Queres mudar de curso ou de Universidade e não sabes como pedir a transferência? Aqui vais encontrar um guia completo com todas as informações de que precisas para proceder à transferência de Universidade / curso, incluindo os prazos que tens para o fazer.
Mudar de instituição de ensino é, muitas vezes, uma vontade dos estudantes que não conseguiram entrar na sua primeira escolha de candidatura à faculdade. No entanto, não ter conseguido vaga numa primeira tentativa, não quer dizer que não consigas frequentar o curso ou faculdade que desejas.
Todas as instituições de ensino recebem pedidos de transferência e, sempre que lhes é possível, procedem à mudança dos alunos para os cursos que eles desejam.
Mas qual o procedimento a seguir?
Como pedir transferência de Universidade?
Existem regras específicas para os alunos que querem pedir transferência de Universidade, assim como prazos que têm de ser respeitados.
Cada instituição de Ensino Superior (IES) tem as suas regras e prazos próprios, uma vez que são as IES que determinam todo o regulamento de transferências. Assim, se já sabes qual o curso e faculdade que queres frequentar, o melhor é visitares o site da Universidade para teres acesso a toda a informação.
Podes fazer o pedido de transferência em estabelecimentos de Ensino Público e de Ensino Privado, desde que esse seja referente aos ciclos de estudo que te dão diploma de:
- Técnico superior profissional
- Licenciado
- Mestre
A transferência não pode ser pedida no ano de ingresso ao Ensino Superior. Portanto, só a partir da segunda matrícula é que podes realizar o pedido de mudança de par instituição/curso.
Os pedidos de transferência ao longo do ano letivo só deverão ser aceites excecionalmente, desde que existam motivos extraordinários e condições para integrar a instituição académica.
Posso pedir transferência de Universidade privada para pública?
Podes pedir transferência em qualquer instituição de Ensino Superior, quer seja pública ou privada. Apenas não se incluem aqui as instituições de Ensino Militar e Ensino Policial.
No entanto, tens de perceber sempre quais os pré-requisitos da instituição em questão, pois costumam ser diferentes e podes ter de fazer provas adicionais.
Alunos que estudam no estrangeiro podem pedir transferência para uma Universidade nacional?
Qualquer aluno que esteja (ou tenha estado) inscrito numa Universidade estrangeira pode pedir transferência para uma Universidade nacional, desde que não tenha concluído o curso. Seguem-se as mesmas regras impostas aos alunos que estudam já em faculdades de Portugal.
Excetuam-se, aqui, estudantes que querem pedir transferência para um curso de Medicina (assim como os seus preparatórios) em instituição de Ensino Público.
Quais os requisitos para mudar de Universidade?
Se queres pedir transferência de faculdade, mas dentro do mesmo curso, a instituição de Ensino Superior faz toda a orientação. Assim, deves ir à Universidade que desejas estudar e pedir as informações referentes à transferência. Informa-te também de quais as regras e critérios de seriação e desempate da instituição.
Cada faculdade tem prazos específicos para os pedidos de transferência, assim como um número de vagas limitado. Da mesma forma, as faculdades anunciam no site da Universidade quais os prazos e o número de vagas para transferências.
Geralmente, as Universidades abrem as candidaturas de transferência no final de junho e início de julho.
Se quiseres mudar de curso ou de Universidade, tens de estar inscrito e matriculado numa instituição de Ensino Superior, mas sem que tenhas concluído o curso.
Além disso, tens de ter feito os exames nacionais tidos como provas de ingresso estabelecidas para a entrada do curso naquela instituição.
Algumas IES pedem, também, provas e pré-requisitos específicos para um aluno frequentar um curso. Nesses casos, tens de satisfazer esses pré-requisitos e realizar as provas pedidas.
Quais as vagas existentes para a mudança de curso/instituição?
Como dissemos, cada instituição de Ensino Superior estabelece o número de vagas para pedidos de transferência. No entanto, conforme o Despacho n.º 3580/2023, de 21 de março de 2023, o número máximo de vagas possíveis para o primeiro ano curricular é definido pela expressão:
Máximo Vagas Concurso Especial = Limite máximo de admissões do ciclo de estudos – Número de vagas fixadas nos concursos integrados no regime geral de acesso – Número de vagas fixadas nos concursos integrados nos regimes especiais de acesso e ingresso.
Mudar de curso ou de Universidade é um passo muito importante. Nesse sentido, antes de fazeres a tua candidatura, pondera sempre muito antes, para que não te arrependas mais tarde. Lembra-te que mudar de curso ou de Universidade vai alterar toda a tua rotina. No entanto, se esse é o teu desejo e se é o melhor para o teu futuro, vai sem medo.