O mestrado é um grau académico conseguido numa instituição de ensino universitário. Geralmente, este corresponde, hierarquicamente, à segundo posição ascendente nos estudos superiores.
Após a conclusão deste grau de ensino (duração de três ou quatro semestres, regra geral), o aluno conquista o grau de mestre. Em Portugal, após a implementação do Processo de Bolonha, a maioria dos cursos tem mestrado integrado.
Queres saber mais sobre mestrados? Continua connosco e descobre o que é um mestrado, como fazer e quais as diferenças entre Portugal e Brasil.
O que é um mestrado?
Em Portugal, o mestrado é um ciclo de estudos universitário que corresponde ao grau seguinte à licenciatura. Ou seja, após um aluno ser licenciado, este pode prosseguir os seus estudos, ingressando no mestrado, o qual lhe garante o grau de mestre. No Brasil, corresponde ao primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto senso.
Em ambos os países, esta formação é imprescindível para te poderes tornar professor no ensino superior e seguires atividades de pesquisa.
Mestrado em Portugal: o que é, como entrar e como se faz?
Em Portugal, está implementado o Processo de Bolonha (acordo entre vários países europeus com o intuito de unificar reformas educativas, facilitando o intercâmbio de graduados), sendo que o mestrado corresponde ao segundo ciclo de estudos deste.
Ao concluir o mestrado, o aluno recebe a sua Carta de Curso (diploma que certifica o grau de mestre). Para a sua conclusão, terás de fazer um estudo teórico de natureza reflexiva sobre um tema (dissertação), o qual será alvo de uma avaliação por parte de um grupo de examinadores.
Precisas de ser mestre (ou ter grau equivalente) para te inscreveres no doutoramento, exceto se tiveres o grau de licenciado e currículo escolar/científico relevante, o qual ateste a tua capacidade para realizar o doutoramento.
É preciso média para entrar no mestrado?
Geralmente, para fazeres a candidatura a um mestrado, tens de ter uma média mínima de 14 valores na licenciatura. No entanto, a instituição de ensino pode aceitar uma média inferior.
Mestrados no Brasil: o que são, como entrar e como se fazem?
No Brasil, o mestrado corresponde ao primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu. Existem duas modalidades: académica e profissional. A primeira é mais focada em pesquisa e ensino (ou seja, é mais voltado para a academia), enquanto a segunda foca mais nas exigências do mercado de trabalho (os estudos científicos desenvolvidos são mais voltados para a indústria).
Tal como em Portugal, os mestrandos propõem um projeto de pesquisa que levará ao desenvolvimento de uma dissertação, a qual será avaliada por um grupo de examinadores.
Ser mestre não é condição obrigatória para seguires o doutorado. Se tiveres um desempenho ótimo na graduação, podes candidatar-te diretamente ao doutorado.
Qual é a diferença entre licenciatura e mestrado?
A licenciatura (mais conhecida como graduação no Brasil) é o primeiro ciclo de estudos universitários. O mestrado corresponde ao segundo ciclo do plano curricular universitário.
Enquanto na licenciatura se apresentam várias disciplinas teóricas e práticas de base numa área científica, no mestrado espera-se que o aluno se especialize num determinado tema, conduzindo uma pesquisa científica de forma autónoma.
Devo apostar no grau de mestre?
Sabendo que o mestrado te proporciona um grau académico superior à licenciatura, a resposta mais óbvia seria “sim”. No entanto, esta é uma decisão muito particular e vai depender das tuas expectativas e ambições profissionais.
Fazê-lo implica um grande investimento (de tempo e dinheiro). Assim, deves ponderar todos os prós e contras antes de decidires. Pondera se, no teu caso, é mais vantajoso um mestrado ou uma pós-graduação (em profissões mais práticas, a pós-graduação pode ser mais adequada, por exemplo).
Em qualquer caso, quanto maior o teu grau académico, mais oportunidades profissionais terás (mesmo que não as queiras agarrar agora, são portas que se abrem no mercado de trabalho).