma e, mesmo assim, seres preterido na corrida a um bom emprego por não teres a “experiência” exigida.
Isso pode complicar o início de uma carreira profissional na área que tanto sonhas. Investiste tanto tempo no teu curso, aplicaste-te e deste o teu melhor, e, agora, o mercado de trabalho vira-te as costas. Pode ser frustrante!
Mas não vale a pena baixar os braços. É preciso ir à luta!
Fica já a saber que há como conseguir experiência profissional mesmo sem nunca ter tido um emprego. É tudo uma questão de empenho e de dar os passos certos – e vamos indicar-te algumas sugestões que fazem a diferença já de seguida.
1. Tem humildade para começar por baixo
É certo que estudaste, tens um bom curso numa boa escola e queres muito trabalhar na área em que te formaste. Mas nem sempre isso é possível, até devido à lei da oferta e da procura que, por vezes, deixa poucas vagas de emprego em certos setores profissionais.
Portanto, tens de adaptar-te à realidade. E se não consegues aquele emprego que queres, precisas de ser humilde para começar por baixo.
Se conseguires fazer isso na tua área de formação, tanto melhor – procura os trabalhos para “juniores” que, habitualmente, não pedem muita experiência.
Mas até podes ter de começar por um trabalho menos qualificado, aquém das tuas competências, na expetativa de poder subir na carreira e chegar lá onde desejas.
Sabes qual foi um dos primeiros trabalhos de Reese Witherspoon?
Recentemente, a atriz Reese Witherspoon revelou, durante uma entrevista no programa de Jimmy Kimmel para promover a sua mais recente comédia romântica para a Netflix, qual foi o seu primeiro trabalho em Hollywod.
Quando tinha 17 anos, a atriz trabalhou como Assistente no filme “Devil in a Blue Dress” (1995) com Denzel Washington. O seu trabalho incluía atender o telefone e estacionar o Porsche do Ator! Bem, não era propriamente um sacrifício, mas foi a partir daí que Reese Witherspoon ascendeu até à fama.
Denzel Washington também revelou que, mais tarde, foi a sua filha quem cuidou da roupa de Reese Witherspoon como Assistente de Figurinista durante as gravações do filme “Water For Elephants?” (2010).
Esses exemplos devem servir-te de inspiração porque, afinal, não importa como se começa, mas como se acaba!
2. Faz estágios
Se estás mesmo a acabar a tua formação, é uma excelente ideia fazer estágios profissionais. Muitos cursos, sejam superiores ou profissionais, incluem essa possibilidade que é, por vezes, uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho.
Contudo, mesmo que já tenhas feito esse estágio no âmbito da tua formação, podes tentar ficar à experiência em alguma empresa importante da tua área profissional.
Será ótimo para aprenderes melhor a tua profissão, mas também para mostrares o que vales – e até te pode garantir um emprego!
Na pior das hipóteses, será uma efetiva experiência profissional que poderás incluir no teu currículo e que poderá dar-te uma vantagem numa próxima entrevista de emprego.
3. Arranja um trabalho em part-time
Esta é outra boa opção para conseguir experiência profissional depois de tirar um curso. Mais uma vez, pode nem ser na área de formação, mas se for, tanto melhor.
É também uma boa forma de ter contacto direto com o mercado de trabalho, aprendendo como funciona o “mundo dos graúdos”. Além disso, vai permitir-te acumular conhecimento em novas áreas, fortalecendo também o teu leque de competências.
4. Trabalha como freelancer
Há várias áreas onde o trabalho como freelancer é habitual, tais como o Design Gráfico, o Nail Design e a Fotografia, entre outras. Nesses casos, trabalhar por conta própria é uma excelente forma de ganhar experiência – e até de se afirmar no setor.
E há várias plataformas de trabalho remoto onde podes anunciar os teus serviços ou encontrar trabalhos, a partir de pedidos de clientes. Portanto, só tens de definir os teus serviços e os respetivos preços, para poderes começar.
5. Faz trabalho voluntário
É certo que o trabalho voluntário não dá direito a salário, mas pode ser recompensador a outros níveis.
Além da questão humana, podes também conseguir ganhar experiência em áreas tão distintas como, por exemplo, a recolha de fundos, o cuidado de idosos e crianças, o atendimento telefónico, a organização de produtos/eventos, entre outros.
Por outro lado, é uma forma de mostrar que tens consciência social, algo que é cada vez mais valorizado pelas empresas.
6. Faz formação adicional
Sabemos que já te formaste e que, agora, só pensas em ter a tua oportunidade de emprego. Mas pode ser boa ideia fazer mais formações, para ganhares competências profissionais que sintas estarem em falta.
Podes usar a Internet para encontrares cursos que sejam do teu interesse, e que possam trazer-te vantagens no mercado de trabalho.
E vê que nem todos são caros! Há formações a preços acessíveis que podem fazer a diferença na hora de procurares aquela vaga de emprego que tanto desejas.
Procura aqueles cursos onde obtenhas Certificações Profissionais em matérias/competências essenciais na tua área. Será um impulso determinante para o teu futuro.
7. Participa em conferências
Há diversos eventos profissionais, tais como conferências e seminários, que são ótimos para ficar a par das últimas novidades dos respetivos setores. Portanto, será uma experiência interessante para participares.
Além da parte do conhecimento da área em si, também é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas dentro do meio. Já ouviste falar em networking? É muito importante ter uma rede de contactos para poder chegar às pessoas certas – e, logo, ao emprego que desejas.
8. Começa um blog ou um vlog
Se tens um lado comunicador, também podes criar o teu próprio blogue ou vlog (a versão em vídeo de um blogue). Há diversos profissionais, desde a Eletricidade ao Marketing, que têm canais no YouTube, onde deixam dicas e partilham o seu conhecimento. Já pensaste em fazer o mesmo?
Com este tipo de aposta, conseguirás uma visibilidade que te poderá abrir outras portas. E mesmo que o teu vlog não seja um sucesso, podes sempre usar os teus vídeos para impressionar os teus futuros empregadores.
Aproveita para conhecer a profissão de Vlogger
Agora que tens estas dicas nas “mãos”, já sabes como conseguir experiência profissional para agarrares aquele emprego que tanto desejas. Esperamos que encontres o que te faz feliz e que tenhas muito sucesso!