Muitas pessoas ficam na dúvida quanto a incluir, ou não, a experiência de voluntariado no CV. Desde já dizemos que sim, deves incluir. Independentemente do trabalho voluntário que fizeste, adquiriste conhecimentos e competências que te vão ser úteis no trabalho (mesmo que o voluntariado que fizeste não tenha sido na tua área de atuação profissional).
Além disso, o trabalho de voluntariado é muito valorizado pelos profissionais que fazem o recrutamento. Cerca de 1/5 dos empregadores valoriza as experiências de trabalho voluntário e a escolha recai sobre aqueles que o fizeram.
Também, para quem não tem experiência profissional, é uma excelente forma de enriquecer o currículo e mostrar que, apesar de não ter trabalhado muito, é alguém proativo e com vontade de realizar-se profissionalmente.
Agora que sabes a importância do voluntariado no currículo, vê como podes incluir essa experiência no teu CV.
Como incluir o trabalho voluntário no currículo (CV)?
Não existe uma regra clara quanto à forma de se mencionar o trabalho de voluntariado no CV. No entanto, podemos dividir aqui o voluntariado que está ligado à tua área de atuação profissional e aquele que não está.
Caso a experiência de trabalho voluntário seja na tua área profissional, podes colocar na secção de experiência profissional. Já se o voluntariado não tiver ligação com a área de atuação, deves colocar em informações adicionais ou em outras experiências.
Se quiseres destacar este trabalho, mas não o incluir na experiência profissional, sugerimos que adiciones uma secção única para trabalho voluntário, logo após a experiência profissional.
É importante que coloques as competências que ganhaste durante a tua experiência de voluntariado. Não basta dizer que fizeste trabalho voluntário em determinada organização. É fundamental que enumeres as habilidades e competências que ganhaste durante esse período.
Assim, quando fores listar os teus trabalhos voluntários, começa sempre da atividade mais recente para a mais antiga. Caso exista um trabalho voluntário mais relevante para a vaga de emprego, começa por essa.
Inclui também:
- Nome da instituição
- Período em que fizeste trabalho voluntário
- Cargo / título equivalente ao cargo
- Detalhes do trabalho feito
Voluntariado no currículo (CV): Exemplos
O trabalho voluntário oferece-nos competências distintas e podemos mencioná-lo no nosso CV com diferentes intuitos. Por isso, quando estiveres a fazer a descrição do teu voluntariado, deves adaptar sempre o conteúdo tendo em vista o cargo a que te estás a candidatar.
Para te ajudarmos, deixamos aqui alguns exemplos de descrições de experiência de voluntariado para cada um dos objetivos.
Destacar habilidades relevantes
“Estive à frente de uma equipa de 10 voluntários, coordenando uma campanha de arrecadação de fundos para a organização X. Ao longo deste tempo, aprimorei a minha habilidade de liderança, assim como melhorei as minhas capacidades de organização e comunicação.”
Mostrar comprometimento
“Dediquei 3 anos a trabalho voluntário num abrigo de animais, demonstrando o meu comprometimento com a causa animal. Este voluntariado também me ajudou a desenvolver a capacidade de trabalhar em ambientes onde impera o desafio constante.”
Dar relevância a alguns interesses e valores
“Fiz parte ativa dos programas de alfabetização nas comunidades carentes levados a cabo pela organização X, o que reflete o meu interesse e compromisso para com a igualdade de oportunidades e acesso à educação.”
Dar destaque a habilidades que são importantes para a vaga de emprego
“O meu trabalho como voluntário na organização X, como mentor do programa de desenvolvimento juvenil, fez com que adquirisse habilidades sólidas em desenvolvimento e orientação pessoal, as quais são essenciais para o cargo de liderança a que me proponho na vossa empresa.”
Como podes ver, o trabalho voluntário pode enriquecer muito o teu CV e, portanto, deves incluir sempre essa experiência. Lembra-te que tudo o que fazes te dá habilidades/competências importantes, as quais podem ditar o teu sucesso profissional.