O corretor de imóveis, ou corretor imobiliário, designado de consultor imobiliário em Portugal, é o responsável por fazer a intermediação da venda, compra, aluguer, ou permuta de imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais.
Os corretores são os “melhores amigos” dos clientes, pois prestam todo o suporte durante o processo de compra / venda / aluguer / permuta, acompanhando de perto e tirando todas as dúvidas que forem surgindo.
É este profissional que cuida de todos os detalhes jurídicos e burocráticos exigidos ao longo do processo. Tendo em conta o tipo de negócio que é, então ter alguém que possa tratar desses assuntos faz toda a diferença.
Numa altura em que em Portugal, assim como no Brasil, se vive um boom imobiliário, estes profissionais veem as suas hipóteses aumentarem, o que quer dizer salários altos e trabalho garantido.
No caso particular do Brasil, a profissão de corretor imobiliário é regulamentada e regida pela Lei 6.530, de 12 de maio de 1978. Sendo assim, qualquer profissional que queira atuar na área, precisa estar registado pelo CRECI.
Curioso para saber mais? Então continue a ler o artigo e saiba o que fazem estes profissionais no seu dia a dia, quais as suas funções, como está o mercado de trabalho, e como poderá iniciar nesta carreira alucinante e emocionante!
O que faz um Corretor de Imóveis / Consultor Imobiliário?
O corretor de imóveis, ou consultor imobiliário, é aquele que faz toda a intermediação nas negociações de imóveis, comerciais ou residenciais, seja para compra, venda, aluguer, ou permuta.
Sendo assim, ele tem uma série de funções, como, por exemplo:
- Verificar a validade dos documentos,
- Pesquisar e apresentar certidões
- Responder judicialmente por atos que causem prejuízos ao vendedor
Quais as suas funções?
O consultor imobiliário, para desempenhar as suas funções, precisa verificar, antes de qualquer coisa, a veracidade de todos os documentos, quer do imóvel, quer do vendedor e comprador.
Além disso, ele é responsável por pesquisar todas as certidões da transação, e apresentá-las a quem de direito. Aqui, entram também as dívidas do imóvel, como, por exemplo, dívidas de condomínio, de concessionárias de serviços públicos, de financiamento aberto, de Impostos, e de processos que estejam a correr contra o vendedor.
Todo o trabalho deverá seguir um código de ética. No caso do Brasil, como se trata de uma profissão regulamentada, deve seguir, com muita retidão, o Código de Ética da Classe.
Além disso, em casos de danos ao vendedor por imprudência, infrações éticas, imperícia ou negligência, o corretor imobiliário responde civil e penalmente.
Foi para evitar este tipo de problemas que a profissão foi regulamentada no Brasil, para atribuir responsabilidades ao profissional.
Além destas funções, o corretor de imóveis também pode, por exemplo:
- Reunir informações sobre a aquisição / avaliação / venda / locação / preço / entre outras
- Estar sempre atualizado
- Firmar o contrato da prestação de serviço
- Fazer toda a negociação de preço e condições da transação do imóvel
- Orientar investimentos em imóveis
- Agendar visitas aos locais
Saídas no Mercado de Trabalho
Sem dúvida, os consultores imobiliários têm sido muito procurados nos últimos tempos. Em Portugal, com o aumento do turismo, a procura de imóveis para fazer investimentos tem sido grande, além de haver, cada vez mais, estrangeiros a quererem comprar um imóvel no país.
Sendo assim, é um mercado com muita saída e, como não precisa de habilitação superior, é muito procurada também por aqueles que querem um maior rendimento familiar.
No Brasil, de igual forma, este é um negócio bom, mas exige dos profissionais um curso especializado. Ainda assim, é uma boa oportunidade para aqueles que querem aumentar a sua renda.
De facto, muitos procuram a sua inscrição no CRECI para tentar atuar como corretor em tempo parcial, conjugando com a sua profissão principal.
Nos dois países, existem várias possibilidades para exercer essa profissão. Além de trabalhar com uma imobiliária, poderá prestar serviços como avaliador, por exemplo, ou trabalhar em empresas de construção, bancos, condomínios, ou pode optar por trabalhar por conta própria, abrindo a sua própria imobiliária.
Como entrar na carreira de Corretor de Imóveis / Consultor Imobiliário?
Em Portugal, não é preciso ter habilitações para ser consultor imobiliário. Basta ter boa comunicação, carisma e saber inglês. Tendo em conta que os estrangeiros procuram muitos imóveis, é essencial o domínio da língua inglesa.
No Brasil, entrar nesta carreira não é tão fácil assim, pois se trata de uma profissão regulamentada. Isso quer dizer que precisa de uma formação na área.
Além do Ensino Médio, precisa ter o registo no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Para isso, é preciso ter um curso na área.
Existem três opções possíveis.
- Bacharelado em Ciências Imobiliárias ou Negócios Imobiliários – Este curso tem a duração de 4 anos e meio e a formação é muito centrada em gestão, mas também Sociologia, Psicologia e História.
- Curso Superior em Tecnologia em Gestão Imobiliária – Este curso dá um diploma final e prepara os alunos para a profissão de corretor imobiliário. Tem uma duração que varia de 2 a 3 anos. É um curso mais prático, dando enfoque nas partes práticas e legais da área.
- Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) – Este é um curso reconhecido pelo MEC e faz parte dos cursos com nível médio da área de Gestão e Negócios. Tem duração de 1 ano. No final do curso, o estudante está preparado para exercer a profissão de corretor de imóveis.
Depois do curso, é necessário o registo no CRECI. Para isso, necessita de fazer o Pedido de Inscrição de Pessoa Física.
Onde estudar para ser Corretor de Imóveis
Portugal:
Em Portugal, não necessita de formação específica na área para exercer a profissão.
Brasil:
- Bacharelado em Ciências Imobiliárias ou Negócios Imobiliários – Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
- Curso Superior em Tecnologia em Gestão Imobiliária – Universidade Estácio de Sá (UNESA); Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS)
- Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP)
Se quer ser corretor de imóveis, está na hora de trabalhar com afinco e seguir com o seu sonho! Os ganhos podem ser elevados, e estamos numa altura excelente para seguir essa profissão!
2 comentários em “Corretor de Imóveis / Consultor Imobiliário”
boa tarde,sou angolano e gosto muito sobre essa profissão e tenho assistido vídeos aulas de corretores brasileiros e gostaria de saber se eu me formar no brasil sera que o meu certificado sera aprovado ca em angola para exercer esse profissão.
Olá Rubben.
Não sabemos responder a essa dúvida. O ideal é procurar informação junto de profissionais da área, ou de associações do setor, já que poderão dar-te uma informação correta e fidedigna.
Esperamos que tenhas todo o sucesso!