A Inteligência Artificial (IA) é uma das áreas profissionais que mais vai crescer nos próximos anos. Por isso mesmo, a profissão de Engenheiro IA vai ter muita procura devido aos constantes desenvolvimentos que estão a surgir neste área.
A Engenharia de Inteligência Artificial está relacionada com as Engenharias de Sistemas e de Software, e também com a Engenharia de Dados e as Ciências da Computação. Mas o que faz, afinal?
Em termos simplistas, podemos dizer que a Engenharia de IA cria sistemas de Inteligência Artificial que respondam a necessidades humanas para concretizar os mais diversos objetivos.
Portanto, envolve técnicas e processos, bem como ferramentas, que permitem aplicar a IA na resolução de problemas do dia a dia. O objetivo é programar computadores, e outros dispositivos, para realizarem tarefas de forma automática, e mais rápida e eficiente do que os humanos.
O que faz um Engenheiro de Inteligência Artificial?
Um Engenheiro IA trata de projetar, construir e implementar sistemas de Inteligência Artificial para áreas tão diferentes como a Saúde, as Finanças, a Tecnologia, o Marketing e a Indústria, entre outras.
É uma profissão que está relacionada com outras da área da Informática e que surge como uma evolução natural do Cientista de Dados, ou do Engenheiro de Dados.
Assim, o Engenheiro IA idealiza modelos de Inteligência Artificial a partir de algoritmos de machine learning e de deep learning. Utiliza, portanto, os insights obtidos dos dados gerados dessa forma para criar sistemas que permitam, por exemplo, tomar decisões de negócios.
As áreas da Programação e do Software estão intimamente relacionadas com o seu trabalho, permitindo-lhes usar técnicas e procedimentos essenciais para criar aplicações de IA, ou sistemas, com mecanismos de previsão e de análise que são essenciais para a automatização em vários setores.
Quais as suas funções?
Os Engenheiros de Inteligência Artificial têm funções relacionadas com o design, a construção, a implementação e a manutenção de sistemas de IA. Mas as suas funções podem ser variadas conforme o tipo de setor onde trabalhem, bem como o tamanho e a complexidade do sistema de IA envolvido.
Porém, algumas das suas funções mais habituais são as seguintes:
- Desenvolver e treinar modelos de IA
- Implementar e testar sistemas de IA
- Documentar sistemas de IA
- Recolher e analisar dados para identificar padrões e tendências
- Converter modelos de machine learning em aplicações de IA.
Estes processos passam por entender como funcionam os sistemas de IA e como podem ser usados. Mas também implicam realizar vários tipos de testes, incluindo de testes de sistema e de integração.
Além disso, envolvem mineração, classificação e agrupamento de dados. Para isso, devem colaborar com outros Engenheiros e também com especialistas de dados, incluindo Data Analytics e Business Intelligence, conforme os setores de atividade em que atuem.
Quanto ganha um Engenheiro IA
Não existe uma tabela salarial fixa que permita saber com exatidão quais são os rendimentos médios dos profissionais de Engenharia de Inteligência Artificial. Contudo, é possível dizer que é uma profissão bem paga.
Os valores também dependem do setor de atividade envolvido. Por exemplo, se estivermos a falar de instituições financeiras, os valores serão elevados pela responsabilidade associada aos processos de IA.
As profissões da área informática continuam a ser boas opções para quem está preocupado com o valor do salário, pois mantêm-se como bem pagas.
No caso da IA, isso ganha relevância por haver alguma falta de profissionais qualificados nesta área. E como há cada vez mais procura por soluções de Inteligência Artificial, os salários podem ser bem generosos – sobretudo para os profissionais com maior experiência.
Saídas no Mercado de Trabalho
A procura por Engenheiros de Inteligência Artificial continua a crescer, e pode aumentar ainda mais nos próximos anos. Será uma das ocupações com crescimento mais rápido na próxima década, de acordo com as previsões de laboratórios especializados.
Nesta altura, o mercado de trabalho já sente alguma falta de Engenheiros de IA, face à necessidade crescente de empresas e organizações quanto a soluções neste âmbito.
Espera-se que a procura por produtos e serviços IA continue a aumentar, o que é uma boa notícia para quem quer fazer carreira nesta profissão.
Os especialistas de Engenharia de Inteligência Artificial podem trabalhar em setores como a Tecnologia, as Finanças, a Saúde, a Indústria, o Retalho, os Transportes, e também em organizações do Governo. Portanto, as saídas são muitas e diversificadas.
Como ser Engenheiro IA
Para ser Engenheiro de Inteligência Artificial é preciso ter ótimos conhecimentos de Matemática, de Estatísticas e algoritmos, de Ciências da Computação e de machine learning.
Mas também é preciso ter competências pessoais como a capacidade de resolver problemas, de apresentar soluções inovadoras e criativas, e de pensar fora da caixa. Além disso, é importante ter boas capacidades de comunicação e de trabalho em equipa.
Em termos de formação, podes estudar nas áreas da Engenharia de Informática, da Computação, ou da Matemática, e depois especializares-te em Inteligência Artificial num mestrado ou numa pós-graduação. Mas estão a surgir, cada vez mais, formações de base em IA, dada a procura do mercado por estes profissionais.
Para lá do mundo académico, deves procurar saber tudo sobre os últimos avanços em termos de IA, frequentando, por exemplo, cursos online ou workshops sobre o assunto.
Se tiveres oportunidade, também podes desenvolver projetos pessoais de Inteligência Artificial para ganhar experiência e criar um portfólio que será uma mais-valia na hora de encontrar um emprego.
Podes também fazer estágios de verão, ou trabalho voluntário nesta área, para reforçar a tua experiência e ganhar currículo.
Deves ainda desenvolver as tuas capacidades de programação e apostar no networking, criando uma rede de contactos com outros profissionais do setor.
Onde estudar para Engenheiro de Inteligência Artifical
Estão a surgir cada vez mais cursos na área da Inteligência Artificial que podes seguir como primeira opção. Contudo, há profissionais que começam por frequentar formações nas áreas da Engenharia de Informática ou de Software, ou na Matemática, e que só depois se interessam pelo mundo da IA.
Podes também seguir esse caminho, realizando, depois, uma pós-graduação ou um mestrado na área da Inteligência Artificial.
Espreita algumas das possibilidades de formação que existem…
+ Portugal
- FEUP – Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados
- Universidade Europeia – Pós-Graduação Online em Inteligência Artificial para Negócios
- ISEP – Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial
+ Brasil
- Microsoft Learning – Engenheiro de IA
- Cruzeiro do Sul – Pós-graduação em Engenharia de Inteligência Artificial
- Instituto de Informática – UFG: Bacharelado em Inteligência Artificial
Seguir uma carreira na área da Engenharia de Inteligência Artificial exige conhecimentos e capacidades específicas. Mas para quem gosta desta área, é certamente uma boa opção para contribuir para mudar o mundo – idealmente para melhor!