A reconversão profissional é a solução para profissionais que não conseguem encontrar emprego ou para aqueles que não têm perspetivas quanto ao seu futuro profissional. A reconversão vai permitir ganhar novas habilidades, as quais serão úteis no mercado de trabalho, facilitando a inclusão numa organização.
Muitos profissionais, com a evolução tecnológica, acabaram por ficar “para trás”, pois não acompanharam as mudanças no mercado de trabalho, o qual está, cada vez mais, digitalizado. As necessidades das empresas e organizações são outras e as exigências também.
Nesse sentido, mesmo bons profissionais acabaram por ver o seu futuro profissional estagnado. A requalificação dos profissionais é, então, essencial para as empresas, mas também para os profissionais que almejam crescer na carreira e acompanhar a tendência do mercado.
O que é reconversão profissional?
A reconversão profissional diz respeito à procura e desenvolvimento de novas competências por parte de profissionais, principalmente nas áreas tecnológicas, os quais estão de braços dados (na maioria das vezes) com o desemprego ou precariedade no trabalho.
A reconversão ou requalificação profissional também pode ser motivada pela procura de um salário mais alto, ou pela necessidade de um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, por exemplo.
Profissionais que queiram explorar uma nova carreira também procuram fazer uma requalificação, assim como aqueles que procuram novas experiências profissionais no mercado internacional.
Qual a importância da requalificação e reconversão profissional?
As mudanças no mercado de trabalho acompanham o avanço tecnológico e a digitalização da economia. Portanto, é fundamental que os trabalhadores e empresas invistam em novas capacitações que permitam estar a par com as inovações feitas.
Embora seja óbvia esta necessidade, de acordo com o relatório “The Future of Jobs 2020”, do Fórum Económico Mundial, cerca de metade dos trabalhadores ativos vão precisar, até 2025, de fazer requalificação profissional.
A agravar o cenário português, um estudo da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), levado a cabo em parceria com a McKinsey Global Institute e a Nova School of Business and Economics, realizado em 2019 já concluía que metade das profissões em Portugal tinham potencial de automação, fazendo com que, até 2030, mais de um milhão de postos de trabalho desapareçam.
Assim, os profissionais que quiserem manter-se ativos no mercado de trabalho e com boas perspetivas de carreira precisam requalificar-se e adquirir novas habilidades e competências. Só desta forma se vão manter competitivos e com capacidades para permanecer ativos profissionalmente.
Reconversão profissional em áreas tecnológicas
As áreas tecnológicas são, com toda a certeza, as que mais perspetivas de futuro oferecem aos profissionais, uma vez que a oferta é escassa e a procura é cada vez maior. Assim, a reconversão profissional para estas áreas é de grande valia.
O Programa UPskill é um dos melhores no que respeita à reconversão profissional na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este programa é levado a cabo pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), pelo IEFP e pela Academia (CCISP, ISCTE e Universidade do Algarve) e tem como objetivo colmatar a falta de profissionais qualificados em TIC.
Os candidatos devem ter, no mínimo, o 12º ano completo e, preferencialmente, bons conhecimentos de língua inglesa e uma licenciatura pós-Bolonha.
Programas de requalificação profissional em Portugal
Além das áreas tecnológicas, outras áreas acusam já falta de mão de obra qualificada e, nesse sentido, é uma boa oportunidade para profissionais que estão em áreas sem emprego ou sem perspetivas de futuro profissional.
Assim, profissões ligadas à economia verde, saúde, indústria e comércio estão entre aquelas em que existe mais falta de profissionais qualificados.
Um dos programas que visa a requalificação em áreas emergentes é o PRO_MOV. Este é um programa nacional, liderado pelo IEFP, o qual tem o objetivo de requalificar profissionais que já se encontram desempregados ou que estão em risco elevado de desemprego por terem qualificação ou experiência profissional que não se ajusta às necessidades do mercado de trabalho.
Programa Qualifica
O Programa Qualifica está dirigido a adultos que têm percursos de formação e educação incompletos e, portanto, estão em desvantagem no mercado de trabalho. Os Centros Qualifica encontram-se distribuídos em todo o território nacional, permitindo que todos possam ter a oportunidade de concluir o seu percurso escolar.
No site do IEFP encontras, ainda, vários cursos e formações profissionais que podem interessar-te para fazeres a tua reconversão profissional técnica.
Programa de Estágios Ativar.pt
O programa de estágios Ativar.pt é também uma iniciativa do IEFP. No entanto, este está focado na inserção dos jovens no mercado de trabalho, assim como na reconversão profissional de jovens e adultos desempregados.
Para te candidatares, tens de estar inscrito nos serviços de emprego. Encontras qualificações desde o nível 2 ao nível 8 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), níveis esses que dizem respeito a todos os que vão desde o ensino básico ao doutoramento.
Concurso Especial ao Ensino Superior para maiores de 23 anos
Se queres investir numa formação superior e tens mais de 23 anos de idade, podes concorrer através do concurso especial ao Ensino Superior.
Para te candidatares neste regime, não precisas ter o ensino secundário completo e não podes ter provas válidas de candidatura ao Ensino Superior no regime geral de acesso.
Se já tens uma licenciatura ou mestrado, existem concursos específicos. Para teres mais informações sobre os cursos disponíveis, vagas e os pré-requisitos, deves procurar informações na instituição de Ensino Superior que queres frequentar.
Se precisas fazer uma requalificação profissional, mas ainda não sabes a área que deves investir, antes de mais nada tens de descobrir uma profissão/carreira que te dê prazer.
Faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!