O capataz de circo é aquele que lidera os trabalhos braçais no circo. Embora seja uma profissão de bastidores, é uma das peças centrais para o bom funcionamento do circo, assim como para garantir a segurança dos artistas e do público.
Se ficaste interessado nesta profissão, então continua a ler este artigo porque vamos contar-te em detalhe tudo o que precisas saber. Vais descobrir o que é um capataz, o que faz, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.
Vamos?
O que faz um Capataz de circo?
O capataz lidera um grupo de pessoas que faz trabalho braçal. No caso do circo, ele é o encarregado geral, ou seja, o “chefe” ou líder, que está a frente do grupo de pessoas que faz a montagem de toda a estrutura do circo.
Ele fica encarregado de comandar todos os funcionários e é ele que dá ordens. Além disso, ele é a pessoa responsável por levantar a lona do circo.
Como encarregado geral do circo, tem de garantir que todos os materiais estão em bom estado, incluindo:
- Cabos de aço
- Cordas
- Grades
- Mastaréus
Esta é uma das tarefas mais importantes do capataz, pois assegura, assim, a segurança de todos os artistas de circo, como trapezistas, domadores e palhaços, e do público.
Embora seja um profissional que fica nos bastidores, é uma das pessoas mais importantes dentro do circo, até porque é ele que comanda toda a equipa que monta a lona do circo, assim como a estrutura interna.
Quais as suas funções
Uma das funções principais do capataz no circo é a montagem da lona. O primeiro passo é medir o terreno e depois demarcar onde vai ficar a lona do circo e a lona da entrada e praça da alimentação, também conhecida como circo de marquise.
É ele que organiza, também, a montagem das arquibancadas, assim como de todos os aparelhos usados pelos artistas para as suas apresentações, incluindo, por exemplo:
- Palco
- Globo da morte
- Trapézio
- Picadeiro
Saídas no Mercado de Trabalho
O capataz de circo, tal como o próprio nome indica, trabalha em circos. Este é um trabalho difícil, mas não podemos negar que tem o seu encanto. Viver num circo é, sem dúvida, entusiasmante e a verdade é que, apesar de todas as dificuldades, quem lá trabalha diz não querer sair, nem se veem a fazer outro tipo de trabalho.
Os salários não são altos e não existem muitas regalias laborais. No entanto, a vida artística, no geral, também não oferece altos salários nem sequer regalias.
As ofertas não são muitas, mas também não existem assim tantas pessoas a quererem atuar neste mercado. Por isso é que normalmente são famílias inteiras que seguem no circo, pois são poucos os que, de fora da realidade, queiram aventurar-se na vida de um circo.
Como entrar na carreira de capataz de circo?
Se queres entrar na profissão de capataz de circo e não fazes parte desse mundo, a melhor forma é estudar artes circenses. Não há nada melhor do que conhecer a fundo a realidade de um circo, até para perceberes se é mesmo isso que queres para a tua vida.
Como em tudo, a prática vai ensinar-te todos os meandros da profissão. Geralmente começas “de baixo”, como um ajudante na montagem do circo. Como deves calcular, ninguém começa logo no topo da carreira.
Sendo assim, e embora não seja obrigatório, pondera tirar primeiro um curso e depois procura trabalho num circo. Aceita qualquer tipo de função, porque depois vais aprender tudo o que precisas para chegar a capataz.
Onde estudar para capataz de circo?
Portugal:
Brasil:
O teu sonho é trabalhar no circo, mas não queres trabalhar como artista? Ser capataz de circo pode ser uma boa escolha. Lembra-te que o início é sempre difícil, mas importante para conseguirmos ser bons profissionais no futuro. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te todo o sucesso deste mundo.