O jantar de Natal da empresa tornou-se numa das tradições desta época festiva. Mas se estás farto que seja sempre igual, vê estas ideias divertidas para animar esse momento de convívio.
A época natalícia é propícia à reunião familiar, de amigos ou até de colegas de trabalho. O espírito da quadra leva as pessoas a desejarem partilhar momentos especiais de carinho e confraternização.
No mundo do trabalho, o jantar de Natal da empresa tornou-se “obrigatório”. É uma daquelas tradições que não podem faltar a cada ano que passa, servindo o propósito de reunir os colaboradores em torno de boa comida e de boas conversas.
Estes momentos são essenciais em termos de “team building“, permitindo fortalecer os laços entre colegas e melhorar o trabalho em equipa. Mas, como se repetem todos os anos, muitas vezes podem tornar-se aborrecidos, sobretudo se forem sempre aos mesmos tipos de locais.
Assim, vamos deixar aqui algumas ideias bem divertidas para animar o jantar de Natal da empresa neste ano! Estás pronto para tirar notas?
10 Sugestões para um jantar de Natal da empresa mais divertido
Estamos a falar de um jantar e, portanto, não há que ser revolucionário nesse capítulo. Até ver, esta é a fórmula mais viável e mais fácil de reunir o pessoal.
Mas é sempre possível tornar as coisas mais divertidas. Ora segue estas sugestões…
1. Gala de Solidariedade
E que tal transformar o jantar de Natal da empresa numa gala de solidariedade? Pode-se organizar um evento especial de solidariedade com todos vestidos a preceito.
O primeiro passo será escolher a associação/organização que desejam ajudar. Depois, em vez das habituais prendas do “amigo secreto”, podem levar antes bens alimentares ou ofertas monetárias para essa associação.
A própria empresa pode ser chamada a contribuir com a sua “fatia” para “o bolo” da solidariedade.
Em alternativa, podem organizar um dia de voluntariado, por exemplo, antes do jantar, com os colaboradores a prestarem ajuda num abrigo de animais, ou num banco alimentar.
2. Noite de Karaoke
Quem não adora uma animada noite de karaoke? Eu acuso-me já porque não sou fã! Mas esta é sempre uma ótima ideia para animar grupos de pessoas e pode ser perfeita para o pós-jantar.
Atualmente, com um singelo computador e um microfone básico pode-se montar uma verdadeira “máquina de karaoke“!
Depois é só escolher uma boa lista de músicas intemporais e divertidas, para que todos se envolvam na cantoria. E, nesta época do ano, é obrigatório escolher clássicos de Natal, claro!
3. Escape Rooms
Antes de seguir para o jantar de Natal, que tal uma aventura num “Escape Room“? Os “Escape Rooms” são locais de fuga, como o nome indica, com quebra-cabeças e enigmas que é preciso resolver para conseguir sair.
Trata-se de um jogo que vem sendo usado em muitas empresas, no âmbito do “team building“, para colocar pessoas a lutarem e a colaborarem em prol de um mesmo objetivo.
Pode ser uma ótima ideia para fortalecer a união e animar o espírito para um jantar natalício bem festivo.
4. Cabine de Fotos
Para mais tarde recordar os bons momentos passados, pode-se montar uma cabine de fotos no local do jantar de Natal.
O ideal é criar um cenário perfeito, alusivo à empresa e à quadra natalícia, para que os colaboradores tirem fotos inspiradas, antes, durante e depois do jantar.
Não há nada melhor do que tirar fotos parvas em ocasiões de diversão com os amigos! Isso vai, certamente, animar a noite e alimentar as boas energias para quando for preciso trabalhar duro.
5. Fantasias de Natal
Porque nem só no Carnaval e no Halloween se pode – e deve – dar asas à imaginação, o que achas de uma festa de máscaras, com trajes alusivos à época, claro! Consegues imaginar quantos Pais Natal e Mães Natal vão aparecer?
Para animar a noite, pode haver um prémio para a melhor máscara no final do jantar.
6. Caça ao tesouro
Outra boa forma de celebrar o espírito da época é lançar uma caça ao tesouro! A brincadeira pode começar ainda no escritório, com pistas espalhadas pela empresa, levando os colaboradores a percorrerem departamentos.
Não te esqueças de acrescentar algumas pitadas de humor a essas pistas.
Enquanto isso, a “caçada” pode sair do escritório até ao local do jantar, com um prémio final interessante para o vencedor – ou vencedores, uma vez que também é um excelente jogo para fazer em equipa.
7. Experiência Gourmet
E se em vez daquele jantar de Natal tradicional, se organizar uma experiência gourmet com um Private Chef a cozinhar para os colaboradores da empresa?
Pode ser uma ideia muito interessante, sobretudo para quem gosta de gastronomia. Mas será ótimo para qualquer pessoa que goste de apreciar umas boas iguarias.
Os Private Chefs, ou Chefes Pessoais, podem criar menus à medida, chegando a gostos e tipos de alimentação distintos, e também respondendo a especificidades alimentares. E podem ajudar a criar momentos memoráveis numa experiência única.
Veja o que faz um Private Chef
8. Passeio gastronómico
Outra ideia para fugir ao modelo mais tradicional passa por organizar um passeio gastronómico, com várias paragens por uma cidade de eleição. Seria uma espécie de “tour” pelos “tascos” mais típicos, para ficar a conhecer a cultura, a história e as comidas locais.
Esta ideia funcionará melhor em cidades carismáticas e com costumes próprios. Mas, na verdade, pode realizar-se em qualquer localidade, desde que haja um bom Guia Turístico preparado para levar a equipa aos locais onde se come melhor.
9. Concurso das camisolas de Natal “mais feias”
E que tal desafiar os colaboradores a aparecerem no jantar de Natal da empresa com as suas mais emblemáticas, e mais feias, camisolas natalícias?
Quase toda a gente tem uma destas em casa – nem que seja aquela que foi oferecida por uma tia, ou por um primo distante! E não há outra altura para a usar, portanto é tirá-la do armário.
Claro que, neste concurso da camisola de Natal “mais feia”, tem de haver um prémio para a mais criativa de todas.
10. Uma surpresa a terminar a noite…
Depois do jantar, o que achas de fazer uma grande surpresa à equipa de trabalho? Será uma excelente forma de terminar a noite.
Quanto à surpresa, pode ser algo positivo para os trabalhadores – por exemplo, um aumento para todos! Mas também pode ser algo mais simbólico do que um aumento de salário.
A transmissão de um vídeo com fotografias dos melhores momentos da empresa ao longo do ano, será uma boa forma de mostrar o agradecimento pelo esforço dos colaboradores. E será ótimo para fortalecer o espírito de equipa!
O jantar de Natal da empresa também é uma boa altura para distribuir os prémios do ano aos melhores trabalhadores, com distinções como “Funcionário do Ano”, o “Mais Divertido” ou o “Melhor Jogador de Equipa”.
Não esquecer as prendas do amigo secreto
É certo que a troca de prendas do “amigo secreto” é um dos clichés mais antigos no que toca a jantares de Natal de empresas. Mas, até por isso mesmo, tornou-se algo quase obrigatório! Afinal, esse também é o espírito da quadra.
E depois, é mais uma forma de “team building“, fortalecendo laços no seio das equipas e promovendo um melhor conhecimento pessoal entre colegas.
Até porque, em muitos casos, os trabalhadores procuram perceber o que é que os seus “amigos secretos” gostam, para acertarem na melhor prenda.
Então, lembra-te de organizar devidamente esta parte do jantar de Natal.
Tudo começa por um sorteio, para ver qual é o “amigo secreto” de cada colaborador. Há sites que permitem fazer isso online de forma automática. Mas podes continuar a fazê-lo da forma tradicional, com uns papelitos distribuídos pelo escritório.
Também é boa ideia definir um orçamento máximo para gastar em cada prenda, para que estas se equiparem em termos de valor monetário – seria péssimo que alguém se sentisse excluído de alguma forma neste processo.
Além disso, pode ser interessante ainda definir um tema para as prendas. Pode ser algo relacionado com a realidade da empresa, ou com o que está a acontecer no país, ou com qualquer outra vertente que se ache adequada.
E, finalmente, é preciso planear a visita do Pai Natal ou Mãe Natal. Afinal, distribuir prendas de Natal sem Pai Natal, não é a mesma coisa!
Como preparar tudo em 9 passos
Agora que já tens várias ideias, o que custa é pô-las em prática! Provavelmente, é nisso que estás a pensar. Organizar tudo pode ser intimidante e demorado – e afinal, ainda tens as tarefas do dia-a-dia para realizar.
Mas para te facilitar o processo, deixamos-te de seguida os nove passos fundamentais para que tudo corra de forma perfeita.
1º Passo – Recolhe feedback dos colaboradores
Antes de mais, precisas de perceber junto dos trabalhadores o que é que eles gostariam de fazer no jantar de Natal da empresa. Podes, por exemplo, avançar algumas sugestões, para ver qual/quais obtêm maior aprovação.
2º Passo – Define um orçamento
Após perceberes o que é que os colaboradores preferem fazer, é tempo de fazer contas. Quanto é possível gastar? Que orçamento será atribuído para o jantar de Natal e as atividades que lhe estiverem associadas?
É importante ter perfeita noção de quanto dinheiro há disponível antes de começar a planear tudo.
3º Passo – Reserva o local
Já todos sabemos que os jantares de Natal são uma tendência e, por isso, pode ser difícil encontrar reservas se deixarmos tudo para a última da hora. Assim, trata de fazer a reserva do local onde a festa vai decorrer o quanto antes.
Esta reserva é tanto mais importante quanto maior for a empresa, pois os restaurantes, ou o tipo de espaço que for, precisarão de ajustar-se para poderem responder com os serviços desejados.
Isto também se aplica aos serviços de catering que precisam de se organizar com antecedência.
4º Passo – Planeia o menu
Estamos a falar de um jantar de Natal e, portanto, a alimentação é um ponto central do planeamento. Assim, tenta definir um menu que agrade a todos – e não te esqueças dos vegetarianos da equipa!
Os restaurantes ou serviços de catering já têm menus preparados para estas ocasiões e, por isso, podes definir com os responsáveis destes espaços quais serão as melhores opções para que ninguém fique com fome.
5º Passo – Define um tema
Se optares por organizar um jantar de Natal temático, é importante que definas qual será o tema central da festa. Procura fazer isso o quanto antes para poderes planear as coisas como deve ser.
A escolha do tema vai acabar por definir tudo o resto, por exemplo, as ideias para os convites, para a decoração e para os jogos, ou mesmo para os pequenos detalhes que ficam na memória de todos.
6º Passo – Organiza a agenda da festa
É importante ter uma ideia geral de como tudo vai decorrer, para que nada fique esquecido. Assim, tenta traçar uma agenda básica para o evento, definindo, nomeadamente, quanto tempo durará e qual será a ordem das atividades.
Uma agenda possível é a seguinte:
- 19H – Boas-vindas
- 19:30H – Início do jantar
- 21H – Apresentação de final de ano (discurso do chefe)
- 21:30H – Início das atividades
- 23H – Prendas do “amigo secreto”
- 00H – Grande supresa!
7º Passo – Convidar os funcionários
Nesta fase, é preciso comunicar o evento junto dos colaboradores. Basicamente, é a distribuição dos convites.
É importante que o faças com a devida antecedência, para as pessoas poderem organizar as suas vidas pessoais e familiares, e conseguirem estar presentes.
Assim, deves concretizar este passo pelo menos um mês antes do jantar de Natal. E não te esqueças de informar quando será o evento, onde será e o que vai acontecer em termos gerais.
Cerca de duas semanas antes da festa, podes enviar um e-mail a relembrar.
8º Passo – Organiza a troca do “amigo secreto”
Mais ou menos um mês antes do jantar, é também importante definir como vai ser a troca de prendas do “amigo secreto”.
Assim, organiza o sorteio, manual ou digitalmente, e trata de informar cada colaborador sobre quem lhe calhou em sorte.
9º Passo – Prepara presentes para todos
Além da troca de prendas do “amigo secreto”, também é de bom tom a empresa oferecer um “miminho” aos seus colaboradores. Trata-se de uma forma de apreciação, acima de tudo, pelo contributo dado ao longo do ano.
Algumas empresas escolhem cartões-presentes, o que facilita muito tudo. Mas também há quem ofereça o típico bacalhau e/ou vinhos.
Na verdade, não há uma prenda certa – tudo depende do orçamento da empresa.
Já sabes como vai ser o jantar de Natal da empresa este ano?
Por esta altura, é provável que já haja uma data e um local para o jantar natalício deste ano na empresa onde trabalhas. Mas já sabes como vai ser?
Pode ser que uma destas ideias ainda chegue a tempo à equipa que o está a organizar. Ou podes ser tu a avançar com algumas destas sugestões.
Se nunca o fizeste, tens de entender que organizar um jantar de Natal da empresa pode ser um processo desafiante. Por isso, não custa nada lançar uns “pozinhos” de inspiração para que, neste ano, a celebração seja ainda mais animada e divertida!