O diretor de operações, também designado de chief operating officer (COO) ou executivo-chefe de operações, é o responsável por supervisionar as operações diárias de uma organização, assim como é o profissional que otimiza essas mesmas operações para maximizar a produção e, consequentemente, o lucro.
Esta é uma profissão que exige uma grande capacidade de liderança, pois o COO está à frente de equipas de várias áreas dentro da empresa. Além disso, ele ter uma visão ampla e profunda do negócio, uma vez que ela ajuda e aconselha o gestor executivo (CEO) em muitas das suas atividades e obrigações.
Se és um líder, se gostas da área dos negócios e se tens uma visão voltada para o alcance de metas e objetivos, a profissão de diretor de operações pode ser perfeita para ti.
Continua connosco e descobre o que faz um chief operating officer, quais as tarefas que tem no seu dia a dia de trabalho, as possíveis saídas no mercado de trabalho, assim como outras dicas úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.
O que faz um Diretor de Operações / Chief Operating Officer (COO)?
O diretor de operações é o profissional que supervisiona e otimiza as operações diárias de uma organização. Nesse sentido, ele desempenha um papel central na empresa, até porque o seu trabalho exige que tenha um conhecimento e entendimento profundo de todos os processos internos.
Um dos objetivos do COO é implementar o plano estratégico da empresa. Portanto, ele tem de ter capacidade de tomar decisões que façam com que os objetivos e metas sejam atingidos. Podemos dizer, então, que ele é o “cérebro” das operações, responsável por impulsionar a eficácia e eficiência na empresa.
Para tal, o executivo-chefe de operações tem de ter uma imensa capacidade de liderança para que as equipas vejam nele uma voz de comando e uma pessoa em quem confiam. É também ele que controla a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o que torna ainda mais necessária esta imagem de liderança perante as equipas da organização.
Além destas atividades, o chief operating officer também aconselha e ajuda o CEO da organização, sendo um dos seus maiores aliados no comando da empresa.
Quais as suas funções?
As principais funções de um diretor de operações são supervisionar e otimizar as operações diárias da organização. Ele garante que as operações funcionam de forma eficiente e que cumprem os padrões de qualidade da empresa.
No entanto, o seu dia a dia de trabalho é repleto de tarefas, sendo que umas se destacam mais do que outras.
Vejamos:
- Participa e ajuda na gestão estratégica – O COO trabalha diretamente com a alta direção da empresa com o intuito de desenvolver e implementar estratégias operacionais, as quais têm de estar alinhadas com os objetivos da organização.
- Gere recursos humanos – É papel do diretor de operações liderar as equipas dentro de uma empresa. Por isso, ele desempenha um papel importante no recrutamento e na formação de profissionais, assegurando, assim, um ambiente de trabalho produtivo e eficiente.
- Gere recursos financeiros destinados às operações – O chief operating officer faz o monitoramento e a gestão dos recursos financeiros que estão destinados às operações. Desta forma, ele garante que os custos de produção estão dentro do orçamento estabelecido.
- Implementa tecnologia e inovação – O executivo-chefe de operações também fomenta a integração de novas tecnologias, para que os processos sejam otimizados. Além disso, ele é responsável por impulsionar a inovação dentro da empresa, sempre tendo em conta a eficiência das operações diárias da organização.
Saídas no Mercado de Trabalho
O diretor de operações encontra trabalho em diversos setores, mas principalmente indústrias e grandes empresas, cujos processos de produção são complexos. Assim, se quiseres seguir esta profissão, podes trabalhar em empresas de vários ramos, desde tecnologia, à manufatura ou saúde, por exemplo.
Embora muitas empresas distribuam as funções as funções do COO por outros profissionais (como o CEO e profissionais do setor financeiro), a verdade é que multinacionais e empresas de grande porte não dispensam a figura do chief operating officer.
Portanto, deves procurar vagas de emprego em empresas maiores e, caso sintas essa vontade, podes tomar a iniciativa de enviar o teu CV e carta de apresentação para as empresas que desejas trabalhar.
Como entrar na carreira de Diretor de Operações / Chief Operating Officer (COO)?
Se queres seguir a profissão de diretor de operações, deves, antes de mais nada, fazer uma formação superior em áreas como Administração de Empresas, Gestão ou similares. É fundamental que tenhas excelentes conhecimentos nestas áreas e, portanto, quanto mais estudos tiveres, maiores serão as chances de colocação.
Além disso, para conseguires ser “notado”, tens de ter já experiência profissional em gestão de empresas. Assim, aconselhamos-te a que comeces em empresas mais pequenas, conhecendo de perto como funciona uma empresa, como as equipas se relacionam e como os processos se desenvolvem.
É importante que vás desenvolvendo as tuas habilidades de liderança e gestão de equipas, assim como de análise estratégica e tomada de decisões.
Os diretores de operações podem, ainda, almejar crescer profissionalmente, pois estes podem ascender a cargos de CEO e CFO, ou então assumir funções executivas de alto nível em corporações de grandes dimensões.
Onde estudar para Diretor de Operações / Chief Operating Officer (COO)?
Tal como dissemos acima, deves ter um curso superior em Administração de Empresas, Gestão ou outro similar. Para te ajudarmos, deixamos aqui algumas instituições de ensino que oferecem uma boa formação nestas áreas de estudo.
Portugal:
Brasil:
Se tiveres essa oportunidade, algumas instituições internacionais proporcionam uma educação de alto nível nesta área de estudos. Deixamos-te algumas das mais importantes:
Se és um apaixonado por gestão empresarial e adoras estudar formas de otimizar processos e impulsionar a eficiência organizacional, a profissão de diretor de operações é perfeita para ti. Pode não ser um caminho fácil, mas vai ser extremamente gratificante. Confia no teu potencial, estuda, melhora as tuas competências e vais alcançar todos os teus sonhos.