O analista buy-side é um profissional da área dos investimentos, o qual é responsável por lidar com investidores institucionais. É, portanto, uma figura muito importante no que diz respeito ao mercado de trabalho na área dos investimentos, uma vez que as instituições são aquelas que aportam um maior valor.
Para os amantes de Economia, Finanças e, principalmente, Investimentos, esta é uma profissão desafiante e tentadora. Sem dúvida, para quem gosta de perceber as flutuações de mercado e encontrar possibilidades de negócio lucrativo, ser analista buy-side pode ser uma carreira excelente.
Se esse é o teu caso, então continua connosco e vem descobrir o que faz este analista, quais as suas funções no dia a dia de trabalho, quais as possíveis saídas no mercado de trabalho, assim como dicas úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.
Vamos?
O que faz um Analista Buy-Side?
O analista buy-side trabalha diretamente com investidores institucionais, como empresas, fundos, gestores de património, entre outros. Assim, podemos dizer que estes encontram oportunidades de negócio lucrativo para estes investidores, sendo que a sua remuneração advém, regra geral, dos resultados desses investimentos.
Assim sendo, ele conhece bem uma parte do mercado, analisando as empresas, e é responsável por desenvolver estratégias de investimento que aportem um bom retorno para a instituição para a qual trabalha.
Estes profissionais têm em vista a compra de ativos ou a implementação de uma determinada estratégia que o seu empregador definiu. Para tal, este profissional tem de estar muito atento ao mercado em que trabalha, identificando oportunidades de negócio.
Além disso, ele tem de saber identificar fontes de informações confiáveis, pois ter informações privilegiadas é fundamental neste ramo de atuação. Por isso, ele trabalha muito com bons analistas sell-side (analistas que trabalham para empresas, encontrando oportunidades boas de aporte no mercado).
Quais as suas funções?
O analista buy-side tem como principal função analisar empresas, encontrando oportunidades e desenvolvendo estratégias que tragam bons resultados para as empresas para as quais prestam serviço.
Nesse sentido, os analistas buy-side têm de ter um grande conhecimento das empresas em que trabalham. Assim, ele tem de analisar vários documentos, como balancetes, relatórios de resultados, estimativas de lucro, endividamento, entre outros.
Portanto, além de ter uma grande capacidade de análise, é fundamental que ele seja capaz de assimilar uma grande quantidade de informação, fazendo a correlação entre os diferentes dados, não só da empresa, mas do mercado em geral.
Como este profissional trabalha com um capital de grande porte, é fundamental que ele seja muito cauteloso nas indicações que dá aos investidores, uma vez que uma má indicação pode mesmo comprometer todo o negócio.
Assim, ele não costuma correr grandes riscos e todas as indicações dadas são suportadas por uma análise muito rigorosa.
Saídas no Mercado de Trabalho
O analista buy-side é, regra geral, um profissional autónomo, o qual presta serviços a investidores institucionais. Nesse sentido, os seus rendimentos advêm diretamente dos resultados obtidos através das suas indicações.
Apesar de não ser uma carreira muito conhecida do público em geral, a verdade é que este profissional é cada vez mais procurado por investidores que querem ter a certeza de que farão excelentes investimentos.
Conhece também a profissão de Trader Financeiro
Como entrar na carreira de Analista Buy-Side?
Para seguires a profissão de analista buy-side tens de concluir o curso universitário em Economia ou Finanças, uma vez que conhecimentos nestas áreas são fundamentais para conseguires fazer boas análises de mercado e de investimentos.
Além disso, os investidores institucionais não arriscam trabalhar com profissionais não-qualificados, a não ser que já estejam no mercado há muito tempo e possam comprovar a eficácia das suas recomendações.
É normal que, no início da carreira, haja uma certa relutância na contratação, exatamente por não conseguires provar resultados. No entanto, podes começar por trabalhar com investidores mais pequenos, os quais estão mais “abertos” a trabalhar com analistas muito qualificados, mas ainda sem muita experiência.
Onde estudar para Analista Buy-Side?
Como dissemos, para te tornares analista buy-side tem de ter um curso universitário em Economia, Finanças, ou áreas similares. Assim, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar, ou que podem servir como uma base de pesquisa para a tua escolha final.
Portugal:
- Licenciatura em Economia – Universidade de Coimbra; Faculdade de Economia do Porto; Universidade do Minho
- Licenciatura em Finanças – Universidade de Aveiro (UA)
- Licenciatura em Finanças e Contabilidade – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE)
Brasil:
- Graduação em Economia – USP; UNICAMP; FGV-SP
- Licenciatura em Ciências Econômicas – Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Centro Universitário do Norte (UniNorte)
Gostavas de te tornar um analista buy-side de sucesso? Então dedica-te bastante na tua formação e recolhe o máximo de conhecimento que conseguires acerca de investimentos. O Guia das Profissões deseja-te o maior sucesso!