O estágio curricular está presente em alguns cursos dos ensinos superior e profissional e é uma oportunidade única de os jovens se integrarem no mercado de trabalho. Sem dúvida, este é um momento muito importante na vida de qualquer estudante, pois faz a transição entre o ensino e a vida laboral.
Mas o que é um estágio curricular? Qual a diferença para o estágio extracurricular e profissional? Onde conseguir bons estágios curriculares? É isso que veremos aqui.
O que é um estágio curricular?
O estágio curricular é uma experiência que os alunos fazem no mercado de trabalho, dentro das suas áreas de estudo. Os estágios curriculares são organizados pelas instituições de ensino, as quais geralmente têm empresas parceiras que acolhem os alunos para os estágios.
Este tipo de estágio serve também como uma avaliação final do aluno e, normalmente, este substitui a tese de final de curso.
Portanto, a avaliação do estágio tem um peso muito grande na vida de qualquer estudante, não só porque influencia na nota final, como também o prepara para o dia a dia de trabalho na sua área.
Este é o primeiro contacto dos alunos com o mercado de trabalho na sua área de estudos e, por isso, é essencial para que estes possam adquirir competências importantes para executarem as suas funções no futuro com mais segurança.
Além disso, o estágio curricular permite que os alunos possam conhecer melhor a sua profissão na prática. A verdade é que os cursos, principalmente os do ensino universitário, não são muito práticos, levando a que os alunos não saibam exatamente o que vão fazer quando estiverem a trabalhar.
Assim sendo, os estágios curriculares vão permitir que os alunos entendam o que vão fazer no seu trabalho, integrando os conhecimentos que adquiriram durante o curso.
Uma das grandes vantagens dos estágios é que dá experiência profissional aos alunos. Tendo em conta que a maioria das empresas pede alguma experiência prévia, especialmente quando procuram profissionais qualificados, realizar um estágio curricular é uma mais-valia para qualquer aluno.
Qual a diferença entre estágio curricular, extracurricular e profissional?
O estágio curricular faz parte da avaliação do curso e, regra geral, é organizado pela própria instituição de ensino. Estes são obrigatórios para a conclusão de um curso e, na sua maioria, não implicam remuneração.
Já os estágios extracurriculares são organizados pelas empresas, instituições, ou pelo próprio aluno, podendo ser remunerado, ou não. Geralmente, os estágios extracurriculares são feitos depois da conclusão do curso, e não durante.
Os estágios profissionais são sempre financiados por fundos comunitários, os quais são geridos por instituições públicas e seguem uma regulamentação. Existem vários programas de estágio, entre os quais encontramos:
- PEPAC – Programa de Estágios da Administração Central
- PEPAL – Programa de Estágios Profissionais na Administração Local
- Medida Estágios Profissionais (IEFP)
- INOV Contacto (Aicep Portugal Global, E.P.E., Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal)
Como funciona o estágio curricular?
O estágio curricular pode adotar diferentes formas de funcionamentos, variando de curso para curso, e de instituição para instituição de ensino. Por isso, se vais fazer um estágio, deves sempre procurar saber todas as informações junto da tua faculdade/escola, pois eles saberão responder-te a todas as questões.
No entanto, podemos ver aqui algumas das dúvidas mais frequentes e como estas podem divergir de estágio para estágio.
Qual a duração dos estágios curriculares?
Os estágios curriculares não têm uma duração específica e, portanto, podem variar de estágio para estágio, dependendo do que se exige no plano curricular do curso.
Assim sendo, poderás fazer um estágio de apenas 3 meses, ou fazer um estágio de 6, ou até mais, meses. No entanto, o mais comum é que o estágio curricular tenha a duração de 3 meses.
Quem precisa fazer um estágio curricular?
Todos os alunos dos ensinos superior e profissional que tenham no seu plano de estudos um estágio precisam fazê-lo. Existem cursos que não contemplam estágio curricular, enquanto outros contemplam até mais do que um estágio obrigatório.
Apesar de haver cursos que não contemplam estágio, qualquer aluno que esteja no ensino superior (especialmente aqueles que estão já no último ano da formação) podem pedir para fazer um estágio curricular autonomamente.
Quanto se ganha nos estágios curriculares?
Regra geral, o estágio curricular não implica nenhum tipo de remuneração. No entanto, existem alguns casos em que a empresa que acolhe os estagiários prevê o pagamento de um montante mensal aos alunos, mas, geralmente, servem somente como ajudas de custo (subsídio de transporte e subsídio de alimentação).
Qual o horário de trabalho num estágio?
O horário de trabalho num estágio curricular pode variar, até porque este não depende apenas da universidade/escola e tem influência também do empregador.
Pode ser um estágio em regime part-time ou full-time, podendo este ter a duração de 20, 30 ou 40 horas semanais (4 horas, 6 horas ou 8 horas por dia, respetivamente).
Como é feita a avaliação de um estágio curricular?
Algumas instituições de ensino pedem apenas o cumprimento do horário do estágio para que este possa ser avaliado. Quando é assim, a nota final é dada pela entidade empregadora, de acordo com o rendimento do estudante ao longo dos meses.
No entanto, a maior parte dos estágios curriculares implicam o desenvolvimento de um projeto ou relatório de estágio, o qual será submetido para avaliação dos docentes. Quando assim é, parte da avaliação é sempre dada pelo empregador.
Como fazer o pedido de estágio curricular?
Como vimos, a maior parte dos estágios curriculares já estão integrados no plano de estudos do curso, sendo estes obrigatórios. Nestes casos, é a própria instituição de ensino que dá a lista de todas as empresas com quem tem protocolo de estágio.
No entanto, algumas instituições de ensino deixam a cargo dos alunos procurarem um local para fazer o estágio. Neste caso, os alunos são responsáveis por encontrar uma empresa e enviar a candidatura, junto com uma carta de motivação para estágio curricular.
Existem algumas plataformas para este fim, como a Talent Portugal, mas também podem encontrar-se boas oportunidades nas redes sociais, principalmente no LinkedIn, e em sites de emprego.
Se o teu curso tem no seu plano de estudos um estágio curricular, aproveita esta oportunidade para aprenderes o máximo possível sobre o quotidiano do teu trabalho, pois fará toda a diferença na hora de conseguires excelentes resultados no teu percurso profissional.