Um Técnico de Recursos Humanos, ou Tecnólogo de RH, é um profissional que atua na área do recrutamento, da admissão e da gestão dos colaboradores de uma empresa. Mas as suas funções podem ainda envolver a área dos pagamentos salariais.
Os Recursos Humanos (RH) são uma área fundamental na vida das empresas e organizações, uma vez que estão relacionados com a gestão do pessoal. E quanto mais satisfeitos estiverem os colaboradores, mais produtivos serão e, logo, melhores resultados terá a entidade onde trabalham.
Na estrutura de RH, o Técnico de Recursos Humanos aparece como um funcionário operacional que pode trabalhar diretamente com o Diretor de Recursos Humanos, ou com outros elementos da equipa, executando tarefas administrativas e de gestão.
Se estás interessado nesta área, e perspetivas uma carreira em RH, fica a saber tudo o que precisas sobre a profissão de Técnico de Recursos Humanos, incluindo as suas funções, os salários, as saídas no mercado de trabalho e o que é preciso para começar a trabalhar!
O que faz um Técnico de Recursos Humanos
O Técnico de Recursos Humanos realiza tarefas operacionais e administrativas no departamento de RH de uma empresa ou organização. Trata-se de um cargo inicial nesta área que, depois, pode evoluir para um cargo de direção ou de gestão, conforme a estrutura da entidade onde trabalhe.
Em termos do seu trabalho diário, podemos dividir a sua atuação em cinco pilares fundamentais que partilhamos de seguida:
- Recrutamento e seleção de colaboradores
- Admissão e demissão de funcionários
- Benefícios oferecidos pela empresa
- Formação
- Gestão de desempenho dos colaboradores.
Quais as suas funções
Uma das suas principais funções é encontrar e selecionar os melhores candidatos para as ofertas de emprego abertas na empresa. Isso passa por divulgar ofertas de emprego em sites e redes sociais, por exemplo, por entrevistar candidatos e por fazer testes psicotécnicos para selecionar os candidatos mais qualificados.
No âmbito da admissão e demissão de trabalhadores, o Técnico de RH executa as atividades administrativas relacionadas com esses procedimentos, nomeadamente, recebendo documentos e preenchendo formulários. Mas também orienta as novas contratações sobre as políticas e procedimentos da empresa.
Quanto à política de benefícios da empresa, o Tecnólogo de RH trata de garantir que o trabalhador está a receber tudo o que lhe é devido. Assim, calcula os benefícios a que cada trabalhador tem direito, resolve eventuais problemas e elabora relatórios de satisfação.
No domínio da formação, cabe-lhe organizar cursos e formações para os colaboradores, bem como avaliar o impacto dos mesmos na empresa, apresentando os resultados às chefias.
A gestão de desempenho dos colaboradores também passa pelas mãos destes profissionais, com a recolha de dados sobre a performance e a redação de relatórios. Mas o Técnico de RH também fala diretamente com os funcionários, em entrevistas de avaliação, para obter o seu feedback. E pode propor-lhes ações de desenvolvimento para melhorarem.
Para lá destas funções, estes tecnólogos podem ainda envolver-se em outras áreas dos RH, designadamente o pagamento de salários e a compliance, ou seja, a área que zela pela conformidade com os requisitos legais.
Vê como ser Diretor de Recursos Humanos
Quanto ganha um Técnico de Recursos Humanos
O salário de um Técnico de Recursos Humanos depende de vários fatores, incluindo da zona onde trabalha, do tamanho da empresa e da sua própria experiência profissional. Como é óbvio, os ordenados tendem a ser mais altos em empresas e cidades maiores, e quando os profissionais têm maior experiência de trabalho.
É importante notar ainda que os Técnicos de RH com formação superior tendem a ganhar mais.
Mas, para lá do salário, os Técnicos de RH também podem receber prémios de desempenho, bem como outros benefícios, tais como planos de saúde e seguros de vida.
Por outro lado, esta profissão é um patamar inicial no universo dos RH e, portanto, há margem de progressão, o que significa que se pode sonhar com voos mais altos.
Saídas no Mercado de Trabalho
Há diversas saídas para os Técnicos de RH e basta olhar para as funções que estes profissionais exercem para o entender.
Assim, podem trabalhar em empresas das áreas do recrutamento de trabalhadores, por exemplo. Mas também podem estar ligados a empresas de quase todos os setores, integrados nos respetivos departamentos de Recursos Humanos.
Por outro lado, também podem trabalhar a título freelancer, ou como independentes.
Em termos de oportunidades de emprego, esta é uma área que tem sempre saídas, dada a sua importância vital na vida empresarial. Mas é preciso ter atenção às tendências do mercado de trabalho para confirmar as ofertas existentes.
Como ser Técnico de RH
Para te tornares Técnico de RH, precisas de fazer uma formação na área dos Recursos Humanos, como é evidente. Este tipo de cursos inclui matérias como a legislação laboral, a psicologia organizacional, a gestão de pessoas e o recrutamento e seleção de candidatos.
Assim, o primeiro passo para entrar na carreira será estudar, apostando numa boa formação. Se tiveres oportunidade, faz um curso superior, pois isso será mais valorizado na hora de procurares emprego e pode garantir-te um melhor salário.
Tenta conseguir alguma experiência de trabalho, por exemplo, realizando um estágio, ou através de um emprego em part-time. Esse fator será uma vantagem quando quiseres concorrer a uma vaga de emprego.
Mas também é importante que te informes o mais possível sobre as melhores práticas de RH, para poderes dominar a área – e apresentar-te muito preparado numa potencial entrevista de emprego.
Além disso, deves também desenvolver as tuas competências de comunicação e de organização que são essenciais para triunfar nesta área.
Onde estudar para Técnico de Recursos Humanos
A formação superior não é obrigatória para quem quer ser Técnico de RH, mas é sempre uma boa aposta. Existem cursos técnicos superiores e também cursos profissionais que podem ser boas escolhas para quem prefere uma formação menos académica.
Fica com as seguintes sugestões de formações que te podem ajudar a entrar nesta profissão.
+ Portugal
- ISLA Gaia – Gestão Administrativa de Recursos Humanos
- Escola Comercial e Industrial de Formação – Técnico Administrativo e de Recursos Humanos
+ Brasil
- Anhanguera Educacional – Gestão de Recursos Humanos
- Unopar – Gestão de Recursos Humanos – Tecnólogo
Agora que percebeste o que faz um Técnico de Recursos Humanos e quais são as suas principais funções, achas que estás no caminho certo para seres feliz no trabalho? Se ainda tens dúvidas, descobre outras profissões.
Não sabes o que queres? Faz Testes Vocacionais