O diretor de museu é o gestor administrativo de um museu. Assim sendo, ele é o líder máximo dentro do museu e o grande responsável por tudo o que acontece naquele espaço.
Para os amantes de arte, este é um cargo muito desejado (até porque é o topo da carreira de quem atua em museus). Se já trabalhas como curador de museus, ou se esta é uma área que te interessa, então não podias estar em melhor lugar!
Aqui, vamos mostrar-te tudo sobre a carreira de diretor de museu e o que precisas fazer para conquistar esse cargo.
Vens connosco?
O que faz um Diretor de Museu?
O diretor de museu faz a administração do museu com a ajuda do curador (ou curadores). Além de administrar o orçamento disponível, ele faz a supervisão de todas as atividades diárias, de exposições e programas do museu.
Este profissional é responsável por definir o rumo que o museu vai tomar, ou seja, ele define quais as exposições vão acontecer (geralmente estas são escolhidas mediante o tema do museu), quais parcerias se vão fazer e como vão angariar fundos para a instituição (pois a maior parte dos museus são organizações sem fins lucrativos).
Ele não só idealiza o futuro do museu, como acompanha todos os passos, desde a montagem à exibição de todas as exposições, assim como assegura que todas os itens são armazenados e manuseados com cuidado.
Independentemente do tamanho do museu, o diretor é sempre o representante público. Por isso, ele está presente sempre em convenções, reuniões e conferências.
Como “chefe” do museu e um curador profissional, é comum que o diretor de museu escreva artigos em revistas académicas, assim como para a imprensa. Também pode desenvolver pesquisas e levar a cabo programas de formação.
Quais as suas funções
A principal função do diretor de museu é administrar o museu no qual trabalha. Este é um trabalho de grande responsabilidade e que envolve uma série de tarefas ao longo do dia. De entre as mais variadas tarefas, podemos referir aqui, por exemplo:
- Desenvolver e implementar as políticas do museu
- Instituir normas e procedimentos a serem adotados pelos funcionários
- Dirigir e supervisionar os funcionários (principalmente os técnicos e administrativos)
- Avaliar as atividades desenvolvidas pelos funcionários
- Desenvolver e gerir orçamentos
- Controlar e supervisionar os orçamentos (verificando se estão a ser cumpridos ou se precisam ser retificados)
- Gerir e disponibilizar verbas para compra de equipamentos e contratação de serviços
- Fazer relatórios e propostas de financiamento
- Fazer controlo de custos
- Garantir que todos os recursos estão a ser usados com eficiência
- Acompanhar a seleção de novos funcionários
- Supervisionar a formação e o desempenho de trabalhadores do museu
Além destas tarefas, o diretor também tem de negociar com outros museus e galerias de arte para conseguir empréstimos de exposições, ou então comprar obras e coleções de arte que sejam interessantes para o museu.
Saídas no Mercado de Trabalho
O diretor de museu, tal como o próprio nome indica, pode encontrar trabalho em museus. Como os museus são, em grande parte, públicos, as contratações são feitas mediante concurso público e só o melhor candidato, com o melhor currículo, vai conseguir preencher a vaga.
Como sabemos, em Portugal, assim como no Brasil, a arte e a cultura não são valorizadas como gostaríamos. Isso reflete-se no investimento que é feito em museus e outras organizações voltadas às artes.
Nesse sentido, não existem muitas ofertas de trabalho para diretores de museus. Por isso, é fundamental que aproveites ao máximo a tua carreira para evoluir e ganhar sempre mais conhecimentos e competências. Só dessa forma estarás preparado para assegurar uma vaga num concurso público.
Como entrar na carreira de Diretor de Museu?
Para seguires a profissão de diretor de museu, além de uma formação nas áreas das Artes ou História das Artes, precisa ter muita experiência anterior como curador de museus. Sem dúvida, é a experiência de trabalho em museus que te vai preparar para dirigir e administrar um museu mais tarde.
Ter alguma experiência em administração também é importante. Afinal de contas, terás de gerir o orçamento do museu da melhor forma.
Além destes conhecimentos, tens de ter perfil de liderança e, preferencialmente, uma boa rede de contactos com museus e artistas (nacionais e internacionais).
Onde estudar para Diretor de Museu?
Como vimos ao longo de todo este artigo, ser diretor de museu não é fácil. É um cargo de grande responsabilidade e precisas ter conhecimentos profundos em Arte e História da Arte, assim como em Administração.
Como as vagas de trabalho não são muitas, tens de ter o máximo de competências possível. Nesse sentido, o nosso conselho é que tenhas uma formação universitária em Artes Visuais ou História da Cultura e das Artes, mas também em Administração.
Para te ajudarmos, reunimos aqui algumas faculdades que oferecem estes cursos. Espreita!
Portugal:
Brasil:
Se o teu sonho é seres um grande diretor de museu, então luta pelo que mais queres. Não vai ser um caminho fácil, é verdade, mas vai valer a pena todo o teu esforço. Investe em boas formações, aplica-te na tua carreira e nunca desistas. Sucesso!
1 comentário em “Diretor de Museu”
COMO ENTRAR EM CONTACTO SOBRE O ASSUNTO