Ter uma boa média no final do 12º ano é essencial para garantir a entrada no curso e na instituição pretendidos. No entanto, nem todos os alunos conseguem ter as notas que precisam em tempo útil. Mas, nesses casos, existe a possibilidade de subir a média do secundário.
Apesar de muitas mudanças no ensino nos últimos anos, no que diz respeito à melhoria de notas, tudo se mantém igual aos anos anteriores.
Qualquer aluno que queira melhorar a nota do secundário terá de optar pelos exames nacionais. É através deles que se consegue subir a média do secundário, mas apenas como nota de ingresso no ensino superior.
Vejamos abaixo como funciona este processo em detalhe.
Como funciona a melhoria de nota no secundário?
Se as notas que tens a algumas disciplinas não são suficientes para entrares no curso que queres, a opção é tentares uma melhoria de nota.
Para tal, tens de te inscrever nos exames para melhoria da classificação final da(s) disciplina(s) em causa (deves assinalar SIM no campo 4.6. na inscrição nos exames nacionais).
Nota que os resultados dos exames de melhoria só têm valor para o acesso à Universidade. Portanto, os resultados não vão constar no teu diploma de conclusão do secundário.
No entanto, é a nota obtida no exame de melhoria (caso seja superior à tua nota interna) que deves usar como classificação final da disciplina quando estiveres a calcular a tua nota de candidatura ao ensino superior.
Exemplo prático de como subir a média do secundário
Por exemplo, imagina que estás no curso de Ciências e Tecnologias. Tiveste um mau resultado à disciplina de Físico-Química no 11º ano (classificação final e prova de ingresso). Agora que estás no 12º ano, queres melhorar a tua nota para garantires a tua entrada na universidade.
Inscreves-te nos exames nacionais, assinalando SIM no campo 4.6. ao exame de Físico-Química. Consoante o resultado, tens três cenários possíveis:
- Nota do exame é inferior à classificação final e à prova de ingresso – Neste caso, anula-se o resultado do exame de melhoria e permaneces com a tua nota interna e a nota da prova de ingresso anteriores.
- Nota do exame de melhoria é inferior à classificação final, mas superior à prova de ingresso – Quando isto acontece, a tua nota interna à disciplina permanece a mesma, mas a prova de ingresso passa a ter o valor do exame de melhoria.
- Resultado do exame de melhoria é superior à classificação final e à prova de ingresso – Neste cenário, tanto a classificação final, quanto a prova de ingresso passam a adotar o valor obtido no exame de melhoria.
Resumindo: Manténs sempre a nota mais alta obtida, mesmo sendo válida apenas para um dos parâmetros de avaliação (classificação final ou prova de ingresso).
Exceção: Caso a disciplina que queres melhorar a nota não tenha exame nacional associado, é possível realizar a melhoria de classificação através de uma prova de equivalência à frequência, apenas para efeitos de acesso ao ensino superior.
Quando se pode fazer os exames para melhoria da classificação final da disciplina?
Podes fazer os exames para melhoria de nota do secundário na 1ª e/ou na 2ª fase dos exames nacionais. Vai sempre depender da disciplina que vais tentar melhorar a classificação.
Para disciplinas bienais (que terminaste no 11º ano):
- Se fizeste o exame da disciplina no fim do 11º ano pela primeira vez durante a 1ª fase dos exames nacionais, só podes inscrever-te para melhoria na 2ª fase de exames.
- Se já tens a disciplina feita em anos anteriores, podes fazer a melhoria na 1ª e na 2ª fase dos exames nacionais.
Para disciplinas trienais ou anuais (que terminas no 12º ano):
- Só podes inscrever-te nos exames de melhoria na 2ª fase de exames, mas tens de fazer, obrigatoriamente, o exame na 1ª fase.
Notas importantes:
- É obrigatório fazeres a 1ª fase dos exames nacionais para poderes aceder à 2ª fase. Excetuam-se aqui algumas circunstâncias, como internamento, doença, sobreposição de exames ou provas internacionais.
- Se fizeste os exames de melhoria na 2ª fase, as notas obtidas só podem ser usadas na 2ª fase de candidaturas ao ensino superior nesse ano.
Agora que já sabes como subir a média do secundário, está na hora de fazeres contas e perceber quais as disciplinas que precisas, ou não, de te inscrever para melhoria de nota. Fica sempre a par dos prazos para inscrição para não gastares dinheiro desnecessário e para garantires o acesso.
1 comentário em “Como subir a média do secundário? Guia sobre melhoria de nota”
Olá minha pergunta é a seguinte, eu quero melhorar a média interna de uma disciplina que terminei no 11 e eu estou no 12. Porém eu não irei usar esse exame para me candidatar ao ensino superior. Eu consigo na mesma aumentar a média interna dessa disciplina?