O Dermatologista é um médico especialista no diagnóstico e tratamento de doenças de pele, mucosas, pelos, cabelo, assim como doenças nas unhas. Este profissional tem sido cada vez mais procurado, e o mercado de trabalho é bem relevante, por isso é uma especialidade muito concorrida.
A dermatologia é uma das áreas mais amplas na área da medicina, por isso o médico dermatologista pode especializar-se em diversas sub-especialidades, se for de sua vontade. Isso permite um crescimento na carreira contínuo, além de dar-lhe a possibilidade de se tornar uma referência a nível nacional e mundial em determinada área específica.
Se tem particular interesse pela área da saúde, em especial a medicina, e se quer uma especialidade que lhe ofereça uma ampla gama de opções, e com saídas no mercado de trabalho diversas, então continue a ler este artigo e saiba o que faz o dermatologista, as funções que pode vir a desempenhas, todas as saídas no mercado de trabalho, e o percurso que precisa fazer para entrar nesta carreira.
O que faz um Dermatologista?
O médico dermatologista é o profissional médico que se especializou no diagnóstico e no tratamento de condições e doenças que afetam a pele, as mucosas, o cabelo, os pelos e as unhas. Por se tratar de uma área tão extensa, este especialista pode tratar e diagnosticar mais de 3 mil problemas de saúde distintos.
Ele trata problemas de origens diversas, como, por exemplo, de origem estética, infeciosa (infecciosa), alérgica, autoimune, entre outras.
Como este especialista também trata doenças e condições nas mucosas, ele também atua no tratamento de lesões nos lábios, gengivas, língua, ou região genital.
De entre as mais diversas doenças tratadas pelo dermatologista, podemos destacar, por exemplo:
- Acne
- Espinhas e cravos na pele
- Descamação da pele
- Manchas na pele
- Queimaduras solares
- Queda de cabelo (diversos tipos de alopécia)
- Unhas enfraquecidas ou manchadas
- Celulite, flacidez e estrias
- Sudorese (suor excessivo)
- Excesso de pelos
- Cistos
- Lipomas
- Lesões e feridas na pele com presença de pus
- Sinais e manchas que sejam suspeitas de malignidade
É possível que o médico dermatologista tenha de realizar cirurgias dermatológicas, como, por exemplo, cirurgias reparadoras, terapêuticas, estéticas ou diagnósticas. Incluem-se, aqui:
- Transplantes capilares
- Correções de cicatrizes
- Biópsias
- Remoção de lipomas, cistos e tumores na pele
- Cirurgia nas unhas
- Cirurgia a laser e cirurgia de MOHS para tratar cancro (câncer) de pele
- Enxertos de pele
Quais as suas funções
A principal função do médico dermatologista é diagnosticar e tratar doenças de pele, cabelos, unhas, mucosas e pelos. Além disso, ele tem uma atuação na prevenção dessas doenças, as quais são mais de 3 mil e podem afetar crianças, adultos e idosos.
Este profissional também orienta a sociedade em geral para cuidados a ter, especialmente no que diz respeito à proteção da pele para com os raios UV, pois podem provocar problemas graves de saúde, como o cancro (câncer) de pele.
Saídas no Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o dermatologista é muito favorável, pois existe uma procura dos seus serviços cada vez maior. Sem dúvida, este cenário é comum a muitos países, como Portugal e Brasil. Sendo assim, as oportunidades de emprego são muitas, e a remuneração é bastante elevada.
Além de poder atuar em hospitais públicos, assim como hospitais privados, é possível atuar em clínicas e, se quiser, poderá abrir o seu próprio consultório, dando consultas como profissional liberal (autônomo).
Como entrar na carreira de Dermatologista
Para entrar na carreira de dermatologista em Portugal, deverá concluir a licenciatura em medicina, a qual tem duração de 6 anos. Depois deve concluir o Ano Comum (internato médico que é comum a todas as especialidades médicas).
Concluído o ano comum, segue-se, então, o internato médico da especialidade de dermatovenereologia, com duração de 60 meses (5 anos). Este internato é estruturado em diversos estágios.
- Medicina Interna (6 meses)
- Cirurgia Geral (6 meses)
- Dermatologia Geral (12 meses)
- Dermatologia pediátrica (6 meses, mas em regime cumulativo)
- Infeções sexualmente transmissíveis (6 meses, mas em regime cumulativo)
- Fotodermatologia (6 meses, mas em regime cumulativo)
- Alergologia cutânea e dermatoses ocupacionais (6 meses, mas em regime cumulativo)
- Cirurgia Dermatológica (12 meses)
- Dermapatologia (4 meses, mas em regime cumulativo)
- Micologia dermatológica (2 meses, mas em regime cumulativo)
- Dermatoscopia digital (2 meses, mas em regime cumulativo).
- Estágios opcionais (com duração de 3 a 6 meses) – Dermocosmética; Cirurgia vascular e angiologia; Endocrinologia e Doenças Metabólicas; Doenças Infeciosas; Ginecologia; Pediatria; Imunoalergologia; Oncologia; Reumatologia; Radioterapia
Para atuar como médico especialista em dermatologia, é obrigatório estar inscrito na Ordem dos Médicos.
Como entrar na carreira de dermatologista no Brasil?
Para entrar na carreira de dermatologista no Brasil, antes de mais nada precisa graduar-se em Medicina (com duração de 6 anos em período integral).
Depois deve fazer um curso de especialização em Dermatologia, ou curso de residência médica, ou então uma especialização em Serviço Credenciado à SBD. O curso de especialização em dermatologia tem uma duração média de 3 anos.
Durante a especialização, atenderá pacientes e, sendo assim, poderá aprender sobre os diferentes tipos de doenças que acometem a pele, cabelo, unhas, mucosas e pelos. Irá, também, aprender sobre os vários tipos de tratamentos clínicos, oncológicos, cirúrgicos e cosmiátricos para doenças de pele, assim como doenças dos seus anexos.
Após a conclusão da especialização, precisa registrar-se no Conselho Federal de Medicina (CFM) para poder ser considerado especialista. É obrigatório, sempre, o registro dos certificados nos Conselhos de Medicina no estado em que atua para conseguir o Registro de Qualificação de Especialista (RQE).
Onde estudar Medicina
Portugal:
Brasil:
Se quer seguir uma carreira de futuro, então invista na sua formação como dermatologista. Com toda a certeza terá uma profissão com bastantes saídas profissionais, e com possibilidade de crescimento profissional na área.