Saber quais são as especialidades médicas mais bem pagas em Portugal é um dado importante para tomar decisões de futuro. Descobre o top 10.
Ser médico é um sonho de muitos jovens. Afinal, estamos a falar de uma profissão prestigiante, onde não há falta de emprego e os salários são bons. E ainda por cima, pode-se fazer o bem, salvando vidas.
Mas, na hora de escolher uma área da Medicina, podem surgir muitas dúvidas a quem não tem um percurso muito definido. E é aqui que se podem questionar sobre as especialidades médicas mais bem pagas em Portugal. O salário, não sendo o único fator importante, pode ser sempre um bom orientador para tomar decisões de carreira.
Neste âmbito, organizamos uma lista com as especialidades médicas mais bem pagas, com base nos dados que são públicos.
Top das especialidades médicas mais bem pagas em Portugal
Os salários dos médicos podem ser influenciados por vários fatores, nomeadamente pelas respetivas especialidades médicas. E entre as que são mais bem pagas, os ordenados podem variar entre os 100 mil e os 200 mil euros.
Vários fatores podem explicar estes elevados salários, mas há uma variável que conta muito. É que algumas destas áreas estão entre as especialidades médicas mais difíceis. Portanto, não há assim tantos profissionais que tenham a coragem de as abraçar, o que valoriza os salários de quem se atreve a esse desafio.
Mas sem mais demoras, vamos à lista das 10 especialidades médicas mais bem pagas em Portugal…
1. Cardiologia
O Cardiologista é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas. E esse é um problema que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Em Portugal, os problemas cardiovasculares são a principal causa de morte, o que realça a importância desta especialidade médica.
Essa importância também ajuda a explicar que seja uma das áreas mais bem pagas da Medicina.
2. Cirurgia
O Cirurgião Geral, como o nome indica, pode realizar cirurgias em várias partes do corpo.
Existem diversas subespecialidades dentro desta especialidade médica. Portanto, um profissional formado neste campo pode ser Cirurgião:
3. Oncologia
O Oncologista é um médico que se dedica a diagnosticar e tratar o cancro. Podem atuar em diversos tipos de cancro, desde o da mama ao do pulmão, passando pelo da pele, entre outros.
Existem diversas especialidades dentro da Oncologia. Portanto, também podemos falar do Oncologista Pediátrico ou do Ginecologista Oncológico, por exemplo.
4. Nefrologia
O Nefrologista é especializado nos problemas dos rins. Assim, atua ao nível das doenças renais, lidando, nomeadamente, com pedras nos rins, entre outras condições.
Também existe o Nefrologista Pediátrico que intervém para ultrapassar as doenças dos mais pequenos.
5. Neurologia
O Neurologista lida com os problemas do sistema nervoso, incluindo doenças neurológicas como o Parkinson e o Alzheimer.
Esta especialidade médica também pode dividir-se em diferentes áreas de conhecimento como, por exemplo, as seguintes:
- Neuropediatra (especializado nos problemas neurológicos das crianças)
- Neuropatologista (doenças do tecido nervoso)
- Neurofisiologista (trata dos problemas do sistema nervoso)
- Neurocirurgião e Neurocirurgião Pediátrico.
6. Psiquiatria
O Psiquiatra é um médico que se dedica a cuidar dos problemas da saúde mental, enfrentando condições como a depressão e a esquizofrenia, entre outros.
Também neste caso existem áreas de especialização, tais como a Pedopsiquiatria e a Psiquiatra Forense.
7. Dermatologia
O Dermatologista trata de todas as condições de saúde relacionadas com a pele, do acne ao eczema, ou até ao cancro de pele.
Nesta especialidade médica, também podemos encontrar o Dermatopatologista que diagnostica doenças de pele através de exames microscópicos.
8. Oftalmologia
O Oftalmologista é um especialista médico na área dos olhos. Assim, pode lidar com problemas de visão como a miopia, a hipermetropia e as cataratas, entre outros.
9. Otorrinolaringologia
O Otorrinolaringologista sabe tudo o que esteja relacionado com os ouvidos, o nariz e a garganta. Portanto, otites, sinusites e amigdalites estão entre os problemas que ajuda a resolver, tanto em hospitais públicos como privados.
10. Ortopedia
O Ortopedista é especializado no sistema musculoesquelético, ou seja, lida com as maleitas relacionadas com a estrutura muscular e com os ossos. A artrite, bem como as fraturas e luxações estão entre os problemas que ajuda a resolver.
Esta especialidade médica também existe na modalidade de Ortopedista Infantil, para lidar com os problemas específicos dos mais novos.
O que influencia os salários das especialidades médicas mais bem pagas?
Além das especialidades médicas que influenciam diretamente os ordenados dos médicos, há outros fatores a considerar. A experiência é um dos mais relevantes.
Os médicos mais experientes ganham mais do que os novatos, como é evidente. Até porque, muitas vezes, também têm cargos de liderança, gerindo equipas de médicos e residentes, o que valoriza as suas funções – e, logo, aumenta os seus salários.
Outro fator relevante para o ordenado é a região, ou a cidade, onde o médico atua. Os que trabalham em cidades maiores, ganham mais do que aqueles que exercem a atividade em pequenas localidades rurais.
O tipo de instituição onde o médico trabalha também é importante. Nos hospitais privados, os profissionais de saúde costumam ganhar mais do que no Serviço Nacional de Saúde, onde os salários são tabelados.
Mas as horas de trabalho dos médicos também contam. Aqueles que ficam de plantão, ou que acumulam funções em vários hospitais, ou clínicas, costumam ter salários mais altos.
E quais são as especialidades médicas mais procuradas?
As 10 especialidades médicas mais bem pagas em Portugal que referimos antes estão também entre as mais procuradas. Isto porque oferecem boas oportunidades de emprego e salários confortáveis.
Há também um lado relacionado com a satisfação profissional, pois são áreas significativas para ajudar a salvar vidas.
Porém, além dessas 10, também podemos referir a Ginecologia, a Obstetrícia, a Pediatria, a Geriatria e a Medicina de Família como estando no leque das especialidades médicas mais procuradas. Estamos a falar de áreas muito importantes para a saúde pública e que, por isso, podem realmente fazer a diferença na vida das pessoas.
Como saber quais são as especialidades médicas com mais futuro?
A escolha de uma especialidade médica pode ter a ver com fatores como o salário e as oportunidades de emprego. Mas esses não devem ser os únicos critérios.
É preciso considerar também as competências do próprio médico. Imagina que não tens grande talento para lidar com crianças. Nesse caso, não deves pensar em ser Pediatra, por exemplo.
Mas também se devem ponderar os interesses e os objetivos profissionais para chegar à especialidade médica que será mais adequada para o teu caso.
Contudo, pensando em especialidades médicas com mais futuro, é evidente que áreas como Cardiologia, Oncologia, Neurologia, Geriatria, Ginecologia, Ortopedia e Oftalmologia são promissoras. São já importantes na atualidade, mas devem continuar a ser fundamentais para a saúde da população nos próximos anos.
Porém, com toda esta informação em mãos, é importante que tomes uma boa decisão com os elementos mais adequados.
Assim, mais do que pensar em especialidades médicas mais bem pagas em Portugal, ou nas que podem ter mais futuro, deves analisar o tipo de pacientes que queres atender. E, acima de tudo, perceber de que forma queres ajudar a mudar o mundo para melhor.