O carpinteiro é o profissional que trabalha com a madeira na construção civil ou na indústria. As suas funções podem passar por cortar, aparar e moldar peças em madeira para coberturas e soalhos, entre outras. Pode trabalhar num canteiro de obras ou em serviços.
A madeira é uma das matérias-primas mais importantes no setor da construção e, por isso, o trabalho do carpinteiro é fundamental neste setor.
Os carpinteiros fazem estruturas em madeira como, por exemplo, vigas, esteios, escadas e assoalhos. Além disso, têm também de preparar o canteiro de obras.
É uma profissão que requer bastante experiência e competência técnica, mas que pode dar emprego na construção civil e na indústria.
Estes profissionais podem trabalhar em grandes ou pequenas empresas, mas também por conta própria, como freelancers.
Quanto ganha um carpinteiro
É uma profissão que exige competências técnicas específicas e há falta de mão de obra qualificada no mercado. Assim, se tiveres experiência ou uma boa formação podes encontrar um bom emprego.
Em termos de salários, tudo depende do tipo de empresa onde se trabalha, bem como da referida experiência e competências.
Mas a média salarial de um carpinteiro em Portugal é de 1.200 euros por mês. No Norte, por exemplo em cidades como Braga, os salários podem ser superiores, rondando os 2 mil euros por mês, devido à falta de mão de obra na zona.
Países como França, Bélgica e Suíça, por exemplo, precisam, habitualmente, de carpinteiros experientes. E nestes países, os ordenados podem ser muito mais interessantes.
No Brasil, um carpinteiro ganha em média 1.700 reais, mas tudo depende do grau de especialização e do tipo de empresa.
Veja no vídeo que se segue como pode ser o dia-a-dia de um carpinteiro no Brasil…
Além da formação adequada que é sempre uma mais-valia, um carpinteiro precisa de ter certas qualidades como, por exemplo, o espírito de iniciativa, a capacidade de resolução de problemas, bem como a flexibilidade e a facilidade no contacto humano.
Continue a ler para saber mais sobre a profissão de carpinteiro….
O que faz um carpinteiro
Um carpinteiro pode trabalhar nas áreas da marcenaria, da montagem e colocação de móveis e no acabamento de mobiliário. Além disso, pode igualmente fazer trabalhos de montagem de portas e janelas.
Ainda desempenham funções em serrações de madeira, bem como no setor da construção civil no âmbito de trabalhos de cofragem.
A cofragem é, basicamente, o molde para a construção de elementos em betão armado ou em concreto.
O carpinteiro é responsável por construir as estruturas de cofragem, sejam elas em madeira ou metálicas, para esses moldes.
Qual a diferença entre um carpinteiro e um marceneiro
O marceneiro faz trabalhos no fabrico de móveis e na conservação e restauro de objetos em madeira.
Já o carpinteiro é mais responsável pelo corte e molde de peças em madeira para utilizar na construção em coberturas, soalhos e forros, entre outros.
Assim, o marceneiro é mais um artesão que faz um trabalho delicado, enquanto o carpinteiro tem de ter menos atenção ao detalhe.
Agora que distinguimos as duas profissões, fica a saber mais sobre as funções de um carpinteiro.
Quais as suas funções
O carpinteiro desempenha funções essenciais em áreas como a construção civil e a construção naval, bem como em algumas indústrias.
As suas funções passam por trabalhar com madeira maciça no seu estado mais natural. Assim, têm de construir portas, telhados, escadas, soalhos, janelas, até estruturas mais específicas de navios.
Um bom carpinteiro precisa de saber de geometria, bem como de materiais e técnicas específicas para o trabalho. A precisão técnica e a atenção aos pormenores são também fundamentais.
Estes profissionais devem ter experiência em cofragens metálicas e de madeira, bem como na construção e reparação de peças em madeira.
Também montam malhas de aço moldado para estruturas de betão armado ou concreto e fazem acabamentos e restauro de madeira.
A montagem de móveis, desde portas a armários, são outras funções da profissão, especialmente para quem trabalham em fábricas de mobiliário.
Executar desenhos e esboços rigorosos, bem como interpretar projetos de construção e esquemas de montagem são outras competências fundamentais.
Saídas no Mercado de Trabalho
Atualmente, muitas empresas do setor da construção civil, por exemplo, têm dificuldades em encontrar mão de obra qualificada. Assim, as saídas para áreas mais técnicas, como é o caso da carpintaria, são interessantes.
Na hora de procurar emprego, as empresas querem pessoas com a escolaridade mínima obrigatória e com experiência mínima de 5 anos.
Mas também pretendem profissionais polivalentes e dinâmicos, bem como pontuais e assíduos.
Ter disponibilidade para deslocações e carta de condução de ligeiros podem ser mais-valias para encontrar emprego.
Especializações para carpinteiro
A entrada no mercado de trabalho pode ficar facilitada quando o carpinteiro tem determinadas especializações.
Confira de seguida algumas dessas especializações mais relevantes:
- Cofragem – os carpinteiros de cofragem têm de perceber de cofragens metálicas e em madeira. Também montam malhas de aço moldado para estruturas de betão armado e reparam peças em madeira.
- Limpos – os carpinteiros de limpos são responsáveis pela montagem de móveis, de portas de madeira, de armários de cozinha, entre outros. Podem trabalhar numa fábrica ou na casa de clientes.
Como entrar na carreira de carpinteiro
Não há propriamente uma carteira profissional de carpinteiro e nem é exigida uma formação específica para entrar no mercado de trabalho nesta área.
Há empresas que só exigem a escolaridade mínima obrigatória. Mas quanto mais qualificações possuir na área da carpintaria melhor será para si.
A experiência é um requisito muito valorizado pelas empresas que procuram carpinteiros, pois debatem-se com alguns problemas em encontrar mão de obra qualificada.
Deste modo, deve focar-se em tirar uma formação específica na área, nomeadamente frequentando cursos profissionais ou técnicos de carpintaria.
Algumas entidades que promovem estes cursos têm parcerias com empresas, o que possibilita a realização de estágios em contexto de trabalho. Essa é uma excelente porta de entrada no mercado de trabalho.
O ideal é saber aproveitar as oportunidades, depois de investir tempo a chegar até elas!
Onde estudar para carpinteiro
Há cursos profissionais para carpinteiro que são programados e pensados com base nas necessidades do mercado. Deste modo, garante-se quase um emprego no fim dos mesmos a quem os frequenta.
Aquilo que tem que ter presente é que é importante procurar um curso com uma boa componente prática para valorizar a aprendizagem.
Também tem que estar atento a cursos oficiais, que sejam reconhecidos, sob pena de a sua formação ser pouco considerada pelas entidades empregadoras.
Conheça já de seguida algumas hipóteses para estudar como carpinteiro…
Portugal:
- Carpinteiro de Cofragem – CICCOPN
- Formação Profissional – CFPIMM
Brasil:
- Carpinteiro de Obras – SENAI
- Capintaria – Central Pronatec
Se já tem a certeza de que o seu futuro é ser carpinteiro, lembre-se de tudo o que escrevemos acima para se preparar o melhor possível para a profissão. Com foco e alguma persistência, tem o futuro garantido!
5 comentários em “Carpinteiro”
Estou me preparando para entrar no Senai, no ramo da carpintaria, obrigado pelo post!
Olá Bianca.
Nós é que agradecemos pelo seu feedback. É sempre importante “ouvirmos” os nossos visitantes sobre o conteúdo do site.
Ficamos muito contentes por ter ajudado, de alguma forma, nessa sua escolha.
E desejamos-lhe o melhor em termos profissionais e pessoais.
Muito sucesso e muita saúde!
Estou me preparando para ir para Portugal. trabalho como carpinteiro no setor de casas pre fabricada e extruturada de madeira.
Olá Almir.
Agradecemos o comentário. Gostamos sempre de conhecer as opiniões e expetativas dos nossos visitantes.
Aproveitamos para te desejar uma boa viagem até Portugal. E esperamos que nessa aventura como Carpinteiro, tenhas muito sucesso.
Estamos a torcer por ti!
Obrigado e felicidades.
Sou e trabalho como carpinteiro de toscos, quando comecei tudo era diferente, trabalhava se com madeira, até às escoras das lages eram de prumos de pinho ou eucalipto, mais tarde por volta de 2000 veio os taipais de 2m por 50cm ,as gravatas passaram á frente das castanhas para escorar muros e muralhas.Enfim muita coisa mudou, já não embarrotas casas usas estrutura metálica,eu cheguei a fazer centenas ou taipais de solho para pilares e vigas,hoje já não se faz isso, é só encaixar e já está o pilar feito (em metálico).Dantes todo o carpinteiro usava cabos compridos no martelo,e de pau ferro. E para acabar um bom carpinteiro tem que saber encabar o seu martelo,boas.