As competências intrapessoais são importantes em qualquer trabalho, assim como os conhecimentos técnicos. No entanto, nem todas as pessoas têm noção de que estas soft skills são importantes para a sua vida (não só profissional, como pessoal).
Entender quem somos, o que queremos, conhecer os nossos pontos fracos e fortes, permite-nos evoluir enquanto pessoas e profissionais. Assim, a inteligência intrapessoal mostra-se imprescindível para uma vida realizada e feliz.
Se ainda não sabes o que é a inteligência intrapessoal e quais as competências intrapessoais mais importantes, continua connosco.
O que é a inteligência intrapessoal?
A inteligência intrapessoal é uma das múltiplas inteligências apontadas por Howard Gardner (psicólogo) na sua obra “Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences”, 1983. A partir deste livro, a forma como analisamos o desenvolvimento e a inteligência humana mudou, surgindo daqui a teoria das inteligências múltiplas.
O autor rejeita a ideia da existência de uma única inteligência mensurável em termos numéricos (conhecido como QI). Para ele, cada um de nós tem um conjunto de inteligências distintas, o qual vai definir as nossas potencialidades e fraquezas.
Uma dessas inteligências é, precisamente, a intrapessoal. Esta é muito importante para o desenvolvimento do perfil profissional, uma vez que esta se relaciona com a capacidade que temos de nos conhecer a nós mesmos.
Olhar para nós mesmos com conhecimento de quem somos permite-nos agir com mais clareza em várias circunstâncias, além de ser essencial no processo de tomada de decisões.
O autoconhecimento permite-te saber até onde queres ir, o que queres alcançar na tua vida profissional, assim como perceber quais são as tuas necessidades e expectativas, tendo sempre em conta o teu bem-estar emocional.
Exemplos de inteligência intrapessoal
Para tornar mais clara a inteligência intrapessoal, veremos agora alguns exemplos de características/circunstâncias que demonstram que a pessoa tem competências intrapessoais desenvolvidas.
- És capaz de olhar para ti com bondade, empatia. Sabes que tens falhas e entendes os teus próprios erros, tendo a capacidade de te perdoares.
- Sabes quando começas a sentir-te mal, triste e em pressão e reconheces que essas emoções não são boas para tomares decisões. Nessas situações, sabes quais estratégias adotar para te tirar desse estado de espírito e não tomas decisões precipitadas.
- Sabes o que queres para o teu futuro e consegues determinar metas realistas e alcançáveis.
- Consegues descrever e comunicar as tuas emoções e sentimentos aos outros em teu redor.
Competências intrapessoais que promovem a inteligência intrapessoal
Para conseguires desenvolver a inteligência intrapessoal, é fundamental promoveres as competências intrapessoais. Estas são parte das conhecidas soft skills (competências não-técnicas, valorizadas pelas empresas, as quais estão relacionadas com a tua personalidade e atitude).
De entre todas as competências intrapessoais, destacam-se algumas que são particularmente interessantes para o desenvolvimento da inteligência intrapessoal. São elas:
Autoconhecimento
O autoconhecimento é essencial para fazeres boas escolhas na tua vida. Saber o que queres e o que não queres para ti, para a tua vida, vai permitir-se tomar decisões acertadas. Também, conheceres os teus pontos fortes e pontos fracos vai ajudar-te a traçar um caminho mais claro, sem tantos obstáculos.
Para o mercado de trabalho, o autoconhecimento também se mostra uma competência intrapessoal essencial, pois ele permite-te saber qual a profissão que queres para ti, qual a carreira que mais se adequa à tua personalidade e às tuas expectativas.
Autonomia
Ser autónomo, independente e confiar nas próprias decisões é fundamental. Esta competência permite-te ser proativo, confiante, agir com iniciativa própria, sem que o que os outros pensam e julgam interfira.
No trabalho, esta competência é muito valorizada, uma vez que tens mais confiança no produto que entregas.
Autodisciplina
Enquanto crianças e adolescentes, tínhamos os nossos pais que nos impunham regras e nos diziam o que tínhamos de fazer. No entanto, em adultos, essa responsabilidade passa a ser nossa.
Já não temos quem nos oriente, quem nos diga o que fazer e como fazer. Nesse sentido, a autodisciplina mostra-se essencial para conquistares a estabilidade que precisas para cumprir todos os teus objetivos.
Autocontrolo
Perder o controlo traz, sempre, resultados negativos, independentemente da circunstância. No mercado laboral, o autocontrolo mostra-se imprescindível.
É fundamental que tenhas a capacidade para controlares as tuas ações, incluindo aquelas que só a ti dizem respeito: como a capacidade de atenção, por exemplo.
Autodesenvolvimento
A procura por ser mais e melhor é fundamental, não só na tua vida profissional, mas também na tua vida pessoal. O autodesenvolvimento refere-se a isso mesmo. Deves procurar aprender e crescer em termos profissionais e pessoais de forma constante.
Profissões relacionadas à inteligência intrapessoal
Algumas profissões requerem que o profissional tenha inteligência intrapessoal muito desenvolvida. De entre elas, destacam-se:
- Psicólogo
- Psiquiatra
- Sociólogo
- Escritor
- Filósofo
- Analista
- Anatomista
- Terapeutas
- Guias religiosos
Embora estas profissões também estejam relacionadas a outros tipos de inteligência, pessoas com competências intrapessoais bem trabalhadas costumam ter melhores resultados do que aquelas com inteligência intrapessoal pouco desenvolvida.
Ainda não sabes qual o teu tipo de inteligência? Descobre no nosso Teste das 7 Inteligências.