Encontrar trabalho remoto é cada vez mais uma opção viável. Depois da pandemia de covid-19, cada vez mais empresas oferecem esta possibilidade. Mas em que áreas profissionais há mais saídas?
Uma das principais vantagens do trabalho remoto é que não se limita a uma zona geográfica específica. Isso aumenta as possibilidades de encontrar emprego – em teoria, podes trabalhar em qualquer lugar do mundo!
Mas há áreas profissionais onde o trabalho à distância não é possível. Já noutras áreas é quase irrelevante estar, ou não, num escritório físico, a trabalhar ao lado de outros colegas.
Contudo, para poderes pensar nesta possibilidade de ter um emprego online, precisas de preparar-te para alguns desafios únicos. Afinal, é um campo que exige competências digitais. Mas também precisas de te focar nas áreas que são mais propensas ao trabalho remoto, uma vez que nem todas se adequam.
As 7 principais áreas para encontrar trabalho remoto
Em 2022, o trabalho remoto consolidou-se como uma solução empresarial permanente, de acordo com uma análise efetuada pela plataforma de emprego flexível FlexJobs. A pandemia de covid-19 acabou por acelerar esta realidade.
Entre 2021 e 2022, houve “um aumento de 20% no número de anúncios de empregos remotos” no site da FlexJobs, conforme anuncia a própria empresa.
A maioria dos cargos anunciados foi para trabalho remoto de nível experiente (62%) enquanto 32% referia-se a cargos de gerente e de nível sénior. Apenas 6% procuravam colaboradores de nível inicial.
A plataforma também identificou as principais categorias de carreira para quem quer adotar o trabalho remoto em 2023, e são as seguintes:
- Informática e TI
- Marketing
- Contabilidade e Finanças
- Gestão de projetos
- Saúde
- Recursos Humanos
- Atendimento ao Cliente.
Profissões de teletrabalho com mais procura
Em termos de profissões em si, há alguns cargos de teletrabalho que têm mais procura do que outros. A Flexjobs identificou as 10 profissões que tiveram mais saída em 2022:
- Contabilista
- Assistente Executivo
- Assistente de Atendimento ao Cliente
- Analista Financeiro Sénior
- Recrutador
- Gestor de projeto
- Escritor técnico
- Gestor de Marketing de Produto
- Gestor de Carteira de Clientes / Customer Success (CSM)
- Designer Gráfico.
Em que tipo de empresas posso trabalhar?
Em termos de empresas onde encontrar trabalho remoto, as oportunidades são diversas. Há, inclusive, empresas bem conhecidas como Amazon, Airbnb e Reddit entre as que mais publicaram anúncios de emprego remoto no site da Flexjobs no último ano.
Diversas multinacionais estão sempre interessadas em contratarem novos talentos, nomeadamente em áreas como os videojogos.
Portanto, começar uma carreira num regime de trabalho remoto é cada vez mais viável. Mas é claro que é preciso olhar para áreas onde seja possível realizar as funções a partir de casa, ou, pelo menos, em regime de trabalho híbrido.
Como encontrar trabalho à distância?
A Internet é o local ideal para procurares emprego neste regime de trabalho. Afinal, sem ela não o podes exercer!
Existem várias plataformas online com anúncios de emprego a que podes concorrer, fazendo as pesquisas que se adequem à tua área profissional.
Mas também podes encontrar ofertas de emprego em grupos do Facebook, ou em outras redes sociais.
O Linkedin que é a rede social profissional por excelência, também é um bom espaço para encontrar trabalho remoto. Há muitas empresas que publicam as suas vagas de emprego nesta rede social.
Há ainda várias comunidades digitais que juntam pessoas dispostas a colaborarem e a ajudarem-se mutuamente. Existem, por exemplo, nómadas digitais que se dedicam a viajar enquanto trabalham remotamente e que fazem questão de partilhar dicas e sugestões com quem esteja interessado em fazer o mesmo.
Propõe trabalho remoto ao teu chefe
Mas se tens algum vínculo com uma empresa, podes sempre começar por contactar o teu chefe para veres se é viável ficar em trabalho remoto.
Podes enviar-lhe um email, ou ter uma conversa presencial sobre o assunto, apalpando o terreno para avaliares essa possibilidade. É possível que recuse, mas ao menos tentaste!
Também podes fazer uso do networking, e da tua rede de contactos, para te candidatares a vagas de emprego noutras empresas. Quem sabe se não és o talento que está mesmo a fazer falta?
No fim de contas, “quem não arrisca, não petisca”. E, por isso mesmo, não perdes nada em tentar a tua sorte.
Se achas que este caminho é o ideal para ti, procura, antes de mais, avaliar se tens as competências necessárias para o trabalho remoto a que te propões. E não te esqueças de ter em conta também as chamadas “soft skills” que são cada vez mais valorizadas pelos empregadores.