Já ouviste falar do teste do café? Pode parecer-te uma brincadeira, mas é, na verdade, um teste de personalidade que é usado em algumas entrevistas de emprego para escolher os melhores candidatos.
Quando procuramos uma nova oportunidade de trabalho, preocupamo-nos muito com o que dizer numa entrevista de emprego. Mas nem só isso é importante.
Se durante uma entrevista de emprego o teu potencial empregador te oferecer um café, tem muito cuidado com o teu comportamento. Podes estar a ser alvo do teste do café, uma estratégia que vem sendo usada para escolher os melhores candidatos a um emprego.
Os responsáveis de Recursos Humanos estão sempre a tentar melhorar os processos de escolha dos seus futuros trabalhadores. Por isso, investem em ideias criativas com métodos novos de recrutamento.
É, neste âmbito, que surge o teste de café, uma forma que ajuda a avaliar a personalidade de um candidato a emprego. Trata-se de analisar as soft skills, ou seja, as competências interpessoais que são cada vez mais valorizadas pelas empresas.
Estamos a falar de traços de carácter e de personalidade que vão para lá das aptidões académicas e profissionais e que podem ser mais-valias no trabalho.
Mas o que é o teste do café?
O teste do café pode surgir logo no início da entrevista, ou a meio, como um teste de personalidade.
Durante a conversa, o entrevistador oferece uma chávena de café ao candidato. Depois, será o comportamento deste a ditar se passa, ou não, no teste.
O empregador espera, deste modo, avaliar se o candidato tem uma personalidade que se enquadre com a cultura da empresa, e com as funções que terá de desempenhar.
Mas como é que o teste pode correr mal? Bem, é isso que te vamos revelar, com a indicação daquilo que precisas de evitar.
Assim, não deixes a chávena de café vazia na mesa sem pedires ao entrevistador se o deves fazer. Melhor do que isso, coloca-a na máquina de lavar louça, se for o caso, ou, pelo menos, arruma-a na pia da louça.
No fim da conversa, a chávena pode tornar-se no “elefante na sala”. Se a deixares vazia na mesa, sem te importares, podes estar a deixar a ideia de que és um trabalhador descuidado e preguiçoso. Ou, pior ainda, podes dar a indicação de falta de respeito e de arrogância para com o entrevistador, e para com o trabalho em si.
Mas se te disponibilizares a lavar e a arrumar a chávena, deixarás a impressão de ser alguém prestativo, humilde, organizado e com espírito de iniciativa. Tudo isso são qualidades muito valorizadas pelos empregadores.
Espreita o e-book Como se preparar para uma entrevista de trabalho?
Como passar no teste do café?
Além do cuidado de não abandonar a chávena de café suja na mesa, depois da entrevista, deves também ter atenção ao seguinte:
- Agradecer ao entrevistador pelo café;
- Não comer biscoitos, ou outros alimentos, se vierem a acompanhar o café;
- Manter uma boa postura na cadeira, com o tronco ereto e os ombros relaxados;
- Fazer contacto visual com o entrevistador;
- Sorrir e ser amigável.
E se não gostares muito do café, não precisas de o dizer taxativamente. Dá um pequeno gole e podes sempre deixar o resto na chávena – até porque vais ser tu a arrumá-la a seguir, certo?
Isto pode parecer-te um pormenor sem importância, mas entre tantos candidatos, muitas vezes com excelentes qualificações, o teste do café pode fazer toda a diferença na hora de agarrar aquele emprego de sonho. E com as nossas dicas, já tens um trunfo adicional para passar no teste e deixar uma boa impressão junto do teu futuro chefe.