O momento de dizer “Ação” e bater a claquete é um dos mais icónicos do mundo do cinema. Mas, afinal, quem bate a claquete durante as gravações de um filme? Vem descobrir…
A claquete é um dos mais conhecidos símbolos do universo do cinema. É um instrumento quase mágico! Tal como o “Ação”, faz a magia dos filmes acontecerem – tem, portanto, uma aura mística quase semelhante à da “varinha mágica” do Ilusionista, ou do Mágico.
Contudo, se todos sabemos que a claquete existe e a associamos ao mundo dos filmes, menos pessoas sabem para que serve. E quem é que bate a claquete durante as gravações? São essas dúvidas que vamos desfazer agora…
Quem bate a claquete durante as gravações?
A pessoa responsável por bater a claquete antes das gravações de uma cena é, habitualmente, o Anotador, ou Continuista, como também é conhecido este profissional.
O Anotador de Cinema trata de várias tarefas fundamentais, nomeadamente para a continuidade da narrativa de um filme – isto é, para garantir que todas as cenas estão em perfeita comunhão e que não há falhas na história.
O papel do Anotador
Assim, anota a cronologia prevista para o filme e faz levantamentos de guião para garantir a continuidade da narrativa. Também cronometra as cenas durante as filmagens, anotando tudo o que seja relevante para evitar lacunas na história.
Deste modo, regista cada “take” (ou filmagem) de um plano para ver se ficou bom, ou se houve falhas – estas notas serão fundamentais para a fase de montagem, onde será preciso escolher os melhores planos.
Do mesmo modo, o Anotador regista os objetos ou acessórios usados em cada cena, bem como a posição do mobiliário, dos figurantes, o vestuário e a maquilhagem dos Atores, entre outros dados relevantes.
Mas por que é tudo isto necessário? Vê que se num plano o personagem está a fumar um cigarro que está quase no fim, no próximo plano, o cigarro não pode estar quase intacto.
Portanto, o Anotador trata de garantir que as diferentes cenas do filme batem certo. E também lhe cabe bater a claquete com a informação essencial para que o “produto final”, ou seja, o filme seja um sucesso!
Vê como ser Anotador de Cinema
O que é a claquete e para que serve?
A claquete é, antes de mais, um objeto em forma de um retângulo que tem uma parte superior articulada que abre e fecha. Mas, em termos da sua função, é um “instrumento” que ajuda na montagem das imagens, para que o filme faça sentido no final.
A sua função é marcar as diversas cenas gravadas com os dados mais relevantes, para auxiliar na Pós-Produção de um filme, nomeadamente para que o Montador (Editor) as junte da forma mais correta.
No fundo, a claquete ajuda a sincronizar as imagens de modo que a história faça sentido.
O que se diz quando se bate a claquete?
Após o bater da claquete costuma dizer-se, em voz alta, o número da cena e o “take” da mesma. O “take“, ou tomada, refere-se ao número de vezes que a mesma cena é gravada – vê que, quase sempre, é preciso repetir a gravação de uma cena para que fique perfeita.
Antes de se bater a claquete, o realizador costuma dizer “Ação” para marcar o momento em que tudo começa a ser registado.
Que informação aparece na claquete?
A claquete é um “documento” essencial para ordenar as várias cenas de um filme e, portanto, inclui dados muito concretos para esse fim.
Assim, costuma indicar a seguinte informação:
- Data da gravação
- Nomes do filme, do Realizador e do Diretor de Fotografia
- Informações sobre a cena.
Quanto à cena, há algumas variações conforme sejam produções europeias, ou norte-americanas, por exemplo. Mas, em termos gerais, incluem-se os seguintes dados sobre a cena:
- Números da cena, do “take” e do plano
- Ângulo da câmara
- Se a cena é gravada no interior ou no exterior.
Aproveita para espreitar estas divertidas imagens sobre “o anjo da câmara” de Quentin Tarantino, como é conhecida Geraldine Brezca que tem trabalhado com o famoso Realizador (Diretor de Cinema) em vários filmes, por exemplo, em “Inglourious Bastards”. E Geraldine bate a claquete como ninguém…
Agora que sabes quem bate a claquete…
Depois de teres percebido o que é isto de bater a claquete, e o que envolve, podes ter concluído que, nos dias atuais, já não faz tanto sentido usar este “instrumento”.
Afinal, com as gravações em formatos digitais pode-se dispensar o seu uso. Atualmente, podem organizar-se as imagens de outra forma, com os nomes de arquivo e metadados integrados incluindo as informações mais relevantes.
Contudo, a claquete não deixou de ser uma ferramenta útil que tem como especial propósito comunicar com outras pessoas. Assim, ajuda-as a cumprirem o seu trabalho com eficiência e qualidade.
E, no fim de contas, bater a claquete tem aquele misticismo que nos reporta para a eterna magia do cinema. E isso é algo que queremos manter sempre!