O diretor de fotografia é uma das pessoas mais importantes na produção e direção cinematográfica. Embora ele atue em várias produções audiovisuais, o seu papel destaca-se, sem dúvida, na 7ª arte. Já pensaste em trabalhar com fotografia e cinema ao mesmo tempo?
Pois bem! Esta profissão é perfeita para quem gosta da 7ª arte e tem um talento natural para a fotografia ou então, se quiseres, com a imagem.
Se quiseres trabalhar como diretor de fotografia, vais ser responsável por dar as orientações técnicas à produção cinematográfica, pois és tu que vais determinar como o guião (roteiro) cinematográfico é transferido para vídeo.
Ficaste interessado por esta profissão, não é verdade? Então continua connosco porque vamos mostrar-te como ser diretor de fotografia, o que faz no seu dia a dia, as suas funções, e as saídas no mercado de trabalho.
Curioso?
Segue connosco!
O que faz um diretor de fotografia?
O diretor de fotografia é um técnico de vídeo e cinema que fica responsável pelo audiovisual, ou seja, pelas imagens do filme, série, novela, entre outros. Como o trabalho de imagem tem uma equipa de filmagem e de gravação com várias pessoas, então os diretores são as pessoas que supervisionam o trabalho de toda a equipa.
Qualquer guião, ou roteiro, tem de ser adaptado para o cinema, televisão, e mais recentemente, para vídeos na internet. É este profissional que determina a melhor forma de adaptar o guião para a linguagem cinematográfica.
Como podes perceber, este profissional é determinante na produção e na direção de filmes. Como o resultado final depende do trabalho de todos, é muito importante que o diretor tenha pessoas ao seu lado que possam ajudá-lo a ter os melhores resultados possíveis.
Sendo a pessoa que está à frente da imagem e da estética visual de um filme, o diretor de fotografia tem de ter conhecimentos em várias matérias, como, por exemplo:
- Iluminação
- Composição
- Câmaras
- História do Cinema
Os diretores de fotografia estão a trabalhar sempre lado a lado com o realizador (diretor) e com o diretor de arte. Os três têm de estar em total sintonia para que seja cumprido um padrão técnico e artístico.
Na prática, o diretor de fotografia seleciona o equipamento que vai ser usado nas filmagens e dirige a utilização dos equipamentos. Entre esses equipamentos temos, por exemplo:
- Câmaras de filmar
- Câmaras de vídeo
- Negativos
- Lentes
- Filtros
- Equipamentos de iluminação
Caso seja preciso, ele também aprova os locais das filmagens. Neste caso, o trabalho é feito a par com o diretor de arte, com maquilhadores, e com os continuístas.
Quais as suas funções
Sem dúvida, o diretor de fotografia é o responsável máximo pela adaptação do guião para o produto audiovisual. Isto é, ele garante que o roteiro é transposto para o ecrã da melhor forma, para captar, desde o início ao fim, a atenção do público.
Por isso, ele tem várias funções mais específicas. Ora vejamos quais são!
- Coordenar e dirigir a iluminação dos espaços
- Coordenar e dirigir as operações de captação de imagem
- Dirigir a equipa de imagem
- Orientar os profissionais de imagem sobre efeitos fotográficos e iluminação
- Selecionar a técnica fotográfica a ser usada
- Definir a qualidade de imagem que vá de encontro com as indicações do realizador
- Orientar o trabalho do decorador, cenógrafo e caracterizador
Queres saber um pouco mais do dia a dia do diretor de fotografia? Então vamos ver algumas etapas da produção de um filme e como é o trabalho do diretor de fotografia no cinema.
Como é o trabalho do diretor de fotografia na Pré-Produção?
Os diretores de fotografia trabalham logo desde o início de produção, até porque eles têm um papel importante na tomada de decisões no que diz respeito ao estilo cinematográfico, à interpretação do guião e ao tom cinematográfico.
Depois de tomadas todas as decisões, ele tem de escolher a equipa que o vai acompanhar na iluminação e nas câmaras.
Quais as funções no Storyboard?
O Storyboard diz respeito aos desenhos que representam as cenas do filme ou vídeo. Basicamente, trata-se da representação gráfica do vídeo, detalhando cada uma das cenas. Normalmente os desenhos têm diálogos e as direções para as cenas. O objetivo é, assim, fazer uma previsão das cenas.
Nesta fase, o diretor de fotografia pode fazer os desenhos (à mão ou usando um software). Para isso, tem de ler o guião do filme com atenção aos detalhes para poder criar as representações gráficas. Em casos de grandes produções, este é um trabalho feito por vários artistas.
Os storyboards também devem ter instruções para o uso das câmaras, da escolha das lentes, diagramas de iluminação, entre outros aspetos importantes para o resultado visual.
A escolha das câmaras
Antes de mais nada, é preciso decidir se vamos optar pelo digital ou pelo filme. Depois de decidir, é preciso definir quais as câmaras e as lentes vão ser usadas para cada uma das cenas. O objetivo é que o resultado final seja uniforme.
Além de escolher as câmaras e as lentes, também tem de determinar quais os filtros a usar, assim como os refletores.
Escolha da Iluminação para cada uma das cenas
A iluminação é essencial para obter um bom resultado. Como o diretor de fotografia é responsável pelo departamento de iluminação, ele tem de decidir como cada uma das cenas deve ser iluminada.
A escolha do melhor enquadramento
O diretor de fotografia tem como uma das principais responsabilidades encontrar o melhor enquadramento para as cenas. Este é um trabalho feito junto do cinegrafista e pode demorar várias horas. É muito importante levar em conta todos os detalhes.
Determinar movimentos de câmara
Escolher e determinar movimentos de câmara é outro dos aspetos que tem de ser trabalho pelo diretor de fotografia. Os movimentos das câmaras são essenciais para manter o público atento e preso ao ecrã.
Saídas no Mercado de Trabalho
O diretor de fotografia pode trabalhar em vários tipos de produção audiovisual. Pode atuar no cinema, na televisão, e até em produtos audiovisuais em plataformas digitais.
A produção cinematográfica em Portugal não é forte, por isso existem mais oportunidades de trabalho no mundo da televisão. No entanto, ainda assim são poucas as vagas. É certo que não existem muitos diretores de fotografia, mas são mais os diretores do que as oportunidades de trabalho.
No Brasil, o cenário é um pouco mais favorável, até porque a produção cinematográfica e televisiva é muito maior. Existem várias ofertas de trabalho na área e não existem assim tantos profissionais formados e qualificados.
Como entrar na carreira de diretor de fotografia?
Em várias produções, o diretor de fotografia é recomendado pelo próprio realizador. Como é um cargo de grande responsabilidade, é normal que os realizadores trabalhem muito com o mesmo profissional, porque confiam no seu trabalho e sabem que o resultado é aquele que eles esperam.
Sendo assim, se quiseres ter sucesso nesta profissão, é essencial fazeres um bom trabalho sempre. Nunca sabes quando um realizador te vai escolher para o acompanhar ao longo da sua carreira.
Antes de quereres ocupar um cargo de tanta responsabilidade, aconselhamos a que comeces como assistente de câmara. Assim ganhas experiência e podes perceber como é o trabalho do diretor de fotografia.
Em Portugal, assim como no Brasil, não é obrigatório ter um curso de fotografia. No entanto, e num mundo em que um bom currículo é essencial para conseguir uma oportunidade, teres um curso para diretor de fotografia pode, sim, fazer toda a diferença.
Onde estudar para Diretor de Fotografia?
Portugal:
Brasil:
O diretor de fotografia é, sem dúvida, um verdadeiro herói, muitas vezes não reconhecido, na produção de um filme ou qualquer outro produto audiovisual. Então, se queres trabalhar na 7ª arte e a fotografia e imagem te seduzem, estuda bastante e treina muito. Sucesso!
1 comentário em “Diretor de Fotografia”
Eu Luís Nóbrega trabalho em Fotógrafias a 30 anos 3exposicoes muitos cursos no Porto. Prêmios..faço fotos estúdio. Que vem do meu avô em 1943 abriu em smiguel Acores a Fotografia Nóbrega..tenho experiência de trabalhar em várias situações da fotografia..,,