Muitos jovens estudantes procuram um rendimento extra que lhes permita ter dinheiro para comprar as suas coisas e ajudar a pagar os estudos. Mas quais os melhores trabalhos para jovens? Quais as opções no mercado que têm mais flexibilidade?
De acordo com o artigo 68.º do Código do Trabalho, a partir dos 16 anos, em Portugal, os jovens já podem trabalhar, desde que já tenham concluído a escolaridade mínima obrigatória (atualmente o 12º ano), ou estejam matriculados e a frequentar o secundário, e que tenha capacidades físicas e psíquicas adequadas ao trabalho que vão exercer.
Jovens que estejam a frequentar o ensino secundário, mas que ainda não tenham completado 16 anos de idade, podem também trabalhar um máximo de 30 horas semanais. No entanto, estes só poderão realizar trabalhos leves, tarefas mais simples, os quais não coloquem em risco a integridade física, saúde e segurança. Além disso, o trabalho nunca pode prejudicar a assiduidade escolar.
Qualquer estudante que trabalhe pode beneficiar do estatuto de trabalhador-estudante, o qual lhe permite ter dispensa do trabalho (entre 3 e 6 horas semanais) para frequentar as aulas.
Sabendo já os contornos legais, vejamos então os melhores trabalhos para jovens estudantes em Portugal atualmente.
Melhores trabalhos para jovens
Como jovem estudante, é importante procurares um trabalho que te ofereça flexibilidade de horários, de forma a conseguires conjugar com as tuas aulas.
Embora existam facilidades com o estatuto de trabalhador-estudante, as empresas procuram funcionários que estejam presentes quando é necessário. Nesse sentido, ter um trabalho em horários distintos das aulas é a melhor opção.
Uma excelente hipótese é procurares um trabalho online, que te permita trabalhar a partir de casa, e em qualquer horário. Geralmente, estes são trabalhos freelancers, mas podem gerar bons rendimentos.
Trabalhos online para jovens
Existem centenas de oportunidades de trabalho online para jovens e adultos que queiram investir na internet. Desde trabalhos como assistente virtual, até copywriter ou designer gráfico, as oportunidades multiplicam-se.
Existem várias plataformas dedicadas à oferta de trabalhos para profissionais freelancers de todo o mundo que queiram, e possam, fazer as suas tarefas a partir da internet.
Se tens habilidades com redes sociais, idiomas, design, escrita, informática ou administração, por exemplo, confere algumas ofertas interessantes nas plataformas abaixo:
A grande vantagem destes trabalhos é que não te exigem um horário de trabalho e, portanto, consegues conciliar bem com os teus horários da escola e com trabalhos que possas ter para entregar.
Geralmente, o pagamento é feito por projeto concluído. Existem trabalhos mais bem pagos do que outros, dependendo do cliente e do que é pedido.
Trabalhos part-time para jovens estudantes
Se procuras um trabalho em part-time, também existem alguns nichos do mercado laboral que apostam em profissionais jovens estudantes, os quais garantem um horário de trabalho e meio-tempo.
Um dos trabalhos part-time para jovens mais comuns é o de entregador de pizzas ou outras comidas (principalmente de cadeias de fast-food). Embora seja um trabalho a tempo parcial, costumam oferecer salários agradáveis.
Também existe a possibilidade de realizares entregas por conta própria, para a Uber ou Glovo, por exemplo. Estas plataformas permitem-te fazer entregas de bicicleta e, como tal, não precisas ter carta, carro ou mota para começares a trabalhar.
Se já tens carta de condução, podes também fazer serviços de motorista TVDE. Além de poderes usar o teu veículo próprio, podes também realizar serviços para empresas de TVDE, com carros da empresa.
Trabalho em mudanças também é uma excelente escolha, até porque as empresas de mudanças são flexíveis nos horários.
O setor das telecomunicações também costuma oferecer contratos de trabalho em part-time, com diversos horários à escolha (alguns com horário noturno, o que te permite conciliar com as aulas), e os salários são razoáveis, principalmente com as comissões oferecidas.
Se gostas de lidar com público, as lojas dos shoppings também são uma opção, uma vez que estes têm também horários tardios.
Podes encontrar várias oportunidades de trabalho em part-time nos seguintes sites de emprego:
Trabalhos temporários / de verão para jovens
Os trabalhos de verão são vistos como uma excelente oportunidade de os jovens ganharem algum dinheiro durante as férias, mas também de ganharem experiência no mercado de trabalho.
Lembramos que estes são trabalhos que podem ser temporários, de forma que, no início do ano escolar, o aluno possa voltar à sua rotina de estudos a tempo integral.
Babysitting
Qualquer família tem grandes desafios durante as férias escolares. Toda a rotina tem de ser adaptada e existe uma dificuldade crescente em manter as crianças ocupadas durante tantos meses.
Nesse sentido, se gostas de crianças, esta pode ser uma ótima forma de trabalhares durante as tuas férias (tomando conta de crianças que estão de férias também).
Existem várias agências especializadas que fazem a ponte entre os profissionais e as pessoas que querem contratar esses serviços. Podes inscrever-te nelas ou podes colocar um anúncio na internet a oferecer a tua disponibilidade como babysitter.
Dog Walker e Pet-sitter
Os serviços de dog walking e pet sitting também são ótimas opções para jovens que querem ganhar algum dinheiro durante as férias (e para aqueles que querem manter algum rendimento durante a escola também).
Geralmente, os serviços de pet sitting são contratados quando os donos de animais vão de férias e querem que alguém tome conta deles durante a sua ausência. Como a maior parte das pessoas tira férias nos meses de verão, é fácil para os estudantes encaixarem as agendas.
Já os serviços de um dog walker podem ser recorrentes. No entanto, é possível combinares um horário que te permita levar os cães a passear e que não te prejudique o horário escolar. Por isso, é um trabalho que poderás manter durante todo o ano.
Nadador-salvador
Com o verão chega também o calor e as idas às praias e piscinas. Com a aglomeração de pessoas nestes espaços, faz-se necessária a contratação de profissionais que garantam a segurança de todos.
Se tens grandes habilidades físicas e boas capacidades de natação, um trabalho como nadador-salvador (também chamado de salva-vidas) pode ser uma ótima forma de conseguires um trabalho de verão. No entanto, tens de ter treino e certificação em procedimentos de segurança, primeiros socorros e suporte básico de vida (SBV) para poderes atuar.
Operador de caixa
Supermercados e lojas estão constantemente a contratar funcionários. Nesse sentido, podes tentar uma vaga como operador de caixa durante os meses de verão ou nas férias de Natal, por exemplo.
Os supermercados costumam contratar profissionais extras no Natal e na Páscoa, pela elevada procura nessas épocas festivas. No entanto, estes estabelecimentos não têm tanta procura durante o verão. Contrariamente, nos meses quentes, as lojas de rua (principalmente em zonas turísticas e perto das praias) procuram sempre mais pessoas para ajudar.
Empregado de mesa, balcão e/ou bar
A restauração tem uma elevada procura nos meses de verão e, portanto, é comum contratarem profissionais temporários para ajustarem os seus serviços à demanda.
Assim, podes oferecer os teus serviços como empregado de mesa, balcão ou empregado de bar em restaurantes, bares e cafés, ou podes, ainda, procurar uma oportunidade em espaços de hotelaria, como resorts e hotéis, os quais dispõem de serviço de restaurante e bar.
Apanha da fruta
A apanha da fruta é muito comum nos meses de verão, principalmente no interior de Portugal, e são muitos os jovens que aproveitam para ganhar algum dinheiro. Regra geral, este é um trabalho pago ao dia e a procura de profissionais é constante.
Promotor de vendas
Para os jovens que são bons comunicadores, existem boas oportunidades de trabalho temporário como promotor de vendas. Podes encontrar trabalho em lojas de vários nichos, desde perfumes, cosmética, até informática.
Geralmente, o trabalho de um promotor de vendas é remunerado à hora, mas os valores variam muito consoante o cliente.
Festivais
Sabemos que gostavas muito mais de ir a um festival de verão para te divertires, mas se puderes ganhar dinheiro a trabalhar na produção de um festival, porque não?
Os festivais de verão empregam dezenas, às vezes centenas, de pessoas, desde técnicos de comunicação, a assistentes de produção. Não faltam oportunidades de trabalho temporário nestes eventos.
Se esta é uma ideia que te agrada, acede ao site da Associação Portuguesa de Festivais de Música e vê as oportunidades de trabalho existentes.
Carteiro
Os CTT costumam contratar mais pessoas durante os meses de verão para fazer a entrega da correspondência. Ser carteiro pode não ser o teu trabalho de sonho, mas é uma boa oportunidade para te integrares no mercado laboral e ganhares experiência.
Lavador de carros e/ou Assistente de estação de serviço ao condutor
Muitas empresas que oferecem serviços de lavagem automática de veículos procuram pessoal extra para contratar durante os meses de verão.
As bombas de gasolina são aquelas que mais contratam neste setor e podes encontrar uma vaga de trabalho como lavador de carros ou como assistente de estação de serviço ao condutor a tempo parcial, permitindo-te ter também tempo livre para te divertires durante as férias.
Monitor de campo de férias
Os campos de férias são espaços onde as crianças passam algumas semanas das suas férias de verão e realizam uma série de atividades lúdicas, culturais e desportivas. Os monitores dos campos de férias organizam e supervisionam essas atividades, garantindo a segurança e bem-estar de todos.
Se gostas de crianças, esta também pode ser uma ótima escolha de trabalho para o verão. Procura mais informações junto da tua câmara municipal ou junta de freguesia.
Aqui deixamos-te várias opções de trabalhos para jovens estudantes. Se a tua ideia é trabalhar e estudar ao mesmo tempo, aconselhamos-te a que faças uma gestão do teu tempo com muito cuidado. Com organização, vais conseguir ter excelentes resultados, tanto nos estudos, como no trabalho.