O árbitro (também chamado de juiz no Brasil) é um profissional da área do desporto, o qual é responsável por garantir que competições e eventos desportivos decorrem com justiça e segurança. Por ser um grande conhecedor das regras do jogo, ele assegura que todos os atletas agem em conformidades com as mesmas, acompanhando atentamente os eventos desportivos.
Este é um profissional imparcial e isento, sem favoritos, que faz a mediação de jogos e competições. O objetivo desta figura no desporto e competições é garantir que os resultados são justos e que todo o evento decorre em segurança.
Esta profissão é perfeita para todos os amantes de desporto, mas que são mais atraídos pelas regras do jogo e pela justiça dentro da competição do que propriamente por entrar em “campo”.
Se gostas de desporto e o papel de árbitro te atrai, então este artigo foi feito para ti! Aqui vamos mostrar-te o que faz um árbitro, quais as suas tarefas no dia a dia de trabalho, assim como outras dicas para entrares no mercado de trabalho.
Vens connosco?
O que faz um Árbitro?
Os árbitros fazem com que as regras e os regulamentos dos jogos e competições são cumpridos por todos os envolvidos. Sempre que algum jogador não cumpre ou segue as regras e regulamentos, o árbitro intervém e aplica a sanção adequada a esse incumprimento. Assim, ele desempenha um papel essencial no desporto, apesar de ser muitas vezes negligenciado.
Este profissional conhece a fundo as regras do jogo que estão a arbitrar e, por isso, têm uma voz forte e ativa durante os eventos desportivos. Em último caso, é sempre a decisão do árbitro principal que é levada em consideração, mesmo que os jogadores e participantes não estejam de acordo.
Enquanto decorrem os jogos/competições, eles são responsáveis por fazer cumprir as regras e informar os atletas sempre que estes cometem infrações, aplicando-lhes as sanções adequadas. Além disso, os árbitros também são os únicos elementos capazes de parar e recomeçar o evento que estão a arbitrar.
Para fazerem um bom trabalho, estes profissionais têm de ser imparciais, de forma a fazerem uma avaliação correta das situações e tomarem decisões adequadas e que promovam o “jogo limpo”.
Quais as suas funções?
O papel de um árbitro é assegurar que todos os jogos e competições que arbitra decorrem com justiça e dentro das regras. Para isso, ele dirige os jogos/partidas, fiscaliza esses eventos e aplica as sanções adequadas sempre que os atletas (e treinadores) não seguem os regulamentos e regras do jogo.
Na prática, este profissional é aquele que:
- Autoriza o início do jogo/partida
- Regula e autoriza substituições de atletas durante os jogos/partidas
- Confirma pontuações com outros oficiais
- Marcam faltas e penalidades a atletas/equipas
- Media conflitos entre atletas e treinadores
Tipos de Árbitros
Existem vários tipos de árbitros, os quais desempenham papéis diferentes nas competições desportivas. Cada desporto tem a sua própria equipa de arbitragem e esta pode variar bastante. No entanto, todos os árbitros trabalham para garantir a justiça e segurança dos jogos que arbitram.
Independentemente do desporto, existe sempre um árbitro principal (central), o qual dá a palavra final e atua como figura de autoridade. Este supervisiona os outros árbitros do evento e desempenha o papel central na mediação da partida.
Árbitros de linha, árbitros auxiliares ou assistentes são alguns exemplos de outros árbitros que se dedicam a registar momentos em ângulos específicos em jogos dentro de campo. Se olharmos para a natação, por exemplo, encontramos, para além do árbitro geral, os juízes de nado, os juízes de viradas, os juízes de voltas e os chefes de juízes de virada.
Se queres tornar-te árbitro, aconselhamos a que conheças bem a equipa de arbitragem correspondente ao desporto em que queres atuar para perceberes exatamente quais as funções de cada um deles.
Saídas no Mercado de Trabalho
O árbitro pode atuar em diferentes desportos e competições, dependendo da sua especialidade. Se quiseres seguir esta profissão, podes encontrar trabalho em clubes desportivos amadores locais, escolas secundárias, universidades e ligas profissionais de todo o mundo.
No entanto, lembramos que qualquer membro da equipa de arbitragem desempenha um trabalho autónomo para as entidades organizadoras das diferentes competições, recebendo por jogo arbitrado e sem um salário fixo ou contrato de trabalho.
Em Portugal, os árbitros desportivos, mesmo os que trabalham em competições profissionais, precisam ter uma outra carreira, até porque ainda não temos um regime de profissionalização para a profissão de árbitro.
Como entrar na carreira de Árbitro?
Se queres seguir a profissão de árbitro tens de tirar um curso de arbitragem do desporto que queres arbitrar. Durante o curso, vais aprender sobre as regras do jogo/competição e como fazer com que elas se cumpram.
É normal que no início da carreira não tenhas ainda a confiança necessária para te tornares a figura central da competição. Por isso, geralmente começas por ser um árbitro assistente e só com a experiência é que começas a ter habilidades para assumir outros papéis na equipa de arbitragem.
No Brasil, embora não se exija uma qualificação específica para arbitrar um jogo (de acordo com o Art. 13 da Lei 9.307), se queres ter boas chances de ser aceite como árbitro, tens de ter conhecimentos sólidos de arbitragem.
Portanto, deves procurar cursos e especializações em arbitragem do desporto em que queres atuar, assim como é aconselhável que mantenhas sempre os teus conhecimentos atualizados.
Onde estudar para Árbitro?
Se queres seguir a profissão de árbitro, então deves procurar uma formação em arbitragem. Tendo em conta que as regras divergem de desporto para desporto, deves procurar uma formação específica nos desportos em que queres arbitrar.
Aqui deixamos-te algumas opções interessantes.
Portugal:
- Curso de Árbitros de Futebol – AF Porto
- Formação de Árbitros de Voleibol – Federação Portuguesa de Voleibol
- Curso de Juízes de Basquetebol – ABL
Brasil:
- Curso de Árbitro de Futebol – Escola de Arbitragem (EAFERJ); Federação Paulista de Futebol
- Curso de Arbitragem de Basquetebol – Federação Paulista de Basquetebol
Se estás interessado em ser árbitro, certifica-te de que tens os conhecimentos adequados antes de assumires esta função. Nós desejamos-te muito sucesso!
1 comentário em “Árbitro”
Obrigado pela ajuda para o meu trabalho de hoje OGD