O interesse pelos cursos de Psicologia tem crescido. Mas como é que isso se explica? Há vários fatores a considerar e tudo começa com a importância da saúde mental e do bem-estar.
Os cursos de Psicologia sempre tiveram uma procura constante, até por se dedicarem a uma área tão fascinante. Trata-se de estudar o comportamento humano e a forma como as pessoas pensam, sentem, agem e interagem consigo mesmas e com os outros.
Esta área profissional abrange diversos campos de atuação, desde a Psicologia Clínica à Psicologia Organizacional, passando pela Psicologia do Desenvolvimento, pela Psicologia do Desporto ou pela Psicopedagogia, entre outros.
Mas é um facto que, nos últimos anos, o interesse pelos cursos de Psicologia tem crescido consideravelmente. Mas a que se deve essa crescente procura? Neste artigo, vamos explorar algumas possíveis razões para isso.
7 Fatores que aumentam o interesse por cursos de Psicologia
Há diversas razões que podem ajudar a explicar porque é que os cursos de Psicologia são tão procurados nos últimos tempos. Mas vamos tentar resumir o assunto em sete pontos fundamentais.
1. Maior valorização da saúde mental e do bem-estar
Em primeiro lugar, esse interesse está relacionado com o aumento da procura por serviços de Psicologia. As pessoas estão, cada vez mais, conscientes da importância da saúde mental e do bem-estar na sociedade moderna.
A saúde mental nas empresas também é um aspeto que ganha relevo nas políticas dos Recursos Humanos.
Portanto, há uma valorização global desta área e dos benefícios que a Psicologia pode trazer para o bem-estar da sociedade como um todo, e de cada indivíduo isoladamente.
Quando falamos de saúde mental, estamos a referir um estado em que a pessoa consegue concretizar as suas capacidades e lidar com o stress normal do dia a dia, trabalhando de forma produtiva e contribuindo positivamente para a sua comunidade.
Esta é a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) que entende o bem-estar como um conceito multidimensional que envolve aspetos físicos, emocionais, sociais e espirituais, entre outros.
Neste sentido, a Psicologia tem um papel fundamental na promoção da saúde mental e do bem-estar, pois oferece ferramentas e intervenções que podem ajudar as pessoas a prevenir, tratar e superar os seus problemas psicológicos.
Mas os cursos de Psicologia também podem ajudar a construir uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária, abordando questões como diversidade, cidadania, direitos humanos e ética.
2. Saúde mental deixou de ser tabu
Este é um aspeto que está relacionado com o anterior. A saúde mental era vista, noutros tempos, como um tema tabu – dizia-se, muitas vezes, que só os “maluquinhos” precisavam de um psicólogo.
Mas com a maior valorização da saúde mental e da sua importância, o tema está a deixar de ser tabu. Deste modo, é normalizado e cada vez mais pessoas falam das suas experiências e procuram ajuda profissional.
Esta mudança de atitude contribui para o fim da estigmatização da saúde mental, incentivando as pessoas a procurarem por serviços de Psicologia. E isso faz crescer as oportunidades no mercado de trabalho e fomenta a procura dos estudantes por cursos nesta área.
3. Aumento do stress e da ansiedade
O ritmo acelerado da vida moderna, as cobranças e exigências no mercado de trabalho e os desafios das relações pessoais potenciam o aumento do stress e da ansiedade.
Além disso, somos bombardeados constantemente com notícias negativas sobre a guerra, o aumento de preços, os impostos e as alterações climáticas.
Com tudo isto, é difícil resistir e até os mais fortes podem ceder perante tantas pressões. Mas é aqui que entra a Psicologia como uma ajuda para enfrentar estas dificuldades, de modo a poder voltar a encontrar o caminho do bem-estar mental.
4. Facilidade de acesso a informação
A Internet e as redes sociais facilitam o acesso à informação sobre quase tudo, incluindo a saúde mental. Isso permite que as pessoas aprendam mais sobre os diferentes tipos de transtornos psicológicos e sobre as opções de tratamento disponíveis.
E quanto mais informadas, mais as pessoas se interessam por serviços e cursos de Psicologia, sobretudo quando ficam cientes dos benefícios que podem trazer às suas vidas.
5. Ampliação das áreas de atuação da Psicologia
Atualmente, a Psicologia está presente em várias áreas da sociedade, desde a Educação ao Desporto, passando pelo setor empresarial e por tantos outros.
A diversificação do setor aumentou as oportunidades de emprego para os profissionais formados nesta área que podem trabalhar em Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional, Psicologia Infantojuvenil, Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento, entre outras.
6. Diversidade e qualidade dos cursos de Psicologia
É preciso também considerar, nesta listagem, o aumento da qualidade dos cursos de formação nesta área. Além de haver uma melhor oferta, há também maior diversidade na formação e nos caminhos profissionais que podem ser seguidos.
Há, por exemplo, licenciaturas, mestrados e pós-graduações que permitem aos profissionais especializarem-se em diferentes áreas.
7. Pandemia de covid-19
A pandemia de covid-19 e os impactos que teve na saúde mental de pessoas por todo o mundo contribuiu decisivamente para o crescente interesse por cursos de Psicologia.
Este período complicado, sobretudo durante o confinamento, implicou uma série de desafios e mudanças nas nossas vidas. E isso afetou diretamente a nossa saúde mental.
Estudos da OMS já concluíram que houve um aumento dos casos de ansiedade, de depressão, de isolamento, de violência, entre outros problemas psicológicos.
Perante tudo isto, muitas pessoas sentiram-se forçadas a pedir apoio e orientação junto de profissionais da Psicologia, seja online ou através de meios de atendimento presenciais.
Ao mesmo tempo, muitas pessoas interessaram-se em aprender mais sobre Psicologia, até para poderem compreender o que estavam a sentir, mas também para poderem ultrapassar os seus problemas e conseguirem adaptar-se à nova realidade.
Vantagens dos cursos de Psicologia
A Psicologia é uma ciência fascinante e importante na nossa sociedade. E só isso já é motivo suficiente para justificar o interesse pelo assunto, tanto em termos de cursos de Psicologia, como de serviços de intervenção psicológica.
Além disso, é uma profissão gratificante que permite ajudar as pessoas a lidarem com os seus problemas e, por conseguinte, a melhorarem as suas vidas.
Por outro lado, estudar Psicologia permite compreender melhor o comportamento humano, tanto a nível individual, como a nível social. Isso é um trunfo para viver em sociedade, mas também para auxiliar os demais, e as próprias organizações e empresas, a criarem ambientes e culturas de trabalho saudáveis.
Por fim, os cursos de Psicologia também ajudam a desenvolver “soft skills”, ou competências interpessoais, como a comunicação, a empatia e a resolução de conflitos. E isso será sempre importante para o sucesso profissional, mas também muito estimulante para as relações pessoais.