Há trabalhos online para quase todos os gostos. E alguns são mais estranhos, ou mais surpreendentes, do que outros.
O desenvolvimento da tecnologia tem motivado muitas mudanças no mercado de trabalho. E há profissões novas a surgir quase todas as semanas enquanto outras profissões vão desaparecendo. São novos tempos que entusiasmam!
Mas, entre tantas novidades, há algumas que podem causar uma certa estranheza. E há trabalhos que podem chocar com aquilo a que estamos habituados. Na realidade, tudo depende das experiências de cada um, bem como do universo onde a pessoa se movimenta.
Para te abrir os horizontes, reunimos aqui alguns trabalhos online que te podem parecer estranhos – ou não! Quem sabe se não encontras por aqui a tua vocação, ou inspiração para uma nova carreira que te faça mais feliz!
6 Trabalhos online que podem ser surpreendentes
A evolução tecnológica está a abrir muitas portas, e a criar novos ramos de negócio e profissões de que nunca tínhamos ouvido falar! E isso são boas notícias, especialmente para quem está farto da sua vida de trabalho das 9 às 18 horas.
Mas também é uma oportunidade para desempregados ou para jovens desorientados, sem certezas quanto ao que querem fazer da vida.
Assim, toma nota de trabalhos online que fogem um pouco daquilo que, ainda há bem pouco tempo, conhecíamos.
1. Ser amigo ou até mãe de aluguer
Há cada vez mais sites onde é possível alugar um companheiro de passeio ou um “amigo” para nos acompanhar a um evento social, um casamento, ou somente para ir jantar fora e ao cinema.
Mas há aplicações que até permitem alugar uma mãe temporária, apenas por algumas horas. É um serviço que pode ser útil para quem está longe de casa, sem o “colinho” da mãe. Estas “mães de aluguer” podem dar conselhos, mas também ajudar com tarefas como cozinhar e arrumar a casa.
No Japão, existe uma versão que permite alugar um “amigo” mais velho, ou um “ossan“. Estes “amigos” são homens com idades entre os 45 e os 55 anos e o seu serviço é dar conselhos, fazer companhia e conversar. Mas também podem ajudar com tarefas em casa.
Há ainda sites que permitem alugar um “amigo” local quando viajamos a solo. É uma forma de encontrar a companhia de um habitante que conheça bem a cidade que estamos a visitar, para nos dar a conhecer os sítios e atividades que são imperdíveis!
Estes são apenas alguns exemplos de negócios que estão a surgir devido ao crescimento da solidão. Há novas profissões a aparecerem neste âmbito, como é o caso do Walker Talker, um profissional que ajuda os idosos a passarem o tempo.
No fundo, mais do que estranhos, estes trabalhos online acabam por mostrar que se pode usar a tecnologia para juntar as pessoas em vez de as isolar no seu “mundinho” fechado.
Vê como ser Walker Talker
2. Vender abraços
A venda de abraços é outro trabalho online que tem crescido nos últimos tempos. Há sites onde “abraçadores certificados” se disponibilizam para apoiar quem estiver disposto a pagar pelo serviço.
Além do abraço em si, podem também oferecer companhia e um ombro de apoio, para ouvir e conversar. Mas o “pacote” pode ainda incluir passeios no parque e tomar um café, ou outras atividades.
Este negócio é, basicamente, uma forma de terapia alternativa que funciona mesmo! O poder terapêutico dos abraços é conhecido, sabendo-se que ajudam a reduzir o stress e a ansiedade. Mas também promovem o bem-estar geral e contribuem para melhorar a memória.
Os abraços promovem sensações associadas à chamada “hormona do amor”, levando à libertação de oxitocina que está ligada à felicidade.
3. Influencer nas redes sociais
A profissão de Influencer, ou Influenciador Digital, está normalizada nos dias que correm. Contudo, para algumas pessoas, a atividade ainda é vista como uma brincadeira!
Mas há pessoas que fazem mesmo disto trabalho! E que até ganham bastante bem com isso. Só que para poderem ter os melhores resultados, precisam de dedicar muito tempo ao processo de criação dos conteúdos. É algo que exige planeamento e organização. Não se trata somente de aparecer em frente a uma câmara e de esperar que a magia aconteça.
Muitas vezes, este trabalho online força a pessoa a abdicar da sua privacidade, expondo eventos do seu dia a dia perante desconhecidos de todo o mundo. E isso pode parecer muito estranho – e inimaginável – para algumas pessoas mais reservadas.
Sabe mais sobre a profissão de Influenciador Digital
4. Escrever perfis para aplicações de encontros
A profissão de Escritor Fantasma já é mais ou menos conhecida. Há várias figuras públicas que recorrem a estes profissionais para escreverem livros em seu nome. Mas sabias que também há quem se dedique a escrever os perfis das aplicações de encontros? É verdade.
Podes achar que é algo muito parvo, mas esse fator pode fazer mesmo diferença! Um perfil bem escrito pode recolher mais “likes” e “matches“. É o poder do marketing pessoal e, convenhamos, nem toda a gente tem jeito para se “vender”.
Por cada perfil escrito, pode-se ganhar entre 50 a cerca de 100 euros. Mas tudo depende das circunstâncias e da qualidade e experiência do próprio Escritor.
Para quem gosta de escrever, há ainda outras possibilidades engraçadas, como escrever as mensagens dos “biscoitos da sorte”. São, habitualmente, inspiradas em Confúcio e, muitas vezes, saem da “pena” de escritores freelancers.
Contudo, as empresas de maior dimensão podem ter redatores internos a fazer isso em tempo integral!
5. Dar a opinião sobre marcas, serviços e filmes
Há empresas que pagam pela opinião das pessoas quanto a certas marcas, temas e/ou serviços. É mesmo verdade!
Estamos perante pesquisas de mercado que pretendem perceber como é que podem melhorar os seus produtos, e também como devem desenhar a sua estratégia de marketing para os venderem. Há sites onde é feito o recrutamento de pessoas dispostas a participar nestes inquéritos.
Mas também é possível ganhar dinheiro a ver filmes! Sim, podes ficar em casa, no conforto do sofá, a assistir a séries e a filmes, registando as tuas reações para depois partilhares online.
Só precisas de te filmar a rir e a chorar, ou a ter outro tipo de reações, ao longo do filme, ou da série, para publicares em sites como o YouTube ou o Patreon. O dinheiro que poderás ganhar chegará dessas plataformas, mas também podes divulgar o teu trabalho em redes sociais como o TikTok e o Instagram.
6. Testar videojogos
Para os apaixonados por videojogos, esta é certamente uma profissão de sonho! E há quem viva de facto como Game Tester, ou Testador de Jogos. Mas, afinal, o que faz este profissional?
Um Game Tester, como o nome indica, testa as funcionalidades dos videojogos para perceber se os novos lançamentos estarão do agrado dos jogadores. É uma forma de garantir que um jogo digital tem sucesso no mercado de vendas.
Vê como ser Game Tester / Testador de Jogos
No fim de contas, sejam trabalhos online mais, ou menos, estranhos, o que importa mesmo é fazer aquilo que nos faz felizes. Se ainda não encontraste o teu caminho, aproveita estas ideias – talvez esteja aqui a tua vocação!