A carta de apresentação é fundamental para quem procura diferenciar-se no mercado de trabalho. Por ser diferente dos currículos estandardizados, ela permite mostrar mais da tua personalidade e daquilo que te motiva numa determinada vaga de emprego.
Não queremos com isto dizer que o currículo não é importante. Sem dúvida, ter um CV bem escrito e completo é primordial para conseguires uma colocação. No entanto, a carta de apresentação é ótima para que o recrutador preste mais atenção ao teu currículo.
Para conseguires bons resultados, vê a seguir os 5 passos que deves seguir para escrever uma carta de apresentação que capte a atenção de qualquer recrutador.
5 passos para escrever uma carta de apresentação cativante
Uma carta de apresentação deve ser personalizada, onde demonstres as tuas qualificações profissionais em contextos específicos, assim como as tuas competências sociais e a tua motivação.
Vê aqui os 5 passos essenciais para que a tua carta de apresentação “salte” aos olhos de quem lê e agarra aquela vaga de emprego que tanto desejas.
1 – Personalização
Modelos de cartas de apresentação não são a melhor opção, pois o objetivo é diferenciares-te de todos os outros concorrentes. Além disso, a ideia é que a carta se relacione com o teu currículo. Por isso, não faz sentido usares uma carta-padrão, igual a muitas outras.
Ao desenvolveres a carta, escreve sempre na primeira pessoa, de forma clara e direta, sem grandes rodeios. Não é, também, a altura certa para usares linguagem muito formal. O ideal é adotares um estilo de escrita claro e simples.
Tenta, também, adaptar o teu texto à cultura da empresa. Cada empresa tem a sua própria cultura e, nesse sentido, o importante é mostrares que te encaixas nela.
2 – Formação
Não importa descreveres todas as formações que fizeste ao longo da tua vida. Na carta de apresentação destaca apenas a formação que se relaciona diretamente com os requisitos da função à qual te estás a candidatar.
Podes aproveitar, também, para contextualizar informação importante que consta no teu currículo, mas de forma sucinta e clara.
3 – Soft Skills
As soft skills, ou competências interpessoais, são fundamentais, assim como a formação e os conhecimentos técnicos. De facto, estas têm sido muito valorizadas nos últimos tempos pelos recrutadores, pois demonstram as tuas capacidades para interagir com os outros, assim como para futuras funções dentro da empresa.
A inteligência emocional, o pensamento crítico e a capacidade de adaptação são algumas das competências interpessoais mais importantes no mercado de trabalho.
4 – Motivação
A carta de apresentação também deve conter a tua motivação para te candidatares àquela vaga de trabalho específica. Deixa explícitos os motivos (tanto profissionais, como pessoais) que te levaram a fazer a candidatura. Além de revelares porque és a pessoa ideal para a vaga, vai mostrar que estás entusiasmado, motivado e que tens iniciativa própria.
Refere qual o significado que tem, para a tua vida profissional e pessoal, fazer parte daquela empresa e equipa. Aproveita, também, para mostrar que conheces bem a empresa e como ela é importante na área de atividade.
5 – Revisão
Nunca envies uma carta de apresentação sem fazer uma revisão antes. Lê e relê a carta, verifica se tens erros, gralhas ou esquecimentos.
Atenta aos erros de gramática, ortografia e sintaxe. Vê também possíveis erros de digitação, assim como erros por distração, como faltarem dados do contacto, por exemplo.
Como escrever uma carta de apresentação perfeita?
A carta de apresentação é fundamental para criares uma boa impressão nos recrutadores. Como tal, deves estruturá-la e escrevê-la com cuidado e seguindo as orientações certas.
Para te ajudarmos, criámos o e-book “Como criar uma carta de apresentação”, onde mostramos de forma detalhada tudo o que precisas fazer para que tu te destaques de todos os outros candidatos à vaga de emprego.
Além de um passo a passo completo, tens à disposição vários exemplos de cartas de apresentação para veres, na prática, como fazer.
Lê agora o nosso e-book e ruma para o sucesso! Seguindo as nossas dicas, não há como a tua candidatura passar despercebida.